Waldir Peres, uma carreira vitoriosa, feita com muito amor

Morreu neste domingo um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro: Waldir Peres, ídolo do São Paulo, com passagem pelo Corinthians e titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. Ele tinha 66 anos e sofreu um infarto fulminante durante um almoço com a família, na cidade de Mogi Mirim, no interior paulista.

– Nós viemos passear na casa de uns amigos numa festa de aniversário em Mogi Mirim. Ele passou mal depois do almoço, nós o levamos a uma farmácia e lá ele desmaiou. Depois levamos para o hospital, mas infelizmente ele não resistiu. Foi fulminante.

Waldir Peres sofre infarto e morre aos 66 anos (Foto: infoesporte)

Waldir Peres sofre infarto e morre aos 66 anos (Foto: infoesporte)

Waldir Peres se sentiu mal e teve um infarto por volta das 14h. Foi levado por familiares ao hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim, mas não resistiu e teve a morte decretada por volta de 15h30. O ex-goleiro deixa dois filhos, que moravam em São Paulo, e uma filha, que está na Malásia. Ele não era casado, mas estava acompanhado da noiva.

A carreira

Nascido em Garça, interior de São Paulo, no dia 2 de janeiro de 1951, Waldir Peres começou a carreira na Ponte Preta, que o revelou em 1970. Três anos depois, se transferiu para o São Paulo, onde se tornou um dos maiores goleiros da história. Entre 1973 e 1984, fez 617 partidas (só perde para Rogério Ceni em presenças) e ganhou o Brasileiro de 1977 (onde teve papel decisivo nas cobranças de pênalti) e os Paulistas de 75, 80 e 81.

No Morumbi, ganhou destaque a ponto de ser presença constante nas convocações da Seleção. Como reserva, foi às Copas do Mundo de 1974 e 78, mas teve a chance de ser titular em 1982, na equipe que marcou época apesar de não ter sido campeã. O goleiro fez 39 partidas com a camisa amarelinha, a última na derrota por 3 a 2 para a Itália.

View image on Twitter

View image on Twitter

Follow

São Paulo FC

@SaoPauloFC

O São Paulo Futebol Clube lamenta o falecimento do ex-goleiro Waldir Pereshttp://spfc.vc/2un9xHM 

View image on Twitter

 lamenta o falecimento e deseja força aos familiares do ex-goleiro Waldir Peres, que defendeu as redes do Timão entre 86 e 88.

Waldir deixou o Tricolor em 1984, quando se transferiu para o América-RJ. Defendeu mais quatro clubes – Guarani em 85-86, Corinthians em 86-88, Portuguesa em 88 e Santa Cruz em 88 – até voltar a Campinas e encerrar a carreira pela Ponte Preta, em 1989. Dois anos depois, iniciou a carreira de treinador.

View image on Twitter

View image on Twitter

 Follow

A. A. Ponte Preta

@aapp_oficial

Nota de pesar: A Ponte Preta lamenta o falecimento de seu ex-goleiro e ídolo Waldir Peres, que defendeu as cores da Macaca e da Seleção.

View image on Twitter

View image on Twitter

Follow

Guarani FC

@oficialguarani

Com profundo pesar, o Guarani informa e lamenta o falecimento de Waldir Peres, ex-goleiro do Bugre em 85 e 86 #luto

Waldir Peres foi treinador por 22 anos, de 1991 até 2013, com passagens por muitos times do interior paulista (São Bento, Inter de Limeira, Nacional, Ferroviária e Oeste, entre outros), além de clubes de outros estados, como Itabaiana-SE, Rio Branco-PR, Uberlândia-MG, Vitória-ES e Grêmio Maringá-PR. O último trabalho foi justamente em Maringá.

Waldir Peres foi titular da Seleção na Copa de 82 (Foto: Agência Estado)Waldir Peres foi titular da Seleção na Copa de 82 (Foto: Agência Estado)

Waldir Peres foi titular da Seleção na Copa de 82 (Foto: Agência Estado)

3 comentários em “Waldir Peres, uma carreira vitoriosa, feita com muito amor

  1. Também acrescento que em 617 partidas tomou pouco mais de 500 gols, ou seja, tomou bem menos gols que o número de partidas.Também é o goleiro com menor média de gols sofridos pela Seleção.

  2. Meus sentimentos aos familiares , o descanso eterno à alma do Waldir e , a minhas saudades e gratidão pelas alegrias proporcionadas pelo São Paulo e pela seleção brasileira com a valiosa participação dele.
    No São Paulo , além dos 4 títulos oficiais , acima assinalados , lembro;
    1 ) 47 jogos invictos entre 1974 até 1975 , com apenas 11 empates.
    2 ) Várias taças amistosas .
    3 ) Vitórias contra as seleções uruguaias , soviéticas e mexicanas.
    4 ) Vice campeão : Libertadores 1974 , Brasileiro : 1973 e 1981 , Paulista : 1978 , 1982 e 1983..
    Na seleção brasileira : 1)Taças Atlântico , Roca , Rio Branco , Oswaldo Cruz e Bi Centenário da Independência dos Estados Unidos , sendo titular absoluto nas 4 primeiras. 2 ) Vitórias contra França , Alemanha e Inglaterra na excursão à Europa em 1981.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*