São Paulo vai mal e perde mais uma no Morumbi

No dia em que não pôde contar com o técnico Muricy Ramalho, internado por conta de uma arritmia cardíaca, o São Paulo aumentou sua má fase no Campeonato Brasileiro e foi alvo de vaias de sua torcida. Sob o comando interino do auxiliar Milton Cruz, o Tricolor paulista perdeu por 3 a 1 para o Fluminense, na noite deste sábado, no estádio do Morumbi.

Depois de um primeiro tempo de poucas chances, o clube visitante abriu o placar no início da etapa final, com gol de Fred. O time da casa chegou a empatar a partida com Alexandre Pato, mas não conseguiu segurar o resultado, pois Wagner recolocou o clube do Rio de Janeiro na frente. Já aos 44, Conca bateu falta para definir o placar.

Assim, o São Paulo amarga agora uma série de quatro rodadas sem triunfos (são três derrotas e um empate) fica com 43 pontos, no terceiro lugar, enquanto a equipe de Cristóvão Borges se recuperou da série de três jogos sem vencer e chegou aos 40, assumindo a quarta posição.

Os dois times voltam a campo pelo Brasileirão no sábado, às 16h20 (de Brasília). O Fluminense enfrentará o Bahia, no estádio Mané Garrincha. Já o São Paulo jogará na Arena do Grêmio contra o dono da casa. Antes, porém, os paulistas têm compromisso pela Copa Sul-americana, na noite de terça, contra o Huachipato (do Chile), no Morumbi.

O jogo – O São Paulo percebeu desde o começo da partida deste sábado que teria de saber trabalhar contra um time muito recuado. Como o Fluminense apostou em se fechar para avançar apenas em contragolpes, a equipe local estudou alternativas para chegar à meta de Diego Cavalieri. Logo aos três minutos, o clube dirigido interinamente por Milton Cruz poderia ter levado perigo, mas o árbitro marcou impedimento inexistente de Alan Kardec depois de lançamento de Ganso.

Já o Fluminense avançou pela primeira vez com Dario Conca, que arriscou de fora da área e viu Rogério Ceni segurar sem problemas. No entanto, o time paulista teve mais iniciativa. Em falta da intermediária, Ganso acertou a barreira, mas o rebote sobrou para o meia, que mandou para a área. Cavalieri tirou errado e viu Souza tentar uma bicicleta, finalizando sem direção.

Mesmo escalado com seu quarteto ofensivo, o São Paulo encontrou problemas para encaixar as jogadas na proximidade da área. Enquanto isso, o Fluminense repetiu a estratégia adotada pelo Flamengo na rodada passada e concentrou suas investidas pela esquerda de seu ataque, no setor protegido por Auro.

Porém, o time visitante também esbarrou no sistema defensivo dos mandantes. Assim, o São Paulo aproveitou para responder também na direita de seu ataque, usando justamente Auro, nas costas de Chiquinho. Além disso, o Tricolor paulista ainda tentou caprichar em lançamento, mas o árbitro paralisou ataque ao marcar impedimento duvidoso de Pato.

Perto do fim da etapa, a equipe da casa quase abriu o placar. Auro avançou com a bola pela direita e alçou na área para acionar Pato. Na saída de Cavalieri, o atacante tentou passar de cabeça para Kardec, que estava ao lado, mas a defesa foi mais rápida para tirar. No minuto seguinte, o jovem lateral direito do São Paulo cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e chegou ao lado oposto para Pato, que dominou e finalizou com perigo, exigindo boa defesa do goleiro.

As equipes não tiveram mudanças no intervalo, e o time da casa voltou levando perigo. Pato fez excelente lançamento para Kaká, que recebeu tendo somente Diego Cavalieri pela frente, mas o meia dominou errado e permitiu a chegada do goleiro, que abafou. O camisa 8 são-paulino, então, tentou tocar de calcanhar para Kardec, mas o passe saiu fraco, e Cavalieri completou seu bom serviço ficando com a bola.

A resposta do Fluminense foi eficiente. Aos oito minutos, Conca recebeu de Cícero pela direita e fez o cruzamento para Fred, que apareceu livre na área e tocou de primeira no canto de Rogério Ceni, para abrir o placar para os visitantes. O São Paulo acordou com o gol, e Denilson arriscou chute de fora da área, para defesa de Cavalieri.

O lance mostrou que o time paulista estava mesmo mais perigoso na frente, até que o empate saiu aos 12 minutos. Alan Kardec recebeu a bola pela direita e cruzou para Alexandre Pato, que arrematou para a rede. O jogo ganhou emoção, e o Fluminense não desistiu de atacar. Cícero dominou na área e finalizou raspando a trave de Rogério Ceni, que assustou com a jogada.

O São Paulo passou a ficar mais presente na frente, pressionando os visitantes, mas acabou sofrendo o segundo gol. Aos 28, Fred ganhou disputa na intermediária e tocou na esquerda para Wagner, que driblou Auro e finalizou no canto, sem chance de Ceni.

Com a desvantagem no placar, os são-paulinos presentes nas arquibancadas começaram a pedir raça, e Milton Cruz decidiu mexer na equipe. Alan Kardec deixou a partida para a entrada de Luis Fabiano. Pouco depois, Milton Cruz ainda tirou Souza para a entrada de Osvaldo e foi forçado a substituir Álvaro Pereira, lesionado, por Reinaldo.

No entanto, apesar da boa jogada de Osvaldo, defendida por Cavalieri, o Fluminense não se assustou e chegou ao terceiro gol. Em cobrança de falta da meia-direita, Conca mandou no ângulo, e Ceni nem sequer conseguiu saltar para tentar impedir o gol. A partir daí, o São Paulo ouviu os protestos de sua torcida, que pediu jogador e raça.

 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 3 FLUMINENSE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 27 de setembro de 2014, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
Cartões amarelos:  Antônio Carlos, Denilson (São Paulo). Elivélton (Fluminense)
Público total:
16.131
Renda:
R$ 581.420,00
Gols:
SÃO PAULO: Alexandre Pato, aos 12 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Fred, aos 8, e Wagner, aos 27, e Conca, aos 45 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Auro, Edson Silva, Antônio Carlos e Álvaro Pereira (Reinaldo); Denilson, Souza (Osvaldo), Kaká e Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec (Luis Fabiano)
Técnico: Milton Cruz

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Edson), Elivélton, Marlon e Chiquinho (Carlinhos); Rafinha, Jean, Cícero, Conca e Wagner; Fred (Rafael Sobis)
Técnico: Cristóvão Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*