Mais uma final: saiba como Palmeiras e Tricolor monopolizam a base

O São Paulo, campeão da Copa do Brasil e da Supercopa Sub-20, e o Palmeiras, campeão paulista e do Campeonato Brasileiro da categoria, disputarão o título da Copa RS neste domingo, às 11h30, no Complexo da PUC-RS. Será mais um capítulo do domínio dos dois clubes nas categorias de base.

Em 2018, todos os principais torneios de base nacionais tiveram um ou outro na final – ou os dois. O São Paulo perdeu a decisão da Copa São Paulo Júnior para o Flamengo e venceu a Copa do Brasil Sub-20 diante do Corinthians, enquanto o Palmeiras superou o Vitória para ser campeão do Brasileiro da categoria. Há 20 dias, o Tricolor bateu o Palmeiras nos pênaltis e foi campeão da Supercopa Sub-20, que reunia os campeões da Copa do Brasil e do Brasileiro e valia vaga para a Libertadores da categoria em 2019.

No Paulistão, a única categoria que não teve Choque-Rei na decisão foi a sub-20, em que o Palmeiras sagrou-se campeão diante do Corinthians. Os rivais se enfrentaram nas decisões do sub-11 (deu São Paulo), sub-13 (deu Palmeiras), sub-15 (deu São Paulo) e sub-17 (deu Palmeiras).

Há um ano, a final da Copa RS Sub-20 também foi disputada por ambos. Melhor para o São Paulo, que venceu o jogo por 4 a 3 e conquistou o título desta competição pela terceira vez seguida.

Os bons resultados não aparecem à toa. Os dois clubes têm trabalhos bem consolidados na base. O São Paulo tem uma estrutura de altíssimo nível no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, inaugurado em 2005, em Cotia, enquanto o Palmeiras tem modernizado seu CT em Guarulhos desde 2015. Nas duas equipes, é comum ver garotos em intercâmbio nos treinos da equipe profissional, o que facilita a transição.

Talvez a maior diferença esteja na postura dos clubes no mercado. O Palmeiras, capitaneado por Alexandre Mattos, adotou a filosofia do “é bom? Contrata”. O clube criou um departamento de captação e estabeleceu uma rede de contatos para ter em suas categorias de base o maior número possível de jovens destaques. Há atletas contratados já para o sub-20, com pouco tempo para jogar na base. O zagueiro Pedrão, que já atuava até pelo profissional do Água Santa, é um exemplo: veio por empréstimo, foi muito bem no sub-20 e acabou promovido ao profissional após ser comprado. O baiano João Paulo Sampaio é o dirigente responsável pela base alviverde, em substituição a Erasmo Damiani, contratado para dar início a essa reestruturação.

Já o São Paulo vai menos ao mercado e prioriza o desenvolvimento dos garotos desde crianças. O clube tem uma gama de atletas observados com menos de 13 anos, idade em que os melhores começam a ser alojados em Cotia. Com uma série de critérios, o clube tenta medir a capacidade atual dos jogadores e o potencial para o futuro. Dessa forma, decide quem fica no clube e quem sai. Pedro Smania é o dirigente que responde pela base tricolor.

O Sul-Americano Sub-20, em janeiro, terá seis atletas do Palmeiras e quatro do São Paulo a serviço da Seleção Brasileira. O atacante Papagaio, o zagueiro Vitão, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e Alan Guimarães e o lateral-esquerdo Luan Cândido representarão o Palmeiras, enquanto o zagueiro Walce, o volante Luan, o meia Igor Gomes e o atacante Toró foram chamados pelo Tricolor.

Fonte: Lance

Um comentário em “Mais uma final: saiba como Palmeiras e Tricolor monopolizam a base

  1. Uma pena a base só dar retorno financeiro e formar poucos jogadores para o time principal.
    Mas os empresários amigos do Leco deitam e rolam além de ganharem milhões.
    Aguardemos para ver se vão realmente chegar contratações de verdade ou se vai continuar as costumeiras porcarias de sempre.
    Espero contratações pq se depender da base em 2109 é rumo à segundona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*