São Paulo deixará de ser brasileiro que mais vezes jogou Libertadores

O São Paulo não pode mais se orgulhar de ser o clube brasileiro que mais vezes disputou a Copa Libertadores da América. Como em 2018 ficará de fora da competição continental pelo segundo ano consecutivo, o time tricolor será alcançado por Palmeiras e Grêmio com 18 participações no total.

A supremacia são-paulina deixou de existir em função de a equipe ter realizado campanhas fracas nos torneios nacionais nos últimos dois anos. Nesse período, foi eliminada precocemente na Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro em posições intermediárias, após brigar contra o rebaixamento.

Enquanto isso, Palmeiras e Grêmio se credenciaram a disputar três vezes a Libertadores de forma consecutiva. O Verdão, graças aos títulos da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileiro de 2016, além do vice-campeonato nacional deste ano.

Já o Tricolor gaúcho se classificou pelo terceiro lugar do Brasileirão em 2015, pelo título da Copa do Brasil de 2016 e pela conquista da própria Libertadores deste ano.

Desde que começou a figurar na competição, entre 1972 e 2016, o São Paulo foi campeão em 1992, 1993 e 2005. O seu maior jejum de participações na Libertadores ocorreu entre 1995 e 2003. Foram, portanto, nove anos seguidos sem concorrer pelo título internacional.

Com o recente título continental dos comandados de Renato Gaúcho, aliás, o clube do Morumbi passou a dividir o rótulo de maior campeão brasileiro da Libertadores com outras duas equipes. Além deles, o Santos, vencedor nos anos de 1962, 1963 e 2011, também é tricampeão da competição.

Com o 13º lugar no Campeonato Brasileiro de 2017, o São Paulo não ficará ausente de torneios internacionais na próxima temporada, entretanto. A modesta colocação lhe garantiu ao menos disputar a Copa Sul-Americana de 2018, da qual buscará o bicampeonato.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

3 comentários em “São Paulo deixará de ser brasileiro que mais vezes jogou Libertadores

  1. Como ja disse viramos a 4a força de sao paulo, falaram tanto das galinhas 4a força, hj nao passamos de um time mediocre, que luta somente para nao cair, por posicoes abaixo do 10o infelizmente isso tem tudo a ver com diretorias desatrosas como as anteriores e atual, quem sabe 2018 melhore algo com Rai, mas nao acredito ja que uma andorinha nao faz verao.
    Um bom termometro sera o paulistinha veremos o que seremos capaz em 2018, time de tantas glorias virou time que vive sendo gozado, humilhado o tempo todo, e logico a diretoria nao esta nem ai, esta com a conta no banco cada vez mais gordas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*