Derrota de um time em formação para um já formado

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, eu estou tão louco, irritado e chateado quanto todos vocês que amam verdadeiramente o São Paulo e que não esperam – ou até torcem – por uma derrota para aproveitar-se politicamente da situação. E, lamentavelmente, é o que estou vendo, de novo, em algumas redes sociais.

Mas aqui quero falar sobre o jogo. Não vou atirar pedras em Rogério Ceni, muito menos no time. Verdade que do outro lado tinha um técnico que já passou até pela Seleção Brasileira. Mas eu não trocaria, nunca, um Rogério Ceni por dez Manos Menezes. Não aceito o modo do seu time jogar.

O primeiro tempo evidenciou as duas formas de jogar futebol: o São Paulo com total posse de bola e o Cruzeiro com os 11 jogadores no campo de defesa. Fazia duas linhas de cinco, às vezes alternando para um 5-4-1. Com isso preencheu os espaços e não deixou o São Paulo jogar. Até porque para esse tipo de jogo, é necessário aquele jogador que desequilibre numa jogada pessoal, numa assistência bem feita. Só assim.

Nesta noite não tivemos esse jogador. Cueva faz, sim, muita falta. Essas pragas de seleções, que tiram jogadores a todo momento dos clubes que paga seus salários e os devolve machucados. Por causa de uma porcaria – que me perdoem os peruanos – de um jogo da Seleção do Peru, que sequer sonha em pensar numa classificação para a Copa do Mundo, não temos nosso principal jogador, aquele que é responsável pela criação de 90% das jogadas, nos mais importantes jogos do semestre, até esse momento.

Claro que não posso afirmar categoricamente que se Cueva estivesse jogando o resultado seria diferente, até porque o “se” não existe no futebol. Mas time que tem, se alternando na armação, Thiago Mendes – que não acerta passe de um metro -, Wellington Nem – que quer ser driblador, mas não consegue passar por um único jogador – e Cícero – que hoje fez a pior partida em toda sua história no São Paulo -, não pode querer chegar muito longe.

E mais: o São Paulo se perdeu depois do primeiro gol, contra de Pratto. Até então o Tricolor tinha o domínio do jogo, mas aí, a retranca armada por Mano Menezes acabou prevalecendo e o jogo ficou a caráter para o Cruzeiro, pois o São Paulo, mais do que nunca, precisava partir para cima para tentar o empate.

Vou colocar um pouquinho de culpa em Rogerio Ceni por ter pedido a contratação de alguns jogadores e não demonstrar confiança em seu potencial. E aqui exemplifico com Thomas. Ele veio para ser o substituto de Cueva, já que o imediato, Lucas Fernandes, mais uma vez está machucado e Shaylon decepcionou nas vezes que entrou. Mas Rogério preferiu insistir com o trio que citei acima e que não consegue armar absolutamente nada.

Cícero, que vem sendo um bom jogador no time, foi grotesco. Quase entregou dois gols para o Cruzeiro no primeiro tempo, errou todos os passes e perdeu a bola aérea para Hudson, que marcou o segundo gol. Ele foi, seguramente, o pior em campo.

Mas vou aqui dar outro argumento:  time do Cruzeiro vem em formação desde o ano passado. Teve um Campeonato Brasileiro de ajustes, correu risco num primeiro momento, mas depois se livrou bem da situação e foi brigar por uma vaga para a Libertadores. O trabalho seguiu este ano, basicamente, com os mesmos jogadores e alguns reforços. O São Paulo, ao contrário, mudou muitas peças e a principal: o técnico.

Sinto que Rogério Ceni se perdeu um pouco depois dos 3 a 0 contra o Palmeiras. Sua opção ofensiva começou a ser contestada por alguns conselheiros e o presidente Leco chamou sua atenção. Como sua visão é ofensiva, ele se perdeu no todo e o time parou de render o que vinha rendendo.

Mas ele está montando o time. Tenho dito frequentemente aqui que o elenco é limitado. Temos um bom time titular, não um bom elenco. E nesse time titular falta Cueva. Portanto, não há muito o que reclamar, pois o próprio técnico dá mostras que não há um substituto.

