Veja o que o São Paulo analisa para decidir futuro de Lugano

O contrato de Lugano termina no dia 30 de junho, e o São Paulo ainda não decidiu se será renovado. Se nas redes sociais a torcida pede sua permanência quase que em tom de exigência, a diretoria considera os aspectos mais variados para tomar sua decisão. Desde o peso de sua idolatria e história no Morumbi até o custo-benefício de sua permanência por mais tempo.

  • “Fica, Lugano!”

A torcida do São Paulo ama Lugano, símbolo de raça nas conquistas do Paulistão, Libertadores e Mundial em 2005. Essa questão certamente pesa muito na decisão de estender seu contrato. Leco sabe que pode ficar marcado como presidente que optou por encerrar o vínculo do ídolo.

  • Custo-benefício

Lugano tem 36 anos e salário na casa dos R$ 300 mil mensais. Ou seja, recebe como um titular protagonista, mas seu status no elenco é diferente. O uruguaio é reserva. No início de 2016, o São Paulo sofria uma crise de identidade com a aposentadoria de Rogério Ceni, e a contratação de Lugano foi uma solução. Há quem critique, atualmente, o valor acordado na época, e entenda que com esse salário é possível reforçar o elenco com um jogador de maior poder de decisão.

Lugano tem contrato com o São Paulo até o dia 30 de junho (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Lugano tem contrato com o São Paulo até o dia 30 de junho (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

  • Liderança

Sempre que questionado sobre o assunto, Rogério Ceni enaltece a importância de Lugano para o grupo. Tanto que ele foi escolhido para levantar a taça do Torneio da Flórida. É o uruguaio quem pressiona arbitragens e tenta proteger companheiros, mesmo quando está no banco, caso da semifinal contra o Corinthians, em Itaquera. Mas o fato de não atuar com tanta frequência também acaba se refletindo na influência do zagueiro sobre os demais.

  • Desempenho em 2017

A ponderação do São Paulo aponta para dois lados: Lugano teve boas atuações nas oportunidades que recebeu de Ceni. Não cometeu falhas graves e ajudou o time a suportar bem certas pressões. Por outro lado, enfrentou equipes que não têm o nível técnico dos adversários do Brasileirão.

Desde o Torneio da Flórida, o uruguaio atuou em oito dos 25 jogos do Tricolor: encarou Ponte Preta, Novorizontino, Santo André, Botafogo-SP, São Bernardo e ABC-RN, além de River Plate e Corinthians na pré-temporada. Com ele em campo, o time sofreu seis gols.

Lugano foi bem nas chances que recebeu de Ceni nesta temporada (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)

Lugano foi bem nas chances que recebeu de Ceni nesta temporada (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)

  • Disputa na zaga

Maicon e Rodrigo Caio formam a zaga titular. Hoje, o reserva imediato é Lucão, pois, além de seu bom desempenho, suas características se encaixam melhor ao modelo de jogo do São Paulo atual. Lugano parece vir logo em seguida, à frente de Breno e Douglas, embora esse último tenha sido escolhido para começar o clássico contra o Palmeiras (derrota por 0x3). Há possibilidade de negociações no setor, já que Rodrigo Caio é sempre visado no mercado europeu e clubes brasileiros também miram zagueiros tricolores para empréstimo.

  • Até quando?

Lugano sente-se muitíssimo bem física e tecnicamente, e acha que pode atuar por mais um ano em bom nível. A diretoria do São Paulo, em caso de renovação, gostaria de um acordo até o fim de 2017. Por conta do alto salário, inclusive.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “Veja o que o São Paulo analisa para decidir futuro de Lugano

  1. Acho que até seja justo adequar o salário de Lugano pois não é titular nessa zaga, e mais, se caso isso seja difícil, dispense logo o Douglas que até agora não mostrou que pode ser reserva, e chame alguém da base. Hoje, os dois reservas imediatos são o próprio Lugano e Lucão.
    Dizem que o SPFC está atrás de um zagueiro por conta da provável venda de Rodrigo Caio, na minha opinião, se Lucão conseguir manter uma certa regularidade, condição essencial para o seu fortalecimento, ele chega a titularidade na zaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*