Sem ratos, São Paulo inicia reconstrução

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, você sabe que não costumo dar guarida aqui a certos blogs, por sentir faro de interesses outros, que não o de informar ou opinar sem tendência por questões comerciais. Mas o Menon é um jornalista de estirpe séria, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente num passado recente e por quem já nutria grande simpatia pelo seu texto e seu profissionalismo livre e sem medo. Por isso estou reproduzindo aqui sua coluna nesta quarta-feira, mais uma obra prima que retrata exatamente o que penso. O título é o que coloquei acima. O texto é este abaixo.

“A busca por metáforas pode ser exaustiva. Há muitos modos para exemplificar a triste situação do gigante. Comecemos por um homem em meio à areia movediça. Quanto mais se mexe, mais afunda. Consegue então se agarrar a um galho que o liga do pântano à margem.

Ou alguém que mergulha de um íngreme penhasco. Afunda, afunda, afunda, até que consegue se estabilizar. Começa, então, a subida rumo à luz, rumo á vida. Que tal um viciado em crack, mais longe da família e da vida a cada nova cachimbada. Até que procura um médico.

O afogado chegará à luz? O galho aguentará o peso do homem na lama? O craqueiro será um cidadão?

O São Paulo escapará da situação em que foi jogado por pessoas que fizeram do clube o seu ganha-pão, por corruptos em busca de alguns trocados a mais, pelo casal Bonnie e Clide, pronto a raspar o último níquel do cofre, por comissões que saem de Criciúma, vão a Goiás, por Jacks e ciniras?

A semana teve dois passos.

O caso Maidana rendeu uma multa de R$ 100 mil, muito pouco quando se podia pensar em muitos outros danos. Até pela proibição de reforços, o que diante da pindaíba atual, poderia até ser algo bem vindo.

O clube tem novo presidente. Um homem de bem, apaixonado pelo clube. Casado com uma mulher que não está interessada em torpes e tenebrosas transações.

O galho foi agarrado. O doente procurou um médico. O afogado encheu os pulmões e começou a movimentar os braços.

Não há certeza de nada. A dívida é enorme. A receita é pequena. O grande ídolo vai se aposentar. O artilheiro volta ao rival. O matador histórico, já com pólvora molhada o ano todo, não fica. O velho estádio não é mais fonte de renda.

A luta será grande. O presente é tenebroso, o futuro não existe, mas há um passado gigante a alentar sonhos de reconstrução. Que 2015 marque a refundação do São Paulo Futebol Clube, um navio, enfim, desinfetado de ratos.”

 

Parabéns, Menon. Brilhante texto.

Paulo Pontes

6 comentários em “Sem ratos, São Paulo inicia reconstrução

  1. Apenas um detalhe, eu assino os posts que envio com nome e sobrenome. Assim, eu não gosto de ler as opiniões que são emitidas por pessoas que se escondem atrás de alcunhas e ou com nomes falsos ou genéricos. Só para constar…

  2. O Leco é sem dúvida um bom nome… eu o conheço faz uns trinta anos. É digno, é honrado e tem qualidades que o credenciam a fazer uma boa gestão, como bem acentua a matéria. Ele divergiu pontualmente de aspectos importantes da gestão JJ, na qual participou, inclusive como Diretor de Futebol. Apesar das divergências, jamais dela se afastou, deixando no ar um preocupante sintoma de submissão. Contudo, neste o momento em que ascende ao cargo máximo da instituição, faço votos que se dispa das vestes da humildade e da submissão, para que possa ter condições de comandar a gestão de acordo com as suas convicções e com respaldo nos reais interesses do São Paulo, servindo-o e não dele se servindo como ficou patente na gestão anterior.

  3. Concordo com vc Joao da saidas desses 3 que alem de economia de mais de 1 milhao por mes de salarios poderemos usar mais a base e ver quais jogadores ainda podem jogar de verdade pelo sao paulo honrando esse manto, e concordo tb com Alline que temos que dar um voto de confiança ao Leco ja que entrou agora e pegou esse abacaxi esse rabo de foguete, so nao gostei de ele ter chamado o Ataide ja que fazia parte da turma do Aidar apesar dele ter dado o ponta pé para saida do Aidar.
    Mas vamos ver o que acontece ate 2017 quando teremos eleicoes.

  4. Complementando o que escrevi abaixo:nada me tira da da cabeça que Leco se elegeu para satisfazer seu ego e realizar um sonho egoísta e não para ajudar o clube.Que Deus nos ajude.

    • Domingos, acho que o Leco merece um voto de confiança afinal o trabalho dele nem começou. Apenas espero que não seja muito centralizador e delegue para pessoas competentes e corretas.

  5. Sinto discordar do Menon.Acho que a saída de Rogério,Luis Fabiano e até de Pato será EXTREMAMENTE BENÉFICA.Sinceramente torci pra não podermos contratar a título de punição,pois nos voltaríamos à base e não contrataríamos de modo suspeito nem errado como fizeram respectivamente Aidar e Juvênio.Só me desanima a extrema incompetência de Leco e Ataíde,que já comprovaram ser muito fracos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*