Vamos virar o foco agora para o jogo contra o Corinthians. É evidente que, por mais otimista que eu queira ser, a Copa do Brasil já era. O que nos resta, nesse momento, é o Paulista, o clássico. Então vamos pensar nisso, mas sem entrar em desespero em caso de derrota. Para mim, esse time vai engrenar no Brasileiro, com alguns reforços que, obrigatoriamente, terão que ser contratados.

É isso.

22 comentários em “Derrota de um time em formação para um já formado

  1. Minha opinião é simples, Cruzeiro é um time bom, não sofreu derrotas no Ano, tem um time bem treinado e vem forte para o Brasileiro, ficou difícil a Copa do Brasil, não impossível mas bem difícil, quanto ao Rogério Ceni vejo o Trabalho dele com nota 8, realmente concordo que após os 3*0 para o Palmeiras time se perdeu e não teve o mesmo encantado,mas Calma Rógerio pegou um time limitado que sofreu ano passado e tinha que reformular, Sofremos sem cueva assim como sofriamos sem Ganso, temos essa dependência, Minha Única “Crítica” na escalação é que ele apostou na Velocidade ao invés de um jogo pensado, poderia ter começado com Thomaz que foi bem contra o Linense, ou Shaylon, não sabemos qual seria o resultado mas entendo que seria o Mais prudente,pois qualquer time que vem ao Morumbi tem a mesma Tática, Jogar na Retranca e esperar um erro adversário, tanto time grande de quanto pequeno e sempre sofremos com isso, mas não quero ver o Ceni fora não, precisamos de tempo, trazer mais umas peças no meio do Ano e montar um elenco, nosso futebol está uma porcaria devido a esses pensamentos de pessoas que entendem que 2, 4 derrotas é o motivo para uma demissão, nosso time será forte só ano que vêem, quando o trabalho aí sim pode ser julgado, nenhum time na Europa demite técnico com 20 jogos, que dê tempo ao Tempo, Rogério vai nos trazer muitas alegrias,precisa apenas de tempo e confiança no Trabalho por parte da Diretoria.

  2. Da lle Ceni
    Gigante.
    Haters voces sao puros escorpioes.

    Haters sua natureza e’ essa ser um escorpiao,
    nunca um torcedor apaixonado.
    Esta ai sempre com o mesmo discursinho furado,
    nao veem ou nao querem ver q o problema
    e’ toda uma extrutura
    como a paralela
    q nos afunda mais e mais.
    Amam a selemerda mesmo levando de sete no rabo,
    nao veem q a kartolagem trabalha contra
    contratando merda como esses haters nojentos
    nao veem q qualquer merdinha de jogador se acha
    o kara
    e nao joga nada nem raca tem,
    os tempos sao outros
    tudo virou um lixo
    inclusive uma boa parte de torcedores
    essses haterzinhos inadequados.

  3. O problema nao sao as selecoes
    o problema e’ maior
    a dona do circo e da mafia do futebol
    F I F A .
    A outra a kartolagem q de futebol nada entende.
    Contrata jogadores vulgares dignos de Brondowsky ou Ariranha.
    ??? Cade aqueles jogadores tipo Pedro Rocha, Gino Orlandi, Rai, Kareka,
    Chicao, Dinho e por ai vai.
    Por isso e disso levamos de sete no rabo dos alemaes,
    os jogadores atuais sao um nada e se acham.
    Da lle Ceni
    Gigante.
    Haters voces sao puros escorpioes.

    Um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio e lhe fez um pedido:

    – Amigo sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?

    O sapo respondeu: – Só se eu fosse louco! Você vai me picar e eu vou ficar paralizado e afundar.

    Disse o escorpião: – Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e nos afogaríamos.

    Confiando na lógica do que disse o escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, nadando para atravessar o rio.

    Quando chegaram no meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.

    Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: – Por que você fez isto? Agora nós dois vamos morrer!

    E o escorpião respondeu: “Por que sou um escorpião e esta é a minha natureza.”

