São Paulo arma força-tarefa para tapar buraco na defesa

O São Paulo começou 2013 celebrando a força de sua defesa. E ele tinha motivo, pois, além de ter fechado o ano passado com o seu sistema defensivo em alta, o clube ainda contratou o experiente zagueiro Lúcio para reforçar o setor. Mas, agora, após sofrer sete gols – quatro do Bolívar e três do Santos – nos últimos dois jogos com a equipe titular, a poderosa retaguarda tricolor já mereceu a criação de uma espécie de força-tarefa para acabar o quanto antes com esse buraco. Para dificultar o êxito da empreitada, o goleiro Rogério Ceni está sofrendo com uma inflamação no ombro esquerdo e deve desfalcar o time nos próximos dois jogos, ante a Ponte Preta, na próxima quarta-feira, no Morumbi, e contra o Guarani, no próximo sábado, em Campinas.

 Após a derrota por 3 a 1 para o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro, o técnico Ney Franco decidiu que a prioridade é criar formas de a defesa do seu time não ficar tão exposta e, diminuir, imediatamente o número de gols sofridos. Para isso, ele reforçará a obrigação dos seus homens de frente de apertarem mais a marcação, evitando a facilidade vista para os rivais puxarem contra-ataques. Outra atitude do treinador será definir o quanto antes quem é titular da lateral direita. Apesar de ter escalado Paulo Miranda no clássico, o comandante são-paulino gosta bastante de Douglas, que pode atuar na lateral, mas também já foi aproveitado como um meia mais avançado pelo lado direito.
“A gente está usando o Paulista para fazer alguns ajustes. A pré-temporada foi atropelada e não tivemos muito tempo para trabalhar. Temos de saber avaliar bem os problemas e trabalhar muito para melhorar e corrigir os erros”, comentou Ney Franco. “Mas a gente tomou alguns gols que não são só da parte defensiva. Tomou gol em erro de volante, de contra-ataque e após uma falta curta. Faltou comunicação. Temos que avaliar cada gol tomado e consertar isso”, acrescentou ele.
“Sabemos que nós, os jogadores da frente, temos que ajudar mais no meio de campo. Sempre que estivermos sem a bola, temos de nos recompor o mais rápido possível. São dois jogos tomando muitos gols e vamos ter de trabalhar, conversar e procurar melhorar”, afirmou o atacante Osvaldo.
No treinamento desta terça-feira à tarde, no CT da Barra Funda, Ney vai tratar como prioridade a formatação defensiva da equipe. Com a chegada de Lúcio, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, em 2002, ele acabou sacando Rafael Tolói do time titular. Apesar de o ex-jogador do Goiás viver uma fase bem superior a de Rhodolfo, o camisa 4 manteve a posição, pois ele é o único dos três que atua pelo lado esquerdo do campo. Entretanto, se o time continuar levando muitos gols, Ney pode tentar adaptar Tolói pela esquerda, já que admira bastante o futebol do jogador, atualmente reserva.
“A nossa zaga é nova. Mas com os treinamentos, certamente ela vai melhorar. Não é normal tomar tantos gols, mas isso vai deixar de acontecer. Nós vamos fazer um esforço para que o time não sofra mais esse número alto de gols”, disse o meia Jadson.
Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*