Pior que a derrota é o futuro deste time

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, ontem conversava com minha esposa e lhe dizia da minha alegria de poder voltar a escrever sobre futebol, já que nos últimos dias o noticiário político permeou este espaço destinado a meus editoriais. Mas qual não foi minha decepção assim que começou a partida e vi que o time que estava em campo me faria mais uma daquelas noites de irritação.

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que sou contra invencionices, apesar de entender que algumas feitas por Juan Carlos Osorio frutificaram. Mas sou do tipo conservador e acho que o melhor time tem que ser colocado em campo. Então, daqueles 11 que entraram no Maracanã, eu só teria colocado Breno no lugar de Hudson desde o início. Acho que esta foi uma grande descoberta do técnico colombiano. Mas Doriva não quis assim e manteve Breno no banco o jogo inteiro.

Bem, se acho que a escalação foi acertada, não acho, no entanto, que Doriva tenha ido bem. O time foi estático: Luis Fabiano ficou no meio da área, Pato na esquerda e Rogério na direita. Em nenhum momento houve troca de posições. Ganso corria pelo meio e em nenhum momento abriu por um dos lados do campo. Thiago Mendes e Hudson eram marcadores e só se limitavam a isso. Bruno e Matheus Reis tinham que guardar posição e o fizeram o tempo todo.

Aí Fred marca para o Flu. E ficamos sem saber o que fazer. Os cones da frente, bem marcados, não procuravam espaços vazios e o cone maior, Ganso, não tinha para quem passar a bola. E, convenhamos, não se esforçava muito para isso também.

Então Doriva resolve mudar o time no intervalo: tira o fraquíssimo Hudson, que já tinha cartão amarelo e poderia ter sido expulso e põe Wesley. Este é uma triste herança da trágica administração de Carlos Miguel Aidar. E Wesley apresentou seu cartão de visita logo no ínicio, perdendo uma bola quando estava na ponta esquerda, pegando o time na frente, gerando o contra-ataque e…gol do Fluminense.

Veio a outra substituição: Centurion no lugar de Rogério. Verdade que o titular fazia uma partida pífia, mas o que esperar de Centurion? O que ele fez: nada. Não dá um drible, não acerta um cruzamento, enfim, é um jogador absolutamente nulo. Com 39 minutos ele avança mais o time, tirando Thiago Mendes e colocando Daniel. Coitado não chegou nem a tocar na bola.

É isso que teremos até o final do ano? Sorte que nossa pontuação no Brasileiro já não permite qualquer susto. Doriva me pareceu não ter força para dar ordens e cobrar o elenco, formado por cobras criadas como Luis Fabiano, Ganso, Pato e Rogério Ceni. Se alguém não assumir a situação e não der uma ordem bem dada ao elenco, teremos um cone no banco, a se juntar aos que estão em campo.

Espero, sinceramente, estar errado na análise. Mas este é o meu sentimento.

19 comentários em “Pior que a derrota é o futuro deste time

  1. Paulo, existe um outro fator extremamente preocupante, seria a possibilidade real de punição no caso Yago, não podendo contratar durante um determinado tempo, sendo que provavelmente teríamos que recorrer a Cotia, em termos de futebol, 2016 pode ser pior que 2015, o fundo do poço ainda não chegou. Costumo ser otimista, mas diante destes fatos, fico por deveras preocupado.

  2. Paulo, essa pergunta você tem de fazer ao mandatário do futebol do São Paulo, que integrou uma administração destituída por apropriação de dinheiro da instituição (aos intérpretes de acusações, pegando dinheiro ou não, integrou a administração), e desportivamente falando ele é péssimo, uma vez que ele montou este elenco.

    Não vi uma linha sua analisando a passagem deste cidadão na gestão Aidar, e sua volta com o Leco.

