São Paulo e Corinthians brigam por vaga na final e moral na Libertadores

Neste domingo, às 16h, São Paulo e Corinthians se enfrentarão no Morumbi em busca de várias coisas, sendo a principal e mais importante delas a vaga na final do Paulista. Além do passaporte para a decisão do Estadual, no entanto, os dois times colocam em jogo a rivalidade história, a possibilidade de recuperação após uma derrota dura, moral para a Copa Libertadores e até o direito de fugir de uma possível crise, que pode bater à porta em caso de derrota.

O cenário é complexo e passa pelos compromissos dos dois times na última semana, ambos pelo torneio continental. O Corinthians perdeu de 1 a 0 diante do Boca Juniors, fora de casa, enquanto o São Paulo levou uma virada dolorida do Atlético-MG em pleno Morumbi.

O clássico logo na sequência obriga os dois times a levarem a semifinal do Paulista a sério. Quem sair derrotado do confronto perde força do ponto de vista emocional, com as respectivas decisões de mata-mata da Libertadores ainda por vir. Até que elas cheguem de fato, jogadores e comissão técnica devem sofrer uma pressão indesejada, que se transformaria em crise em caso de eliminação no torneio continental.

Para evitar o efeito “bola de neve”, os dois times precisam vencer. Quem conseguir, se aproxima da disputa da primeira taça do ano e ganha fôlego para tentar reverter a desvantagem na Libertadores.

“[As possíveis derrotas] são levadas [adiante] assim como o contrário. Imagine a possibilidade do São Paulo ganhar e ficar fortalecido contra o Atlético. Imagine se a gente ganhar e o quanto vai levar contra o Boca. Serve para o bom e para o ruim”, disse Tite, técnico do Corinthians.

Por outro lado, os dois times negam que os reveses recentes, mesmo que ainda vivos na memória de torcedores e jogadores, possam afetar o desempenho neste domingo.

“A derrota não influencia. A gente teve uma entrega muito grande por terminar com um a menos [contra o Atlético-MG, após a expulsão de Lúcio] e cabe a nós recuperar o time fisicamente. Mas emocionalmente, a torcida abraçou a saída dos atletas e acho que vem no domingo nos ajudar contra o Corinthians”, disse Ney Franco, comandante tricolor.

Os dois times têm pouco a reclamar no que diz respeito a desfalques, e vão a campo com seus times completos. O São Paulo ainda lamenta não poder contar com Aloísio e Rhodolfo, que se machucaram contra o Atlético-MG, e Fabrício e Negueba, já afastados há mais tempo, mas terá Rogério Ceni, Lúcio, Ganso, Jadson e Luís Fabiano.

O Corinthians, por sua vez, segue sem Renato Augusto e Guilherme Andrade, lesionados, mas poderá usar até o meia Danilo, que saiu com dores na panturrilha esquerda na última quarta e chegou a assustar o torcedor.

O jogo acontece às 16h, no Morumbi, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

FICHA TÉCNICA – SÃO PAULO X CORINTHIANS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 05/05/2013
Horário: 16h
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denílson, Paulo Henrique Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*