São Paulo de Rogério Ceni abusa das bolas aéreas, mas é ineficaz

Muitos pontos e aspectos podem ser apontados para explicar a má fase do São Paulo na temporada de 2017 e, especificamente, no Campeonato Brasileiro. A falta de planejamento, o desmanche no elenco, a chegada de reforços de forma tardia… Argumentos inegáveis, que contribuem para uma equipe insegura, ineficaz e de um futebol pobre. Mas, outro ponto também tem chamado atenção nos jogos do Tricolor do Morumbi: o excesso de bolas altas.

Rogério Ceni já utilizou formações com três zagueiros, apostou nas tradicionais linhas de quatro, escalou o time com dois centroavantes, com dois pontas pelas beiradas, já foi ofensivo, já foi cauteloso. O que não mudou até agora é a estratégia de buscar as jogadas abertas para alçar a bola na área. E quando não dá para cruzar, que o lançamento venha de trás mesmo.

Segundo dados do Footstats, o São Paulo chega para o confronto com o Flamengo, nesse domingo, como a terceira equipe do Brasileirão que mais cruza a bola na área do adversário, atrás apenas de Chapecoense (268) e Vasco (266), e empatado com seu rival dessa 11ª rodada. A dita jogada aconteceu 265 vezes até aqui, e os jogadores tricolores erraram o lance em 205 oportunidades na hora de bater na bola.

As estatísticas mostram, também, que nenhum time fica mais tempo com o domínio da bola do que o São Paulo. Isso expõe falta de criatividade e o abuso nas jogadas aéreas. Afinal, se usarmos como referência a média de 56’12min de bola em jogo por partida, que é o recorde alcançado no Campeonato Brasileiro do ano passado, e pegarmos a média de cruzamentos da equipe de Rogério Ceni, que é 26,5 por partida, o São Paulo repete a jogada uma vez a cada 2’11 minutos.

Como normalmente a maioria dos confrontos não chega a esse recorde de tempo de bola em jogo e o São Paulo, obviamente, ainda fica sem a posse da bola sempre que o adversário a detém, essa média de cruzamentos a cada minuto aumenta ainda mais. Apesar de cruzar a exaustão, o Tricolor figura como o segundo time que mais erra nesse quesito e é apenas o quinto na lista dos certeiros.

Um comentário em “São Paulo de Rogério Ceni abusa das bolas aéreas, mas é ineficaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*