Neymar e Luis Fabiano disputam a artilharia do San-São no século XXI

A volta de Paulo Henrique Ganso à Vila Belmiro é um dos grandes atrativos do clássico deste domingo, mas não o único. Outros dois personagens, acostumados a serem protagonistas, prometem fazer um importante duelo valendo o título de “Rei” do San-São do século 21.

Com oito gols cada em dez clássicos disputados, os atacantes Neymar e Luis Fabiano vêm brilhando nos duelos entre Santos e São Paulo e, no primeiro clássico do Paulistão Chevrolet, buscarão o desempate da artilharia. Se depender do retrospecto, o equilíbrio marcará o duelo.

A partida desse domingo será apenas a segunda em que os jogadores se enfrentarão. No único confronto, disputado na primeira fase do Estadual do ano passado, o camisa 9 tricolor levou a melhor sobre o craque do Peixe: vitória são-paulina por 3 a 2. Ambos marcaram gol na partida.

O momento de ambos também é parecido e excelente! Nos três jogos que fez esse ano, Fabuloso marcou quatro vezes. Neymar também começou a temporada voando: quatro tentos em quatro rodadas do Paulistão, além de ter balançado a rede em amistoso contra o Barueri.

No retrospecto recente do San-São, o santista leva ligeira vantagem. No último duelo contra o Tricolor, na semifinal do Paulista do ano passado, a Joia deu show no Morumbi e marcou três vezes, sendo um deles o seu 100° gol pelo Santos. Já Luis Fabiano passou em branco no empate em 0 a 0, na Vila Belmiro, pelo segundo turno do Brasileirão de 2012.

Com fama de carrasco do São Paulo, Neymar venceu o rival por seis vezes, empatou um clássico e perdeu outros três, tendo aproveitamento de 63,3%. Já Luis Fabiano não leva tanta sorte contra o clube de Vila Belmiro. Ele ganhou quatro confrontos, empatou uma vez e perdeu cinco, 43,3% dos pontos disputados.

Na história, quem lidera a artilharia do San-São é Pelé. Serginho Chulapa, que defendeu ambos os time, é o maior goleador após o período em que o Rei do Futebol atuou.

Rivais nesta tarde, os artilheiros podem atuar lado a lado pela Seleção na próxima quarta-feira, quando devem formar o ataque canarinho no amistoso contra Inglaterra. Ele viajam para Londres após o San-São.

Rei e Chulapa: artilheiros com sobras

A disputa pelo posto de maior goleador do San-São é desleal. Pelé, maior artilheiro do clássico, marcou nada menos do que 31 vezes pelo Santos contra o rival.

O Rei do Futebol, inclusive, marcou o seu 500° gol na carreira sobre o Tricolor, em 1962, quando tinha apenas 21 anos.

Após o reinado dele, quem mais balançou as redes em duelos entre Santos e São Paulo foi o atacante Serginho Chulapa, que atuou pelos dois clubes. Entre 1973 e 1982, o jogador anotou 20 vezes pelo Tricolor no clássico, o que representa quase 10% de todos os gols dele pelo clube (foram 242 no total, sendo o maior goleador da equipe). Depois, pelo Alvinegro ele ainda marcou em seis oportunidades no San-São.

O clássico é disputado desde 1930 e o Tricolor leva vantagem: 103 a 76 vitórias. O clube do Morumbi ainda é o dono da maior goleada do confronto. Em 1944, fez 9 a 1.

No entanto, o Peixe se dá melhor em finais, tendo vencido o rival em quatro decisões e perdido apenas duas. Além disso, o Santos eliminou o São Paulo na semifinal do Paulistão nos últimos três anos.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*