    • João, não vou levar esta afirmação sua para o lado de desconfiança da minha isenção nos comentários. Mas, na minha visão, o Ataíde foi o responsável pelo “golpe de misericórdia” na questão Aidar. Se você voltar um pouco no tempo. algumas semanas apenas, vai ver que escrevi um editorial aqui dizendo que é muito difícil para um jornalista saber de tanta coisa e não poder publicar, por faltarem algumas provas. Eu estava me referindo exatamente ao trabalho que o Ataíde estava fazendo para juntar as provas necessárias que acabassem de vez com a administração Aidar. E foi o que aconteceu. Ele também conseguiu blindar o elenco de tudo o que ocorria na política do clube. Defendo que ele seja punido, tal qual Carlos Miguel Aidar, pela baixaria no hotel, com agressão. Mas não queira comparar a integridade ética do Ataíde com o Aidar, porque é um hiato infinito. Sobre voltar com o Leco, também defendi, em editorial, que todos os diretores (exceção aos vice-presidentes) ocupassem os mesmos cargos até a eleição. Mas o futebol precisava do mesmo pessoal, de forma urgente. Então não critico a volta de Ataíde nesse período. Depois…

      • Não duvido do seu caráter, tanto profissional, como cidadão.

        Espero estar enganado, mas esse Ataíde não faz bem ao São Paulo, mesmo não se beneficiando financeiramente.

        O Aidar brincou com a paixão de milhões de torcedores, se aproveitou disso.

        Tenho 30 anos, e é a primeira vez que vejo o nome do São Paulo na lama, programas esportivos que não possuem o mínimo de credibilidade falam aos quatro cantos que o São Paulo é uma vergonha, tanto pela apropriação de dinheiro do clube, quanto por essa nojenta briga.

        Acredito que para o bem do São Paulo, qualquer figura que integrou a administração Aidar, em hipótese alguma deveria ocupar qualquer posto no clube, independentemente se lesou o clube ou não.

  3. Resta ao treinador do momento tentar ganhar de unzinho do Santos no Morumbi e colocar 10 zagueiros/volantes pra marcar na Vila e tentar um milagre. Esqueçamos a chance de ver o time jogando bem. O nosso “dunriva” bem que podia se espelhar um pouco na parte boa do Osorio. Triste sina é ser são-paulino nos últimos anos…

  4. para aqueles que duvidaram da informação do beto dar uma olhada no blog do cosme rimoli e vê o que ele fala sobre o murici e Ataíde .

    gente eu nao brinco com informação quando eu tenho eu falo e minha intenção sempre foi o melhor para o soberano ,mais alguma pessoas achou que era mentira o que falei e só lê o blog .

    infelizmente com Ataíde é 95%de chance de muricy esta no soberano em 2016.

    doriva 100% fora do são paulo em 2016 independente do que aconteça isso eu garanto .

    abraços a todos os soberanos

      • ta com raiva vai no blog do cosme rimoli do R7 que você vai fica calma com a noticia dele sobre murici e Ataíde confirmando o que o beto disse e você ricardo falou que era mentira . ainda dar tempo de pedi desculpas para o beto ,ja que é assim quando a gente erra .

        uma pergunta : você vai fazer o que para o tricolor ganha a próxima partida ? ja sei fala mal do beto kkkkkkkk porque é só isso que você sabe ,ja que de futebol você conhecer muito de novela kkkkkkkkkk.

        estou esperando suas desculpas grande noveleiro .

        abraços

      • desculpe ao contrario de você eu nao falto com respeito com as pessoas porque isso pode dar cadeia ja que é crime onde eu falei calma lei-se (ficar calmo ) foi apenas um erro de digitação ok grande noveleiro .

