São Paulo avalia reestruturação no futebol e deve fazer mudanças

O São Paulo analisa uma reestruturação no departamento de futebol durante a paralisação para a Copa América. Os grupos (espécies de partidos políticos) da base aliada ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, apoiam mudanças estruturais no CT da Barra Funda.

Essa reformulação vai gerar saídas de profissionais de diferentes áreas. Embora esteja pressionado, o diretor executivo de futebol Raí não teve sua demissão pedida pelos conselheiros. O técnico Cuca também não é citado, mas o trabalho está sob avaliação da direção.

Em meio à crise do São Paulo, na última terça-feira Leco fez uma cobrança geral por mais trabalho na reunião semanal de diretoria, realizada no CT.

Em tom crítico, o presidente abriu a conversa pedindo uma solução de problemas em cada área, e cobrou planejamento e resultado dos responsáveis pelos respectivos departamentos (futebol, jurídico, administrativo, financeiro, marketing e comunicação, entre outros).

Anteriormente, Leco pensava em fazer mudanças no futebol do São Paulo e teve essa ideia reforçada após quatro grupos pedirem uma reestruturação profunda no CT da Barra Funda.

Independentemente dos nomes, esse conselheiros apoiam o presidente para as decisões que forem tomadas. Mas nos bastidores cobram atitudes, pois enxergam um problema estrutural no futebol.

Na última sexta-feira, representantes dos grupos “Vanguarda”, “Legião Tricolor”, “Sempre Tricolor” e “Participação”, além do presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, se reuniram com Leco. Esses grupos representam cerca de 70 conselheiros.

Antes da reunião, eles haviam entregado um documento ao presidente pedindo mudança “firme e rápida” no futebol. Assinaram o documento os conselheiros Harry Massis Junior, Anselmo Cagnin Filho, Adilson Alves Martins e Osvaldo Vieira de Abreu. Os quatro e outros conselheiros também participaram do encontro.

Na conversa de mais de duas horas no Morumbi, os conselheiros não pediram demissões de profissionais específicos. Mas discutiram novas filosofias de trabalho, reavaliação do número de pessoas em cada área, funções dos diretores e o organograma do futebol, entre outros assuntos.

Além de Raí, atualmente trabalham no departamento o gerente Alexandre Pássaro, o coordenador Vagner Mancini e o diretor de relações institucionais Lugano, mais presente no dia a dia do futebol desde março.

A folga ao elenco durante a pausa para a Copa América também foi assunto. Assim como os torcedores, os conselheiros também não gostaram do período de dez dias inicialmente planejado.

O departamento de futebol reavalia esse tempo de descanso e deverá reduzir esse número, pois as metas previstas não foram batidas. O mais provável é que os atletas tenham sete dias de folga. Eles também terão um período de duas semanas de treinos no CT da base, em Cotia.

Ainda na reunião de sexta passada, os conselheiros questionaram o trabalho do departamento médico, preparação física e fisioterapia, entre outros setores do clube. Uma das críticas dos conselheiros é sobre o número de lesões e o tempo de recuperação dos atletas.

Agora, apesar de não haver um prazo, os grupos da base esperam que mudanças sejam feitas no dia a dia do CT e que Leco se sinta apoiado para tomar as atitudes necessárias.

Situação x oposição
No fim de fevereiro, conselheiros da oposição do São Paulo se reuniram com Leco no CT da Barra Funda para pedir a saída de Raí e propor mudanças. Eles apresentaram um documento com dez pontos a serem modificados no clube.

Agora, esse novo movimento da situação pedindo uma reestruturação profunda no futebol gerou uma rusga nos bastidores do São Paulo. Isso porque os opositores reivindicam que essa pauta foi levantada por eles há três meses e meio. Conselheiros da situação dizem, no entanto, que o foco e os temas das conversas com o presidente foram diferentes.

Fonte: Globo Esporte

11 comentários em “São Paulo avalia reestruturação no futebol e deve fazer mudanças

  1. Presidente pela mor de Deus precisamos de um centroavante.Everaldo da chapecoense. Um lateral direito nino paraíba do Bahia jogando muito e um bom meio de campo trás Lucas Fernandes de volta

  2. Mudança, mudança, mudança!!!!
    A palavra de ordem.

    O que mais ocorreu no São Paulo nos últimos foi mudança: de técnico, jogadores, comissão técnica…… só não muda os nomes de conselheiros. Bando de abutres.

    Conselheiros pressionando para ter mudanças só piora a situação.

  3. Para a entidade São Paulo FC, só tem uma solução: A DEMISSÃO TOTAL DE TODA
    CUPULA, OU SEJA FECHAR PARA BALANÇO E RECOMEÇAR COM NOSSOS DIRIGENTES E ELEITOS PELOS SOCIOS AI QUEM SABE VOLTAREMOS A SER GRANDE, PQ HOJE SOMOS UMA PORTUGUESA DE DESPORTOS MELHORADA.
    Estou com o saco cheio de passar vergonha e ser gozado por torcedores adversarios.

    • No Bayern de Munique, que é um clube empresa, o presidente é eleito pelos sócios torcedores… e qq um pode ser um sócio torcedor, basta pagar a mensalidade. Não só tem benefícios, como também elege o presidente do clube….

      A resposta é simples, mas quem tem que fazer a mudança é quem vai perder as regalias… é o retrato do Brasil

  4. Como mudar algo se a primeira e mais importante das mudanças seria a troca imediata do presidente?
    Algum grande empresário com visão de empresa deveria entrar, mudando a gestão, separando o social do futebol e tornando o São Paulo uma grande empresa também.
    Este é o caminho trilhado por todos os clubes da Europa e até msm por clubes pequenos em ascensão no cenário mundial.

  5. Vai separar o futebol do social ? Sem essa mudança tudo ficará igual. Com essa mudança teremos maiores investimentos e modernização do futebol, mas com essa separação a teta de muitos conselheiros irão secar, consequentemente eles não votarão nunca a favor disso.
    Continuaremos na porcaria de sempre, uma bela e linda Portuguesa.
    Vamos assistir o jogo do Santos, do Palmeiras, do Fortaleza !!! São muito mais divertidos

  6. Muita fumaça para uma fogueira pequena demais… Esse fogo não assa nem peixe…quanto mais a carne de terceira existente na atual estrutura do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*