Morumbi é tombado e não poderá ter público mais próximo do gramado

O São Paulo recebeu há alguns dias uma carta da Prefeitura de São Paulo informando que o tombamento do Morumbi foi aprovado e está em processo de homologação. O estádio passará a ser considerado uma zona especial de preservação cultural, assim como outras obras do arquiteto Vilanova Artigas.

Isso deve inviabilizar mudanças radicais na fachada do estádio e na estrutura das arquibancadas, como, por exemplo, a antiga ideia de eliminar o setor inferior e aproximar as numeradas do gramado.

– Essa não existe mais. O estádio foi tombado. Há duas semanas, veio o documento de tombamento. As pessoas não entendem o que foi tombado. O que foi tombado é o projeto de arquitetura do Vilanova Artigas. Quando você tomba o projeto dele, você não mexe mais nesse processo de numeradas e nem na fachada. Para conseguir isso, seria uma briga desgraçada, e não acredito que conseguiria. O Pacaembu não conseguiu – disse o diretor de infraestrutura do clube, Eduardo Rebouças, antes de minimizar a ideia de aproximar o público do campo.

– Isso apareceu uma vez, na época da Copa do Mundo, quando o Juvenal entrou nessa. Esse projeto eu não me lembro de ter visto no Conselho. Tem muito conselheiro que fala para não mexer. Muita gente fala “sim”, mas muita gente fala “não”. Eu sou partidário do “não”. Frequento a arquibancada desde os dez anos e conheço muito bem o Morumbi.

O clube ainda aguarda a homologação para saber exatamente quais serão as restrições a partir de agora, mas já foi informado de que qualquer projeto ou intervenção, incluindo pequenos reparos, deverá ser previamente analisado e aprovado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Rebouças acredita que a instalação de uma cobertura no estádio não seria vetada, mas salienta que essa não é uma prioridade do São Paulo neste momento devido ao custo elevado.

– O investimento é de R$ 150 milhões, você acha que vale a pena? É jogar dinheiro pela janela. Com a cobertura, você mexeria no projeto de arquitetura, mas não tanto. Acho que daria conversa com o pessoal que tombou, essa possibilidade existe, mas puxar a numerada, não. Puxando a numerada estou alterando o projeto. De qualquer forma, acho que a cobertura não é fundamental, temos outros investimentos para fazer.

O São Paulo está fazendo algumas reformas no Morumbi para 2019, ano em que o estádio receberá jogos da Copa América.

 

Fonte: Lance

15 comentários em “Morumbi é tombado e não poderá ter público mais próximo do gramado

  1. O que esperar mais de um clube que cada ano se afunda mais e mais um estádio novo é o que traria um fôlego a mais depois dessa notícia as esperanças de ver um morumbi modernizado se cai por terra triste realidade tricolor!

  2. Agora com o tombamento do estádio viramos “vintage” rsrsrs. Mas não me desespero muito, pois aprendi que tanto na vida como na política tudo pode ser feito, desfeito e refeito.

  3. Puseram a pá de cal que faltava para imobilizar o futebol do clube.
    Enquanto adversários ampliam e modernizam suas multi-arenas, visando maiores receitas com o bem estar de torcedores e patrocinadores, o São Paulo terá seu museu dos áureos tempos, tal qual seus carcomidos gestores e conselheiros.
    Não lhes bastou as boas lembranças da infância nas arquibancadas do estádio, tiveram que eterniza-las na intocabilidade do frio concreto, típico dos prepotentes, arrogantes e retrógrados vassalos de JJ.

  4. Só faltava essa má notícia: o tombamento do estádio, que agora somente poderá ser alterado mediante a autorização expressa do COMDEPHAT, e eles não colocam um tostão sequer na conservação obrigatória nos moldes e padrões atuais. Só quem tem imóvel tombado sabe da dificuldade de se manter um imóvel nessas condições. Faltou ação da Diretoria… que a cada dia que passa, prova ser a mais incompetente possível. Meus pêsames Leco, Rebouças e Cia Ltda.

  5. Sou hiper fã dos trabalhos do arquiteto brutalista Villanova-Artigas e acho que muito do que ele fez deve sim ser tombado.

    Mas um tombamento trará enormes prejuízos pro clube e não tem muito haver com poder ou não poder cobrir ou levar a arquibancada para perto do campo (que não vai poder mesmo) mas colocar uma lâmpada requer um processo burocrático gigante.