    Haters sua natureza e’ essa ser um escorpiao,
    nunca um torcedor apaixonado.

  4. É estranho, o Cruzeiro é tido e havido como um timaço e entre os 3 melhores elencos do Brasil, quiçá do mundo, e chega para jogar com uma retranca de time pequeno, muito pequeno.
    Jogaram por uma bola e conseguiram mais uma.
    Nem sempre é possível furar retrancas de 11 jogadores.
    Com 2 de diferença ficou difícil, minha esperança era que ao menos empatasse sem gols, obrigando esse técnico retranqueiro a jogar bola no jogo de volta.
    Acho que o Ceni quis dar mais uma chance ao Nem e errou. Deveria ter colocado Thomas.
    O time está no caminho certo.

    PS.: o pior de tudo é ver um “analista” de um blog de torcedores do São Paulo, chamando boa parte de nós, ao menos a mim, de “torcedor médio”. Parei de ler aí o texto do bonzão.

  5. Assim como eu disse nas ultimas vitorias, esse ano não é o ano de ganhar titulos, mas sim um ano de montar uma base, aproveitar os meninos e preparar o time para 2018 .
    Assim como foi na epoca do Cuca no SP.
    Time de ontem nao jogou mal, mas ainda sofre do problema do ano passado de não chutar ao gol, o jogador do brasil sisma em querer quase entrar no gol para chutar a bola e isso é ruim.
    Infelimente a copa do Brasil já era, mas quem sabe com menos jogos, o SP pode priorizar uma dada competiçao?

    É isso bola para fretel…

  6. Essa derrota é culpa do técnico sim, a quanto tempo ele vem insistindo com Thiago Mendes de armador, o Nem não é meio campo é ponta de velocidade, no começo da temporada ele bancou o Sidão que é do mesmo nível do Dênis, o mesmo insistiu com o Buffarini na esquerda, deu até entrevistas dizendo que ele e o Tavares eram páreos, trouxeram o Thomaz dizendo ter as mesmas características do Cuevas, aí num jogo decisivo deixa o Thomaz no banco, e continua com 3 volantes, o coitado do Pattro parecia um zagueiro a bola não chegava e o mesmo só marcava, porque dos 3 volantes só o Jucilei sabe marcar, então ficamos sem armação e marcação, cadê as variações de jogadas, só chuveirinho pra área. O técnico perdeu a mão está aprendendo é mais um ano sem título.
    Se entrar com o mesmo time contra as galinhas, será sofrível. Mas temos que ter paciência, porquê é o RC, que muitos aqui o endeusam que não pode receber críticas, tá fazendo um péssimo trabalho como treinador e tem que ser criticado sim, afinal ele foi lá pedir o cargo quando o Ricardo Gomes era o treinador, parece as viúvas do Lula, que o endeusam pelo Bolsa família, as viúvas de RC acham que por ele ter jogado 25 anos no clube, e ganho vários títulos ele não pode ser criticado, ele não jogou de graça fez sua obrigação, deve ser lembrado como ídolo, mas como treinador tem que ralar muito.

  7. Excelente análise,Paulo,a paciência é virtude de poucos,o time está se reestruturando, é só olhar para o ano passado e veremos grande evolução.

  8. FRACASSOU O TRICOLOR,ESQUEMA DO ROGERIO CENI,BOLA DE LADO/BOLA PARA TRAZ,NÃO FAZ MAL A NINGUEM,SÓ SERVE PRA DAR SONO.TREINAMENTO COM FINALIZAÇÃO ZERO,PRA VENCER TEM QUE IR PRA FRENTE,ESTE ESQUEMA TARTARUGA É MEDÍOCRE.FOI MOLEZA PARA O MANO MENESES,COPA BRASIL COM ESTA MENTALIDADE JÁ ERA.O MELHOR LANCE DO JOGO,FOI A VAIA DE 40 MIL TORCEDORES PARA ESTE PERNA DE PAU CHAMADO WELLINGTON NEM,DEVE SER REPETIDO DAQUI PRA FRENTE.CADÊ A BASE,INVESTIR NA BASE PRA QUE.AGORA TRAS UM LATERAL ESQUERDO BIXADO DO CRUZEIRO E DEIXA O HUDSON COMO TITULAR NO CRUZEIRO,PALMAS PARA A MEDIOCRIDADES.TRÊS MEDIOS VOLANTES,ZERO ARMADOR,SÓ VAI GANHAR JOGOS NO PAULISTINHA.CUIDADO DOMINGO TEM O CORINTHIANS QUE SÓ GOLEIA DE 1 A ZERO,E VAI FATURANDO.PREVISÃO DE FRACASSO NO BRASILEIRÃO,AGUARDE OU ACORDE,FUI…..