        abraços

  5. Salve salve tricolores…. Dia feliz e triste. Feliz por afundar Aidar, triste pela derrota, e triste pelo ditado…” Se a primeira impressão é a que fica” Deus nos ajude. Doriva, sem querer ser preconceituoso muito menos corneteiro, mas outro ditado antigo, time que está ganhando não se mexe, a não ser quando não se tem outra alternativa. Mas havia sim, bem debaixo do nariz, ops, debaixo, no banco de reservas; Breno. Fica então as perguntas… Doriva não quis coloca-lo por ter “nascido” zagueiro???? Ou porque esqueceu que ele dias atrás era titular “volante”, ou porque ele disse em entrevista que faz o arroz com feijão, ou seja, sem improvisos?? Ou porque Doriva que se diz torcedor do sampa, não assistiu a nenhum jogo do sampa no comando de Osorio??? Ou simplesmente a pior pergunta….será que Doriva é um estilo Dunga, Felipão, Mano M. etc….birrento, turrão e pirracento??? Deus nos ajude de novo. Outra, mexeu errado demais no segundo tempo, tirasse fabiano, colocasse pato de centro avante (mesmo ele não gostando da posição), muda Rogerio de lado, coloca o Auro (nem me lembro se estava no banco, mas eu levaria ele) de ponta direita. Se Breno tivesse entrado de titular, tinha que colocar Thiago M. encostado no Ganso, Ganso não pode jogar longe dos atacantes…..me desculpem, esse seria meu Sampa ontem… Abraço a todos

  6. Com menos de 15 minutos de jogo já deu saudades do Osório… 2015 já acabou, sem titulo de copa do brasil e sem libertadores… Era bem melhor ter deixado Milto Cruz até Dezembro e em Janeiro trazer um novo (e bom) treinador…

    Está estampado que todo mundo está desmotivado com Doriva… sai um técnico desejado por uma Seleção Nacional e entra um treineiro de time pequeno… ou traz um técnico bom para 2016 ou já sabemos para onde esse time vai.

    • e vai sentir muita saudade ainda do Osório( joão Gilberto) que é o melhor do brasil treinador parecido com ele brasileiro só o CUCA..que esta difícil de vir .

      e infelizmente esta caminhado para o murici em 2016

      abraços soberanos para você

  7. Prezado Paulo, concordo plenamente com você. Aliás, ainda não entendi o que viram neste Centurión para ele ser contratado: ainda bem que o prejuízo financeiro é de um investidor, mas o prejuízo técnico é enorme. Quanto ao jogo de ontem, pudemos verificar a inexistência de um esquema, ainda que tenha havido quase uma semana de treinos: acho que além de não ter força para cobrar as cobras criadas tricolores, o Doriva é um técnico de times pequenos, vide seu sucesso no Ituano, no Vasco e na Ponte. Precisamos de um treinador de verdade: se agora não é hora de contratar alguém, que volte o Milton Cruz, que pelo menos é sampaulino. Abraços

  8. A manutenção de MC teria sido mais barata e provavelmente com melhores resultados, inclusive como era desejo dos jogadores.
    “Vale uma análise no contrato assinado com o Doriva”, coisas do São Paulo atual, onde por trás de cada ato pode haver algo escuso que beneficie alguém ou algum grupo, afinal são sempre os “mesmos”.

  9. PP tambem tive o mesmo sentimento e sua analise, tudo bem que o Doriva tem seu estilo e pensamento, mas sera que chegando agora o time que estava ate jogando alguma coisa com Osorio, sera que esse seu estilo nao é ultrapassado e tem que rever seus conceitos, é uma medida drastica que ele fez.
    Sobre os cones nesse time, sera que ele tera peito de barrar LFP e cia que nao merecem estar como titular, como paulo disse por sorte temos pontuacao para se nao conseguirmos o G4 e nem ser campeoes da copa do Brasil pelo menos nao corremos risco de cair, pq a continuar assim apesar de ser somente o primeiro jogo nao chegaremos a lugar nenhum e seu doriva dira adeus logo, logo.

  10. Paulo, é isso que teremos até a pré temporada. Querem mais o quê? O time penou pra assimilar a mudança de filosofia do Muricy para o Osório, saindo da retranca para o ataque, agora vem a diretoria e contrata outro retranqueiro… quem vai assimilar rápido outra mudança drástica de estilo de jogo?

    Absolutamente normal. Errou a diretoria em não contratar um treinador com a mesma filosofia de jogo. Agora é estaca zero novamente e muito trabalho nos treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.