São Paulo já tem pronta a “Calçada da Fama”

Reproduzo aqui matéria de Jorge Nicola, do Yahoo, a respeito do assunto. Ele conseguiu, em grande trabalho jornalístico, descobrir 58 dos 99 nomes que estarão com suas fotos estampadas na rampa que leva ao Salão Nobre. Abaixo a matéria.

 

“Eleger os 99 jogadores mais importantes da história do São Paulo foi a maior dificuldade da Calçada da Fama, que será inaugurada nos próximos dias no Morumbi. O projeto, idealizado pelo conselheiro Itagiba Francez e realizado nos últimos meses por Homero Bellintani Filho, ganhou o nome de Caminho dos Ídolos e já está pronto – a foto e o nome dos ídolos tricolores ficarão na rampa de acesso ao salão nobre do estádio tricolor.

A fim de manter o suspense, o São Paulo não divulga a relação completa dos homenageados. Mas o Blog conseguiu descobrir 58 jogadores, de todas as épocas, que fazem parte da lista final. Todos os titulares nas três conquistas dos Mundiais, de 1992, 93 e 2005 estão garantidos.

Kaká, Lucas Moura e Hernanes são alguns dos são-paulinos que estiveram mais recentemente no Tricolor e terão seus nomes eternizados. Eles se juntarão a ídolos de milhões de torcedores, como Leônidas da Silva, Friedenreich, Canhoteiro, Poy, Bellini, Chicão (a lista com os 58 nomes descobertos está no fim da matéria).

“A sensação é de muita felicidade por ter concluído uma homenagem a ídolos do passado”, explica o conselheiro são-paulino Homero Bellintani. “Era um desejo antigo do meu amigo Itagiba e me dispus a concretizar seu sonho. Foram oito meses sem descanso, incluindo sábados e domingos, para acompanhar tudo de perto”, conta Homero. “Tenho certeza de que, se não fosse pelo Homero, nada sairia. Seu trabalho foi fundamental e ele merece todas as glórias”, emenda Itagiba.

A dupla ainda contou com a ajuda de Eduardo Monteiro e viabilizou patrocínio para que o São Paulo não tivesse de gastar qualquer centavo com o projeto. “Quanto à inauguração, serão convidados os ídolos vivos e as famílias dos falecidos”, conta Bellintani, sem cravar data.

ALGUNS DOS ÍDOLOS DA CALÇADA DA FAMA:
– Leônidas da Silva
– Canhoteiro
– Friedenreich
– Mauro
– Forlan
– José Poy
– Bellini
– Chicão
– De Sordi
– Waldir Peres
– Dino Sani
– Bauer
– Careca
– Sidney
– Toninho Guerreiro
– Pita
– Pedro Rocha
– Vizolli
– Gerson
– Jurandir
– Dias
– Alfredo
– Riberto
– Serginho Chulapa
– Ricardo Rocha
– Dario Pereyra
– Oscar
– Zetti
– Cafu
– Vitor
– Adilson
– Valber
– Ronaldão
– Ronaldo Luís
– André Luís
– Pintado
– Doriva
– Dinho
– Toninho Cerezo
– Raí
– Leonardo
– Juninho Paulista
– Muller
– Palhinha
– Rogério Ceni
– Lugano
– Fabão
– Edcarlos
– Cicinho
– Júnior
– Mineiro
– Josué
– Danilo
– Aloísio
– Amoroso
– Kaká
– Lucas Moura
– Hernanes”

Parabéns, Jorge Nicola, pelo furo. Parabéns, conselheiro Itagiba Francez, pela ideia; conselheiro Homero Bellintani Filho, pelo projeto e execução; e diretor de Infraestrutura, Eduardo Monteiro, pelo acompanhamento.

