Saldo negativo marca o São Paulo nos clássicos em 2017

A frustrante temporada de 2017 do São Paulo passou pelo desempenho da equipe nos clássicos estaduais. Na maioria dos jogos desse tipo, cujos resultados ou provocam crises ou elevam a confiança, o Tricolor decepcionou a sua torcida e terminou o ano com saldo negativo.

O São Paulo disputou um total de 12 clássicos nesta temporada, com um aproveitamento de apenas 36% dos pontos disputados, sendo três vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Foram seis duelos realizados longe de seus domínios, cinco em casa e um em campo neutro.

O Corinthians foi o rival mais vezes enfrentado. Com seis Majestosos realizados, o time tricolor perdeu duas vezes e empatou outras quatro. Ainda ficou frente a frente com Palmeiras e Santos três vezes. No Choque-Rei, foram duas derrotas e uma vitória. Já o San-São foi o único clássico em que o São Paulo teve retrospecto positivo, com dois triunfos e um revés.

Gazeta Esportiva fez uma retrospectiva dos confrontos do clube do Morumbi diante de seus maiores rivais. Abaixo, relembre os resultados dos clássicos envolvendo o São Paulo em todas as competições que disputou no ano.

COPA FLÓRIDA

O primeiro clássico do Tricolor no ano se deu contra o Corinthians, no dia 21 de janeiro, em Orlando, nos Estados Unidos. O Majestoso, válido pela amistosa Copa Flórida, terminou empatado por 0 a 0 no tempo normal. Na disputa por pênaltis, o goleiro Sidão brilhou ao defender duas cobranças e garantir o único título da passagem de Rogério Ceni como técnico do São Paulo.

CAMPEONATO PAULISTA

O primeiro clássico oficial, no entanto, foi disputado na Vila Belmiro, contra o Santos, pela terceira rodada do Estadual. Após sair atrás, o Tricolor virou o placar com gols de Cueva, de pênalti, e Luiz Araújo (2), destaque daquela partida.

Em seguida, sofreu um baque ao perder por 3 a 0 para o Palmeiras, no Palestra Itália, com direito a gol de cobertura de Dudu. Encerrando os clássicos da fase de grupos, cedeu empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Morumbi, depois de dominar boa parte do jogo.

Nas semifinais, o clube alvinegro estaria em seu caminho novamente. No duelo de ida, no Morumbi, com uma fraca atuação, os donos da casa perderam por 2 a 0, com gols de Jô e Rodriguinho. Em Itaquera, Lucas Pratto até balançou as redes adversárias, mas o empate por 1 a 1 eliminou o Tricolor do Paulistão.

CAMPEONATO BRASILEIRO

No Nacional, começou bem ao bater o Palmeiras por 2 a 0, com grande atuação de Luiz Araújo. Na sequência, porém, tropeçou ao ser derrotado por seu algoz no regional: 3 a 2 para o Corinthians, em Itaquera. Na Vila Belmiro, sem Rogério Ceni e com Pintado no comando interino, caiu para o Santos também por 3 a 2.

No segundo turno, foi goleado por 4 a 2 pelo Palmeiras no Palestra Itália. Depois, empatou por 1 a 1 em com o Corinthians em jogo marcado por polêmicas de arbitragem. A principal delas foi o gol legal de Éder Militão invalidado pelo juiz. Por fim, em grande atuação de Hernanes, o São Paulo fechou a série de clássicos com vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no Pacaembu.

Em ordem cronológica, veja os placares dos clássicos envolvendo o São Paulo em 2017:

21//01/2017 – Bright House Networks Stadium – São Paulo 0 x 0 Corinthians
15/02/2017 – Vila Belmiro – São Paulo 3 x 1 Santos – Gols: Santos (Copete); São Paulo (Cueva e Luiz Araújo (2))
11/03/2017 – Palestra Itália – São Paulo 0 x 3 Palmeiras – Gols: Palmeiras (Dudu, Tchê Tchê e Guerra)
26/03/2017 – Morumbi – São Paulo 1 x 1 Corinthians – Gols: São Paulo (Maicon); Corinthians (Jô)
16/04/2017 – Morumbi – São Paulo 0 x 2 Corinthians – Gols: Corinthians (Jô e Rodriguinho)
23/04/2017 – Estádio de Itaquera – São Paulo 1 x 1 Corinthians – Gols: Corinthians (Jô); São Paulo (Lucas Pratto)
27/05/2017 – Morumbi – São Paulo 2 x 0 Palmeiras – Gols: São Paulo (Lucas Pratto e Luiz Araújo)
11/06/2017 – Estádio de Itaquera – São Paulo 2 x 3 Corinthians – Gols: Corinthians (Romero, Gabriel e Jadson); São Paulo (Gilberto e Wellington Nem)
09/07/2017 – Vila Belmiro – São Paulo 2 x 3 Santos – Gols: (Copete (3)); São Paulo (Shaylon e Arboleda)
27/08/2017 – Palestra Itália – São Paulo 2 x 4 Palmeiras – Gols: Palmeiras (Willian (2), Keno e Hyoran); São Paulo (Marcos Guilherme e Hernanes)
24/09/2017 – Morumbi – São Paulo 1 x 1 Corinthians – Gols: São Paulo (Petros); Corinthians (Clayson)
28/10/2017 – Pacaembu – São Paulo 2 x 1 Santos – Gols: São Paulo (Marcos Guilherme e Cueva); Santos (Alison)

Fonte: Gazeta Esportiva

2 comentários em “Saldo negativo marca o São Paulo nos clássicos em 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*