Osorio deve ensaiar São Paulo com três zagueiros para pegar a Chape

Em sua apresentação como técnico do São Paulo há dez dias, Juan Carlos Osorio avisou ser adepto a esquemas táticos com três zagueiros, principalmente para enfrentar equipes que contam com dois atacantes de ofício. No sábado, às 16h30, o colombiano terá a Chapecoense com Ananias e Edmilson pela frente e, enfim, poderá colocar em prática seus planos de atuar com três homens à frente de Rogério Ceni.

No treinamento de ontem no CT da Barra Funda, Osorio já avisou seus comandados sobre as pretensões para o confronto na Arena Condá, em Chapecó durante o período em que os portões estavam fechados para a imprensa. Já com os jornalistas presentes, o treinador escalou dois times de 13 jogadores cada e despistou sobre a formação que deve encarar a Chape.

Os atletas aprovaram tanto o coletivo “inchado” quanto a ideia de atuar com três zagueiros no fim de semana. E já nesta quinta-feira o primeiro ensaio deve ocorrer no CT. A tendência é que Rafael Toloi jogue pela direita e Dória seja o beque pelo lado esquerdo. Ao centro, como líbero, o mais provável é que Rodrigo Caio seja escalado, mesmo com a venda para o Atlético de Madrid (ESP) programada para ser resolvida na segunda-feira.

Com Paulo Miranda lesionado e Lucão servindo a Seleção Brasileira no Mundial sub-20 na Nova Zelândia, Rodrigo não deve ser liberado do duelo com a Chapecoense e Edson Silva ficaria como a única opção no banco de reservas. Breno, ainda sem prazo para voltar a jogar, não tem muitas chances de ser relacionado pela primeira vez.

O esquema com três zagueiros mais famoso da história do São Paulo foi o 3-5-2 utilizado entre 2005 e 2008 e é apontado como um dos diferenciais que resultaram na conquista de um Campeonato Paulista, uma Copa Libertadores da América, um Mundial de Clubes e três Campeonatos Brasileiros no período. Osorio, no entanto, não revelou ainda se sua formação tem necessariamente cinco homens no meio de campo e dois no ataque.

Também em sua coletiva de apresentação, o colombiano só deu pistas sobre suas preferências, como o gosto por espelhar os esquemas rivais, por atuar com dois jogadores abertos em torno de um centroavante e por escalar PH Ganso ao lado de outro meia e protegido por apenas um volante.

Em sua estreia contra o Grêmio, o técnico mandou a campo um time no 4-1-4-1. Já a última vez em que um esquema com três zagueiros apareceu no Tricolor foi na goleada por 5 a 0 sobre o Bragantino na 4ª rodada do Campeonato Paulista. Na ocasião, Muricy Ramalho escalou Lucão, Dória e Edson Silva com a justificativa de dar ritmo de jogo aos três beques que brigavam por uma vaga ao lado de Rafael Toloi no time titular.

Fonte: Lance

4 comentários em “Osorio deve ensaiar São Paulo com três zagueiros para pegar a Chape

  1. Ai sim!!!!!! Sou a favor do 3-5-2, vocês vão ver, jogando assim, com o meio mais junto o Ganso joga muito melhor porque tem companheiros mais próximos até pra passes curtos. Torço para que esse esquema seja definido. E Rodrigo Caio sendo o zagueiro central, muito bacana, curto o Rodrigo Caio como zagueiro e ele já disse várias vezes que prefere jogar assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.