Paulo Pontes

26 comentários em “São Paulo já tem pronta a “Calçada da Fama”

  1. Sidney, Vizolli, Adilson, Ronaldo Luís, Danilo, André Luiz e Ed Carlos não são jogadores para esta lista. Mas outros devem fazer parte dos 99, com certeza, como: Miranda, André Dias, Denilson, França, Gino Orlando, Teixeirinha, Sastre, Paraná, Terto, Marinho Chagas, Mirandinha, Sérgio Valentim e ai vai …

  2. Nossos idolos apareceram em diferentes epocas,
    em cada uma delas ha’jogadores que se consagraram
    sem serem os craques que resolviam,
    porem os idolatramos pela sua gana de vencer, luta obstinacao sempre
    tipo Terto, Parana, Jurandir, Bellini, Vitor dentre outros, foram campeoes sim,
    mas nao eram tao craques, jogavam pela vida.
    Nosso time e’ mesmo um time consagrado,
    hoje alguma coisa ta muito errada, ate’ a identidade como jogamos
    viramos um time retranqueiro dirigido por um trenero de uma nota so’,
    sem opcoes taticas principalmente ofensivas.
    ??? Nesse time quem podemos colocar nessa calcada da fama ???
    Para mim ninguem, nao tem nem um Terto, Parana’, Jurandir, Bellini ou Vitor que seja.
    Nosso ultimo titulo a sulamericana de 2012
    tinhamos Ceni, Paulo Miranda, Toloy, Jadson, Luis Fabiano, e o trenero pra nosso desespero Ney Franco. Nenhum craque e um trenero, trenero di mierda e LUCAS
    conseguiu fazer a diferenca e ai’ leva os colegas a serem reconhecidos como idolos, pois quer queiram ou nao conquistaram uma SULAMERICANA, ??? pouco nao ??? Hoje pra passar a primeira fase quase sucumbimos. ??? O que acontece ??? Por isso la atras temos trocentos idolos, nem quem nao fossesm craques, mas ganhavamos TITULOS e e’ isso que fomos acostumados a sermos sempre CAMPEOES.

  3. Putz: tem todo mundo ali. Parece que todos jogadores que vestiram a camisa do S.Paulo vão para a tal calçada da fama.
    Cara, com todo o respeito aos nomes do jogadores informados até agora, a tal lista banaliza o que é ser merecedor de estar imortalizado nesse tipo de homenagem. A meu ver é uma atitude semelhante à obrigatoriedade da execução do Hino Nacional em qualquer evento público no Brasil: banalizaram tanto o Hino que, uma manifestação cívica que era respeitada e executada em situações especiais com todo o respeito hoje é encarada como um hip hop qualquer que apenas atrasa o início dos eventos.
    Mas como tudo hoje é apenas para parecer politicamente correto…

  4. Ainda faltam 41 nomes e já tem torcedor desesperado, esperem a lista oficial e com certeza ela será submetida a apreciação de todos, acredito que nesses 41 faltantes serão incluídos aqueles que realmente merecem.

  5. Paulo concordo quando vc diz vamos com calma, mas temos que alertar pq muita gente que esta ai não lembram de Teixeirinha, Remo, Gino, Turcão, Sastre,etc..

    • Amigo, concordo com sua colocação, eu mesmo que acompanho o São Paulo desde a década de 70, não vi nem metade dos jogadores que vestiram nosso manto sei apenas de histórias, reportagens e poucas imagens, por isso disse que não posso me importar com isso, tenho os meus ídolos e pronto, quem tem apenas 20 e poucos anos terão outros ídolos que não serão ídolos para mim necessariamente.

  6. Fazer uma lista com apenas 100 nomes é bem difícil ainda mais se o critério não é conhecido, se for apenas paixão então fica pior, com certeza todos vamos sentir falta de um ou outro e discordar de outros tantos portanto, nem vou me preocupar com isso, espero apenas que aqueles que são incontestáveis não sejam esquecidos, meus grandes ídolos são: Murici, Valdir Peres, Pedro Rocha, Oscar, Dario Pereira, Zé Sérgio, Raí, Forlan, Chicão, Serginho, jogadores da metade da década 90 em diante dificilmente serão considerados ídolos, a maioria utilizou o São Paulo para suas ambições individuais assim como o São Paulo os utilizou como fonte de renda, nada de amor apenas relação comercial.

