Rival do São Paulo, Strongest não vence fora na Libertadores desde 82

O São Paulo enfrenta o Strongest, da Bolívia, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela primeira rodada do Grupo 1 da Taça Libertadores. Se depender do histórico do rival nos últimos 34 anos, pelo menos um ponto já pode ser considerado garantido pelo Tricolor. Isso porque o time boliviano amarga um péssimo retrospecto em duelos fora de casa, tendo vencido longe de seus domínios pela última vez no torneio continental em 1982. Desde 2000, foram 29 derrotas e três empates em 32 duelos. Em solo brasileiro, o clube nunca conquistou sequer um ponto.

A última vitória do Strongest em um jogo fora de casa pela Libertadores aconteceu em agosto de 1982, quando venceu o Jorge Wilstermann, também da Bolívia, por 2 a 1, no estádio Félix Capriles, em Cochabamba. Ao todo, a equipe já participou de 21 edições do torneio e comemorou um triunfo longe dos seus domínios apenas quatro vezes: bateu o Deportivo Quito (Equador) em 1965, o Chaco Petrolero em 1971 e o Técnico Universitario (Equador), em 1981.

Diego Wayar, The Strongest X Universidad de Chile (Foto: Agência AFP)Em 2015, Strongest venceu todas em casa, mas não passou da fase de grupos (Foto: Agência AFP)

Em casa, no entanto, o Strongest usa a vantagem da altitude da capital boliviana La Paz para manter um retrospecto positivo. Na Libertadores, são nove vitórias nos últimos nove duelos, tendo passado por cima de times brasileiros como Internacional, Atlético-PR e São Paulo. Foi justamente um brasileiro, no entanto, o último a impor um revés aos bolivianos no estádio Hernando Siles: o Atlético-MG, campeão em 2013, derrotou a equipe por 2 a 1 naquele ano pela fase de grupos.

A última edição da Libertadores ilustra bem o abismo entre o desempenho do Strongest em casa e fora dela. Em 2015, a equipe venceu os três jogos em La Paz, mas perdeu os outros três fora. Dessa forma, não passou da fase grupos, terminando em terceiro no Grupo 4, com nove pontos. O time nunca passou das oitavas de final da competição, alcançadas em 1990, 1994 e 2014.

O São Paulo recebe o Strongest nesta quarta, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu. O time volta a enfrentar os bolivianos na altitude de La Paz na última rodada, no dia 21 de abril. O Grupo 1 também conta com o River Plate, atual campeão, e Trujillanos, da Venezuela.

 

Fonte: Globo Esporte

10 comentários em “Rival do São Paulo, Strongest não vence fora na Libertadores desde 82

  1. é nao sei nao acho que o sao paulo nao passa da primeira fase, e nao adianta o Bauza ele nao vai fazer milagres, tem muito jogador meia boca, tem muito jogador que nao quer jogar bola.
    Michel Bosta esse nao sei o que acontece, cheio de mimimi, reclama, mas jogar que é bom nada, e o que ele perde de gol é impressionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*