Tabu: Atlético-PR não vence o São Paulo há 30 anos no Morumbi

Em má fase no Brasileiro sem vencer há dez jogos, o São Paulo tem ao seu favor uma história que já dura três décadas em confrontos com o Atlético-PR: o time paranaense não vence o tricolor paulista dentro do Morumbi desde 1983.

O último triunfo Rubro-Negro aconteceu no dia sete de maio de 1983, no segundo jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo atleticano Hélio Alves já havia vencido o primeiro confronto em Curitiba pelo placar de 2 a 1 e foi confiante para o Morumbi. Na casa do São Paulo, o meia Assis fez o gol da vitória que valeu a vaga para as semifinais no Brasileiro. Na próxima fase, o  Furacão encontrou o Flamengo de Zico e cia, e foi desclassificado pelo time campeão brasileiro do ano.

A importante vitória sobre o São Paulo em 1983 deu início a um ciclo negativo do Rubro-Negro todas as vezes que jogou no Morumbi. Foram 13 partidas disputadas com quatro empates e nove derrotas, além de resultados que os atleticanos querem esquecer como o 5 a 0 sofridos, em 1992, aplicados pelo São Paulo comandado por Telê Santana e com Raí, Palhinha, Müller, Cafu, Zetti e toda a equipe que foi bicampeã Mundial em 92 e 93.

Dos quatro empates, dois deles ocorreram nos últimos dois encontros dos times no Morumbi. Em 2009, o placar de 2 a 2  foi construído com Borges e André Lima pelo São Paulo, e Rafael Santos (2) para o Atlético-PR. Em 2011, o placar se repetiu com gols de Ilsinho e Rivaldo, pelo Tricolor, e Fransérgio e Edigar Junio, pelo Furacão. São Paulo e Atlético-PR não se encontraram em 2012, pois o Furacão jogou a Série B depois do rebaixamento de 2011.

Para o técnico Vagner Mancini, o Atlético-PR tem qualidade e condições de vencer, mas precisa tomar cuidado para não ceder à pressão do outro lado. De olho na vitória, o treinador pede equilíbrio e atenção no posicionamento em campo.

– A gente viu nesses últimos jogos uma equipe que destrói bastante, marca bem e chega rápido na frente. Espero que a sequência de jogos possa tornar o Atlético-PR ainda mais forte. Tenho que dizer que outras equipes também já oscilaram no campeonato, então temos que tomar cuidado em todos os momentos. O São Paulo vem a dez jogos sem vencer e vai querer atropelar a nossa equipe. Tenho que encontrar um Atlético-PR bem postado e equilibrado – disse em entrevista à rádio oficial do clube.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*