  7. Faltam ainda 42 nomes, mas incluir Lucas Moura me pareceu precipitado. Talvez tenha sido incluído por ser a maior venda que o SPFC fez na história.

    Da minha memória afetiva nessa lista falta o Zé Sergio, que jogando pelo Tricolor foi eleito o melhor jogador do Brasil numa época em que tinha a concorrência de Zico, Falcão, Cerezzo, Sócrates, e tantos outros craques.

  8. Telê Santa e Muricy não podem estar foram dessa lista em hipótese nenhuma. O mestre Telê, para mim, é o maior ídolo tricolor disparado.

    Lucas Moura? O que ele fez para estar aí? Deu uns dribles, aqui, outros ali, isso aí o Denílson fez muito também, e nem por isso considero nenhum dos dois ídolos e nem merecedores de estarem aí.

    O terceiro maior artilheiro da história do clube não pode estar fora da calçada fama, seria uma grande incoerência.

    Eu acho que não conseguiria eleger 100 ídolos, não vivi tanto para isso, mas quando eu tiver paciência e tempo vou rabiscar uma listinha aqui para ver quantos nomes eu consigo me lembrar.

  9. Clerisson, permita me concordar e discordar de voce, concordo no caso do Fabuloso, mas discordo no caso do Danilo, pois em sua passagem pelo SP foi primordial na conquista da Libertadores de 2005 fazendo no Morumbi um gol quase no apagar das luzes pois estavamos caminhando para o final e estava 0x0, na decisão contra a brisinha do Pr levantou a bola para o Amoroso fazer o primeiro de cabeça, na fase de grupo fez um gol conta o time do Strogest na Bolivia abrindo o placar, também foi importante na conquista do tetra do brasileiro em 2006, ele honrou o Manto Sacrossanto e quando voltu para o Brasil ele procurou o SP, mas o finado JJ não o aceitou de volta

    • Amigo Ronaldo, talvez eu tenha deixado a indignação me dominar e não me expressei direito…

      Acho SIM que o Danilo mereça estar na lista, o que me causou indignação foi a AUSÊNCIA do Luiz Fabiano!!!!

      Não é possível que alguém que faz quase 250 gols pelo clube não esteja nessa lista!!!

      Só falta colocar o Trellez!!! ( claro, estou sendo irônico)

      Mas concordo com você Ronaldo o Danilo também merece estar na lista!!!

      Abraços!!!

  10. Cadê o Silas??????

    Se a calçada é da FAMA pode incluir treinador também????

    Cadê o Tele Santana????

    Cadê o Cilinho?????

    Ricardo Rocha Ídolo??????

    O que ele fez mais que o Telê Santana e o Cilinho????

    Deu as costas para o SP por anos agora colocado por seu amiguinho pra contar piadas virou ídolo?????

    CADÊ O MURICY????? Se não vale treinador ele foi jogador também Cadê o nome dele????

    O Ricardo Rocha foi mais importante que o Muricy?????

    Tenho certeza que muitos nem lembrava que ele jogou no SP se não fosse o amiguinho trazer ele!!!!!

    Isso é uma VERGONHA!!!!!

  11. Sei que faltam ainda 41 nomes para serem revelados, mas não colocar Zé Sergio nessa primeira lista o cumulo do absurdo, não acho o Sidney (ponta esquerda como o Zé Sergio)melhor, foi um bom jogador mas não era idolo, da epoca dele começando na defesa Oscar e Dario Pereyra, Muller, Pita e Careca, esses sim idolos incontestaveis

  12. A Lista está QUASE completa…

    Esqueceram de colocar o LUIZ FABIANO????????

    Colocaram o Galinha Danilo e não colocaram o LUIZ FABIANO?????

    TERCEIRO MAIOR ATILHEIRO DA HISTÓRIA TRICOLOR!!!!!

    O cara LITERALMENTE brigava por essa camisa!!!!!!

    Vou esperar os xingamentos de quem não tem o bem senso de reconhecer o valor do jogador!!!!!

    Ah faltou o Aguirre tbm!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*