Roberto Natel entrega o cargo de vice-presidente do São Paulo

Roberto Natel entregou o cargo de vice-presidente nesta terça-feira e não faz mais parte da diretoria do São Paulo. O fato, antecipado pelo Tricolornaweb no começo desta noite, ocorreu por divergências com o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva.

A mais recente foi a chegada de Marco Aurélio Cunha, no começo de setembro, para assumir a diretoria executiva de futebol. Além de não ter sido comunicado sobre o nome do escolhido nem sobre a saída do antecessor, Gustavo de Oliveira, Natel via Cunha como adversário em uma eventual nomeação para disputar a presidência. Vale lembrar que Leco comanda o clube até abril de 2017, quando teremos novas eleições e, lógico, pode se candidatar à reeleição.

Roberto Natel vinha trabalhando nos bastidores há alguns meses. Percebendo a fragilidade em tudo o que ocorria no clube e no futebol, foi ganhando apoios. Vários grupos que hoje estão na diretoria aderiram ao vice-presidente. Um dos líderes da oposição, o ex-presidente Fernando Casal de Rey, abriu as portas para o vice-presidente no último sábado.

Na conversa com Leco, Roberto Natel disse que o avisou há oito meses que ele não ganharia a eleição. Leco não acreditou. Natel, então, disse que o presidente tem a caneta na mão e seis meses pela frente para tentar se viabilizar. O que Roberto Natel está defendendo é uma prévia entre os conselheiros para indicar entre ele e Leco, o que quer dizer que Natel não irá para a oposição.

Por enquanto todos os vice-presidentes e diretores permanecerão nos cargos. Já se sabe que os vice-presidentes Social e de Esportes Amadores e de Comunicação e Marketing, Carlos Henrique Sadi e José Francisco Manssur, respectivamente, apoiarão Roberto Natel. Os grupos ligados a eles também. Tem também o grupo Legião, que abriga, entre outros, o diretor Institucional, Ataíde Gil Guerreiro, e o diretor Social, Manuel Moreira. Sabe-se que Ataíde fica com Leco , mas os demais vão com Roberto Natel. O fato é que este grupo Legião, ao que tudo indica, irá para onde o poder apontar.

Em 2014 Natel ocupava o mesmo cargo quando também o entregou ao então presidente Carlos Miguel Aidar, que posteriormente renunciou e foi expulso do Conselho Deliberativo. Na época Natel não gostou do fato de Aidar ter demitido o ex-presidente Juvenal Juvêncio do posto de diretor das categorias de base do clube. Então, aproximou-se de Leco.

Roberto Natel é filho de Laert Natel e sobrinho-neto de Laudo Natel, presidente eleito em 1958, principal responsável pela construção do Morumbi e considerado o patrono do São Paulo, que ficou à frente do clube em sete mandatos, até 1972. E foi, sem dúvida alguma, o melhor presidente da história do São Paulo.

 

Paulo Pontes

Atualização: 23h22

Nota do PP: Acabo de receber uma mensagem do coordenador do grupo Legião, Carlos Belmonte, se dizendo ofendido, em nome do grupo, com a colocação que fiz na matéria, quando cito que “a Legião, ao que tudo indica, irá para onde o poder apontar”. De acordo com Belmonte, há, sim, no grupo, quem defenda a manutenção do apoio a Leco, como há alguns que vão embarcar na canoa de Roberto Natel. O grupo ainda não definiu que caminho tomar. Pelo bem do jornalismo ético que norteia o Tricolornaweb, por se sentir prestigiado em sua leitura por todos dentro do São Paulo, e pela amizade que nutro pelo coordenador do grupo Legião, não me cabia algo diferente a fazer do que este adendo.

2 comentários em “Roberto Natel entrega o cargo de vice-presidente do São Paulo

  1. Pedindo vênia, a priori, aos meus amigos que integram o CD… o que se observa no atual panorama político do São Paulo FC, é similar ao que se verifica na política do país: uma infindável quantidade de grupos políticos, alguns com representatividade tendente a zero. Usando aquele jargão popular: tem cacique demais para pouco índio. Enquanto prevalecer essa tendência, a Instituição continuará mergulhando nesse viés de baixa sem fim. Cada vez mais eu me decepciono com o rumo atual do meu tricolor!

  2. Com essa atitude, Roberto Natel, demonstra, mais uma vez, todo seu caráter, hombridade e, incondicional, amor ao São Paulo Futebol Clube
    Oxalá, que nós o tenhamos como nosso futuro presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*