Por aumento de cartões, são-paulinos têm palestra de arbitragem

Diante do aumento de cartões neste início de Campeonato Brasileiro, a diretoria do São Paulo convidou instrutores da Escola Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol para proferir palestra ao elenco, no CT da Barra Funda, na manhã desta terça-feira.

O número de amarelos das equipes em geral disparou na atual edição após orientação de se tomar “medida disciplinar adequada” diante de “acintosas reclamações, individuais ou em grupo de jogadores, contra as decisões do árbitro e de qualquer oficial da arbitragem, tanto durante como após o encerramento das partidas”.

Embora a circular tenha sido emitida em fevereiro, muitos times não conscientizaram seus jogadores do risco de cartões antes do início da competição. Para reparar o erro, depois de levar sete amarelos em três rodadas, o São Paulo entrou em contato com a CBF e agendou uma palestra com os instrutores. O serviço, anunciado na própria orientação, é gratuito.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Árbitros foram orientados a tomar medidas em caso de reclamações acintosas contra suas decisões

Em comparação com a edição passada, a equipe tem dois cartões a mais depois de três rodadas, e dois deles são justamente por reclamação – o meio-campista Thiago Mendes, na vitória de sábado sobre o Joinville, e o atacante Luis Fabiano, na segunda rodada.

Não por reclamação, mas sim por falta, já um jogador pendurado, inclusive. O meia Paulo Henrique Ganso foi advertido nas duas primeiras rodadas e se tornará desfalque por uma rodada se receber o terceiro cartão.

Outra recomendação da CBF é expulsar imediatamente “qualquer pessoa, jogador ou substituto que, ao término do primeiro tempo ou ao final da partida, se dirija à equipe de arbitragem, ofendendo, ou aplaudindo de forma irônica”. Até o momento, o São Paulo não teve nenhum cartão vermelho.

A próxima partida do time na competição nacional será no domingo, diante do Internacional, em Porto Alegre. Ainda não foi divulgada a escala de arbitragem para a rodada.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*