  9. O que me preocupa é como sera no brasileirão, iremos brigar do decimo lugar para baixo, isso se não brigarmos contra o rebaixamento como vem acontecendo sucessivamente desde de 2013 e dessa vez não teremos mais Muricy para nos salvar como 2013, ver o time com jogadores como Wellington Nem, Neilton, Buffarine, Cicero (alguem viu ele em campo ontem), da até raiva.

  10. Escrevi nesse espaço na demissão de RGomes e escrevo de novo: RC1 é M1to, tem história, mas devia ter começado treinando os juniores.

    A culpa toda é da diretoria, que faz merdas faz anos. Gastamos com Sidão, quando Dennis estava sendo o suficiente. Pratto foi uma boa aquisição, mas não entendo Nem.

    Tinha muito mais jogador revelação em times pequenos dando sopa ano passado. Todo ano é assim: fazemos aquisições bizarras (não que Sidão seja ruim, mas a posição não carecia de uma negociação robusta em termos $), vendemos revelações sem aproveitar nada em campo (David Neres), não conseguimos ficar 2 temporadas com 1 técnico…

    Assim não vai! Vai ser sempre o time em formação.

    Ok, ainda colhemos as merdas feitas por Carlos Miguel Aidar e sua quadrilha, mas até quando?

  11. Deposito a derrota nas custas do Rogério sim,armou um time sem criação, pediu pra trazer o Thomaz, coloca o cara contra o Linensee e o cara vai bem, depois no jogo decisivo me tira o cara e coloca 3 volantes, oras, perde mesmo.

    Preferia aquele time que estava fazendo muitos gols e tomando alguns do que um time estático e que não aguenta time grande.

  12. O São Paulo não é um Barcelona. Infelizmente, tenho que concordar: a Copa do Brasil já era. E torcer para não perder de goleada no Mineirão. Triste realidade.
    E se o São Paulo está sempre em formação, evidentemente, a culpa é da Diretoria. Time é reflexo desses anos conturbados na política do clube. Anos de péssima gestão e dívidas monumentais. Para mim, sem dúvida, Juvenal Juvêncio foi o pior presidente da história do clube. E o Leco, seu herdeiro.

  13. Sinceramente o tiago mendes nunca sera um armador.do time, no maximo um volante marcador que qd esta com vontade de corrrer faz partidas razoaveis..

  14. Cara eu sou um torcedor loucamente apaixonado pela seleção brasileira e pelo meu time de coração são Paulo.
    Mais o senhor sabe disso com todo respeito o time do sao paulo quando entra em campo não itimida mais o adversário os jogadores não são mais aqueles guerreiros que lutavam a todo estante pela bola .
    E cá entre nois com esse resultado o São Paulo já está elimado da copa do brasil

  15. Perfeito e cirúrgico do início ao fim.
    Mas sempre aparece um comentário mais maluco que o outro.
    O grande problema é que após as derrotas eu vejo brotar muitos especialistas do futebol, revolucionarios cheios de técnicas e achismos. Todos desempregados da profissão de técnico de futebol.

  16. Engraçado pessoal reclamando da retranca do Mano Menezes , ganhamos 3 brasileiros com Muricy jogando na retranca e fazendo gols de bola parada e ninguém reclamava.

  17. Paulo Pontes a quantos anos o São Paulo esta em formação? desde 2010? São Paulo é o único time no Brasil que vive em eterna formação e nunca esta pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*