Morumbi celebra nova iluminação e diminuição dos gastos com energia

A Signify, empresa detentora da marca Philips e responsável pelos novos refletores do Morumbi, produziu um vídeo que celebra o fato de o estádio do São Paulo ser o primeiro com iluminação 100% em LED no Brasil.

O vídeo conta que o Morumbi ficou com 3.000 lux (índice de iluminação), sendo que a CBF determinou em 2017 que os estádios deverão ter, até 2021, refletores de 2.500 lux. Mesmo assim, a potência é menor e os gastos do São Paulo com energia poderão ser reduzidos em até 30%.

O Tricolor pagará R$ 2,8 milhões pelos novos refletores, em financiamento que durará entre três e quatro anos. O pagamento começará depois de seis meses, que representam o período de carência.

A troca da iluminação foi uma das mudanças que o São Paulo fez em seu estádio de olho na Copa América, mas também para um legado que o diretor de infraestrutura do clube, Eduardo Rebouças, acredita que poderá ser de até 30 anos. Também foram instalados dois telões abaixo dos refletores, os vestiários foram completamente reformados e agora as duas equipes e a arbitragem têm um túnel único para entrarem em campo.

7 comentários em “Morumbi celebra nova iluminação e diminuição dos gastos com energia

  1. Paulo Pontes, uma pergunta:
    Os investimentos feitos para adequar o estádio para a Copa América não haviam sido anunciados como verbas de patrocínios específicos?
    Não houve a promessa de que o gasto total próximo a R$ 50 milhões seria coberto integralmente por patrocinadores sem que as Finanças do clube fossem impactadas?
    Será que estou enganado? Você tem como pesquisar em seus arquivos?

    • se a escuridao no publico fosse tanta a ponto de nao se conseguir enxergar, eu ate acharia pertinente a reclamação. mas eu ja estive no morumbi com esta nova iluminação e, mesmo atras dos gols, a claridade é bastante boa (muito melhor do que o que parece pela televisao). se você quiser, consegue ler um livro tranquilamente nas arquibancadas atras dos gols do morumbi.

      alem disso, o mais importante, que é o campo de jogo, está super bem iluminado. melhor do que antes dos LEDs e com a conta de luz mais baixa.

      • Atrás dos gols está muito escuro, se for comparar com as iluminações anteriores, ficou péssimo, não consegue ver uma pessoa dois degraus abaixo ou acima. No campo no entanto ficou perfeito. Acho que dois refletores virados para as arquibancadas laranja e amarela já resolve.

    • Essa questão da escuridão só é notada nas transmissões de jogos pela televisão. Também achava isso, mas quando estive recentemente num jogo noturno no Morumbi pude perceber que não tinha escuridão alguma.
      Isso decorre da regulagem das câmeras das emissoras de televisão. Como iluminação do gramado ficou muito boa (forte), as câmeras são automaticamente reguladas para a captação de menos intensidade de luz.
      Logo, como atrás dos gols a intensidade de luz é menor fica impressão de que ali está muito escuro, quando na realidade para quem está no estádio está bem mais claro.
      Quem quiser criticar algo de errado nessas novidades do Morumbi, pode criticar os telões, pois além da aparente improvisação da sua instalação, quem senta nas primeiras cadeiras das cativas e numeradas, tanto superior quanto inferior, não consegue enxergá-lo. Eu alertei que isso ia acontecer.
      Entretanto, temos que considerar que poderia haver inviabilidades técnicas de colocá-lo em outro lugar do estádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.