    A fachada (a maioria das arquitetura brutalista não tem fachada) é o de menos em poder ou não alterar não temos fachada pra alterar, poderia ser incluída em regramento interno do SPFC e até outras estruturas não depender do governo.

    Por um lado, acabarão os processos dos vizinhos que vivem querendo derrubar o Morumbi, mas por outro e muito prejudicial, vamos ficar com um bloco de concreto gigante, defasado que se utiliza para um evento altamente competitivo que necessita sempre de alterações.

    Desesperador

  6. Jesus….. que estão fazendo com nosso time…
    Eduardo Rebolças, o torcedor tem privilégios sim, ainda é o maior patrimônio do clube, teria que ser o primeiro a ser bem cuidado….bom gente, todos esses fazem parte do processo de transformação de nosso clube em piada, parte de uma Diretoria medíocre, defasada , resultados de campo, títulos? Essa diretoria, aonde incluo as pessoas que não tomaram ação sobre a modernização de nosso clube, incluindo esse senhor, estão levando nosso clube cada vez mais para o ridículo, matando uma história que construímos em campo…..lamentável. Realmente o que o colega acima escreveu…uma das piores notícias do ano.

  7. Ah que palhaçada, tombar um estádio particular, VTNC que fez isso e esses LIXOS do Conselho que deixaram!!!
    Deve ser coisa de corintiano pra ferrar com o SPFC, mas como não temos diretoria pra defender os interesses do clube, todo mundo faz o que quer.

    Es esse sujeito vem dizer que eh contra cobrir os estádio, que não tem importância? Eh porque ele não fica na arquibancada tomando chuva ou sol, imbecil!!!

  8. UMA DAS PIORES NOTICIAS DO ANO, PELO AMOR DE DEUS, QUEM FOI O FDP QUE DEIXOU ISSO ACONTECER?
    SR. EDUARDO REBOUÇAS SE LER MEU COMENTÁRIO FIQUE SABENDO QUE VOCÊ É UM DOS RESPONSÁVEIS PELO ESTADO VERGONHOSO DO NOSSO ESTÁDIO, SE VOCÊ FREQUENTA O MORUMBI É É RESPONSÁVEL PELA INFRA ESTRUTURA DO ESTÁDIO COMO DISSE PORQUE ATÉ AGORA NÃO RESOLVEU O PROBLEMA DOS BANHEIROS NOJENTOS QUE TEMOS, SERÁ QUE NA SUA CASA SÃO PIORES? NEM NA ETIÓPIA SÃO TÃO HORRÍVEIS, E QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS MELHORIAS QUE REALENTE FEZ PARA O TORCEDOR????
    VOCÊ DEVE SER MAIS UM DOS QUE FICAM ESCONDIDOS ATRAS DESSE LECO DOS INFERNOS.
    DESCULPEM MEUS AMIGOS TORCEDORES É QUE JÁ NÃO AGUENTO MAIS TANTA INCOMPETÊNCIA NO NOSSO “DELES” SÃO PAULO.

  9. Puro retrocesso. Os dinossauros do conselho do SPFC estão sempre se superando. Eles detestam mudanças. Ou seja, o Morumbi não poderá passar por grandes reformas e mesmo as menores deverão ser aprovadas por um órgão público. Francamente.

  10. O SPFC está parado no tempo há tempos..
    O nosso SPFC está apodrecendo por dentro. Com tantos CANALHAS LADRÕES no clube, verdadeiros sanguessugas…

    “Morumbi é tombado e não poderá aproximar público do campo”
    Só pode ser PIADA.

  11. A Cobertura da Arquibancada é sim uma prioridade para o estádio, o torcedor tem que ser melhor tratado em seu estádio, um projeto sustentável ainda poderia gerar energia através de placas de coleta de energia solar. Chega de retrocesso no São Paulo ! Precisamos olhar pra frente.. sempre fomos da vanguarda !!!

  12. Quer dizer que se amanhã o SPFC quiser construir outro estádio no lugar do Morumbi não pode, é isso??
    Esse tombamento foi planejado e executado por alguém do SPFC??
    Pelo visto esse tombamento não traz nenhum benefício ao clube ou traz?
    Se a prefeitura tombou o estádio, ela isenta o SPFC de algum imposto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*