SP e Corinthians tentam usar clássico como ponto de partida para reação

São Paulo e Corinthians estão longe de suas melhores fases e convivem, mesmo que em diferentes medidas, com a ameaça do rebaixamento. Depois do clássico deste domingo, porém, tudo pode ficar diferente. Por mais que os torcedores hoje não sonhem muito alto, o peso da rivalidade pode mudar o rumo dos dois times, como mostra o histórico do duelo.

Especialmente nos últimos dez anos, quando o Majestoso ganhou importância pela boa fase das duas equipes, São Paulo e Corinthians dão atenção especial um ao outro quando se encontra. O resultado é que o clássico vira uma espécie de momento-chave para os dois times, que podem reagir ou desabar após uma partida.

Os dois times atuais de São Paulo e Corinthians sabem bem como isso funciona. Foi após o primeiro jogo da Recopa, por exemplo, que Ney Franco deu seu último suspiro como técnico do clube tricolor. A troca de farpas com líderes do elenco e o mau desempenho da equipe o fizeram cair dois dias depois de ter levado 2 a 1 em pleno Morumbi, no primeiro jogo após a pausa para a Copa das Confederações.

A demissão desnorteou o São Paulo que, se não vinha bem, ao menos se mantinha afastado da zona da degola. O time caiu da 6ª posição para a 18ª, em seu pior momento, trocou de técnico duas vezes e só agora começa a respirar um pouco mais na tabela.

Os corintianos, porém, não hesitam em apontar um clássico contra o São Paulo como fundamental para a conquista do Brasileiro de 2011, o primeiro da série de títulos da era Tite. Naquela ocasião, o time que havia liderava quase todo o torneio vinha de duas derrotas e uma crise interna.

Chicão, capitão do time, havia sido barrado por Tite e pedido afastamento. O Corinthians, mesmo abalado, se fechou em torno do treinador, saiu do Morumbi com um 0 a 0 e dali em diante entraria de vez na briga pelo título, que viria na última rodada.

“Tem sempre um contexto. O copo transborda porque o pingo vai no copo cheio ou por que o copo já estava cheio? O clássico é importante, mas em cima do conjunto da obra.”, disse Tite, ao ser questionado sobre o assunto.

Neste domingo, porém, a história pode voltar a se repetir. Para os dois lados, uma vitória significa um respiro na tabela e, de quebra, o rival afundado em uma crise. Com o equilíbrio do atual Campeonato Brasileiro, uma sequência de vitórias pode deixar Corinthians ou São Paulo em alta, tendo o clássico deste domingo como ponto de partida.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*