Técnico das causas ‘impossíveis’: Cuca busca nova façanha para sua coleção

Sete derrotas e três empates. Esse é o retrospecto do São Paulo na Arena Corinthians, onde o título do Campeonato Paulista será decidido a partir das 16h do próximo domingo, após empate sem gols no Morumbi. O desafio é grande, não o suficiente para deixar Cuca assustado. Ele está acostumado às causas “impossíveis”.

– É, sem dúvida nenhuma, um desafio muito grande. Mas são esses desafios que marcam a gente no futebol. Nós temos um time jovem, temos que preparar bem todos eles para esse desafio. É o grande desafio. Falta um jogo para o São Paulo ser campeão. Por que ele não pode ser campeão? Ele tinha uma vantagem de ter o torcedor do lado no jogo de ida. O torcedor foi fantástico e não foi suficiente. Pode ser que lá a vantagem de ter o torcedor também não seja suficiente para o Corinthians. Então nós vamos preparar bem durante toda a semana para fazer um grande jogo domingo – disse o treinador, após o jogo do fim de semana.

Abaixo, relembre algumas façanhas da carreira de Cuca, inclusive pelo Tricolor.

NO SÃO PAULO EM 2019

Palmeiras x São Paulo
Volpi foi herói na estreia de Cuca (Foto: Divulgação/Twitter)

Cuca conseguiu uma façanha logo em sua primeira partida nesta passagem pelo São Paulo: depois de sete derrotas em sete jogos no Allianz Parque, o Tricolor arrancou um empate sem gols na semifinal do Paulistão e eliminou o rival nos pênaltis.

NO SÃO PAULO EM 2004

Cuca - 2004

São Paulo não desceu para o vestiário contra o Rosario em 2004 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Cuca estava à frente do São Paulo em uma jornada épica na Libertadores de 2004. O time perdeu o jogo de ida das oitavas de final para o Rosario Central por 1 a 0, na Argentina, e saiu atrás logo no começo do jogo no Morumbi. Para piorar, Luis Fabiano teve a chance de empatar de pênalti e perdeu. Grafite, que saiu do banco ainda no primeiro tempo, fez 1 a 1 no último lance antes do intervalo. Com a torcida em polvorosa, Cuca manteve os jogadores no gramado e, no segundo tempo, Grafite marcou mais um. Nos pênaltis, Rogério Ceni defendeu duas cobranças e classificou o Tricolor, que cairia nas semifinais daquela competição para o Once Caldas.

NO GOIÁS EM 2003

Cuca - Goiás
Cuca despontou como técnico no Goiás (Foto: Arquivo)

O treinador assumiu o Goiás na reta final do primeiro turno do Brasileirão de 2003, com o time atolado na zona do rebaixamento. Com ele, o Esmeraldino chegou a ficar 16 partidas sem perder e ganhou até do campeão Cruzeiro, terminando em nono lugar e garantindo uma vaga na Sul-Americana. Foi esse trabalho que colocou Cuca no radar dos grandes clubes brasileiros, tanto que o São Paulo o contratou para 2004.

NO FLAMENGO EM 2009

Cuca - Flamengo - Campeão Carioca
Cuca foi campeão estadual (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Cuca foi vice-campeão carioca duas vezes seguidas, ambas dirigindo o Botafogo em finais contra o Flamengo, em 2007 e 2008. Em 2009, os mesmos clubes chegaram à decisão mais uma vez, mas dessa vez o treinador estava do lado rubro-negro e teve de ouvir a torcida alvinegra gritar que “vice é o Cuca”. Após empate por 2 a 2 no primeiro jogo, o Fla abriu 2 a 0 na partida de volta e colocou uma mão na taça. Mas o Botafogo empatou no segundo tempo e despertou os fantasmas de Cuca. Os vices seriam mesmo culpa dele? Nos pênaltis, o Flamengo venceu. Foi o primeiro grande título da carreira do treinador.

NO FLUMINENSE EM 2009

Cuca - Fluminense

Cuca foi herói no Fluminense (Foto: Divulgação)

Livrar o Fluminense do rebaixamento foi um dos maiores desafios da carreira de Cuca, se não o maior. Ele assumiu a equipe com o campeonato em andamento, substituindo Renato Gaúcho, e chegou a ver os matemáticos dizerem que a chance de queda era de 99%. Mas uma arrancada fulminante, com 19 pontos ganhos nas sete rodadas finais, livrou o Tricolor Carioca da queda. Paralelamente, a equipe ainda chegou à final da Copa Sul-Americana – perdeu a ida para a LDU por 5 a 1 e por pouco não se recuperou na volta, quando venceu por 3 a 0. Nascia ali o time de “guerreiros”, como o Flu campeão nacional em 2010 e 2012, já sem Cuca, foi chamado.

NO CRUZEIRO EM 2011

Cuca - Cruzeiro
Cuca foi campeão mineiro na Raposa (Foto: Arquivo Lance!)

O Cruzeiro de Cuca chegou ao segundo jogo da final mineira de 2011 em situação pior que a do São Paulo na decisão paulista de 2019: foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG no jogo de ida. Na volta, porém, ganhou por 2 a 0 e foi campeão.

NO ATLÉTICO-MG EM 2013

Cuca Atlético-MG 2013
Cuca foi campeão da América no Galo (Foto: AFP)

Cuca conquistou o maior título da história do Galo em uma epopeia que teve Ronaldinho Gaúcho – indicação sua ao presidente Alexandre Kalil – como grande estrela. As quartas de final, a semifinal e a final foram decididas nos pênaltis. Contra o Tijuana (MEX), Victor defendeu um pênalti que classificaria os mexicanos no último minuto do segundo jogo. Contra o Newell’s Old Boys (ARG), Guilherme marcou o gol que levou a disputa para as penalidades no fim do segundo tempo da partida de volta. Contra o Olimpia (PAR), na final, o Galo devolveu o placar de 2 a 0 da ida com muito sofrimento no Mineirão. A cada vez que as coisas pareciam ficar impossíveis, o Galo crescia ao som do “eu acredito” gritado pela galera.

NO PALMEIRAS EM 2016

Com Cuca, o Palmeiras conquistou em 2016 um título que já não vinha desde 1994. Como se não bastasse, o técnico ainda quebrou tabus importantes em sua primeira passagem pelo clube: o Verdão voltou a vencer o Corinthians no Pacaembu após 20 anos (no Paulista), bateu o Sport em Pernambuco depois de sete anos, superou o Atlético-PR em Curitiba depois de oito anos e venceu o Internacional no Beira-Rio depois de 19 anos.

 

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*