São Paulo terá de quebrar tabus contra o Corinthians para ir à final

O São Paulo convive com três incômodos tabus antes de enfrentar o Corinthians, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista: o de nunca de ter derrotado o arquirrival em seu estádio, o de não vencer um clássico em mata-mata há nove anos e o de não conseguir eliminar o Corinthians de um mata-mata desde 2000. A quebra de todo esse retrospecto passa por uma vitória em Itaquera, no Majestoso marcado para este domingo, a partir das 16 horas (de Brasília).

Para voltar a decidir o Estadual – o que não acontece desde 2003 -, o Tricolor é obrigado a vencer por três gols de diferença, já que perdeu o jogo de ida, no último domingo, por 2 a 0. Aliás, Majestoso no Morumbi não tem significado vantagem para os donos da casa. O revés no fim de semana foi o sexto nos últimos dez anos. O São Paulo venceu apenas dois e empatou outros nove nesse período.

O retrospecto mostra que a missão são-paulina não será fácil nesse domingo. Na arena alvinegra, o Tricolor contabiliza quatro derrotas e um empate, com 14 gols sofridos e apenas quatro marcados. O último duelo em território corintiano terminou empatado por 1 a 1, em 17 de julho de 2016, pelo Campeonato Brasileiro.

A marca negativa, contudo, serve como estímulo para o São Paulo finalmente surpreender o Corinthians em Itaquera, segundo Wesley. “Isso é bom, se torna uma situação que pode ser revertida e com certeza se conseguirmos reverter, vamos ficar felizes. Se é tabu é para ser quebrado”, conclamou o volante, que atuará como lateral direito na partida.

Superando o time de Parque São Jorge, o Tricolor automaticamente encerrará depois de 14 jogos o tabu de não sair vitorioso diante de seus rivais em duelos eliminatórios. O triunfo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em 2008, no Morumbi, pelas semifinais do Paulistão, foi o último em confrontos desse tipo, mas perdeu a partida de volta por 2 a 0, no Palestra Itália, e ficou de fora da decisão.

Neste período, o clube do Morumbi amargou 13 derrotas e um empate. O Santos foi o seu maior algoz, com cinco eliminações – caiu outras três vezes para o Corinthians e uma para o Palmeiras. A última vez em que despachou um rival em mata-mata foi contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa Libertadores, em 2006.

Além disso, encarar o confronto direto com o Corinthians em mata-mata pode causar calafrios nos são-paulinos. Isso porque a última vez que a equipe do Morumbi conseguiu eliminar o arquirrival nesse formato foi no longínquo 3 de junho de 2000. Na ocasião, as duas vitórias, primeiro por 2 a 1 e depois por 2 a 0, levaram o Tricolor à final do Estadual daquele ano, que confirmaria mais um título ao time capitaneado por Rogério Ceni.

O problema é que, desde então, São Paulo e Corinthians se encontraram em seis disputas eliminatórias, e o time do Parque São Jorge levou a melhor em todas elas: final do Rio-São Paulo (2002), semifinal da Copa do Brasil (2002), final do Paulista (2003), semifinal do Paulista (2009 e 2013) e final da Recopa Sul-Americana (2013).

“Tabus são números. E a gente está aí para quebrar isso. O São Paulo vai para o clássico tranquilo. Vamos para vencer e furar a defesa do Corinthians”, disse o atacante Morato, que não disputará o Majestoso por já ter defendido o Ituano no Campeonato Paulista.

Retrospecto do São Paulo no estádio de Itaquera:

2014
Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro)

2015
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Copa Libertadores)
Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)

2016
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)

Desempenho do São Paulo em clássicos eliminatórios desde 2008:

2015
Semifinal da Copa do Brasil
São Paulo 1 x 3 Santos
Santos 3 x 1 São Paulo

Semifinal do Campeonato Paulista
Santos 2 x 1 São Paulo

2013
Recopa Sul-Americana
São Paulo 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 São Paulo

Semifinal do Campeonato Paulista
São Paulo 0 x 0 Corinthians (3 x 4 nos pênaltis)

2012
Semifinal do Campeonato Paulista
São Paulo 1 x 3 Santos

2011
Semifinal do Campeonato Paulista
São Paulo 0 x 1 Santos

2010
Semifinal do Campeonato Paulista
São Paulo 2 x 3 Santos
Santos 3 x 0 São Paulo

2009
Semifinal do Campeonato Paulista
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Corinthians

2008
Semifinal do Campeonato Paulista
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
Palmeiras 2 x 0 São Paulo

Confrontos diretos entre São Paulo e Corinthians em duelos eliminatórios desde 2000:

2013
Semifinal do Paulista
São Paulo 0 (3) x (4) 0 Corinthians

Final da Recopa
São Paulo 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 São Paulo

2009
Semifinal do Paulista
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Corinthians

2003
Final do Paulista
Corinthians 3 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 3 Corinthians

2002
Final do Rio São Paulo
São Paulo 2 x 3 Coritnhians
Corinthians 1 x 1 São Paulo

Semifinal da Copa do Brasil
São Paulo 0 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 1 São Paulo

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Um comentário em “São Paulo terá de quebrar tabus contra o Corinthians para ir à final

  1. Apesar de achar o time das galinhas ate mais fraco que o nosso mas jogam naquele galinheiro e la esses sabem aproveitar esse fator nao como nos que jogamos no morumbi e todos fazem a festa em nossa casa, mas quem sabe fazemos a melhor partida do ano melhor que contra o cruzeiro ai sim temos esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*