Maior temor do São Paulo com caso Iago é por novos reforços para 2016

Ainda que um dos artigos da denúncia pela contratação de Iago Maidana tenha como pena máxima o rebaixamento, o São Paulo não teme que isso aconteça. A maior preocupação no clube é ser proibido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de registrar outros atletas.

Com base no artigo 34 do Regulamento Nacional de Intermediários, o clube pode, entre outras penas, sofrer “suspensão de registros de novos jogadores por até 1 (um) ou 2 (dois) períodos anuais ou janelas de registros”. Assim, qualquer planejamento do departamento de futebol com relação a reforços não poderia ser executado.

Roberto Armelin, advogado que costuma representar o São Paulo no STJD, prefere não comentar qualquer estratégia de defesa.

– Só posso preparar minha defesa quando conhecer a acusação. Não fomos intimados. O que posso dizer é que o São Paulo tem defesa – disse, revelando ter falado do assunto com Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que assumiu a presidência do clube interinamente.

– Conversei rapidamente com o presidente em exercício, que me incumbiu dessa defesa. Ele me pediu para cuidar disso. Estou cuidando. Eu e muita gente – comentou o advogado.

Qualquer que seja o julgamento, o São Paulo esgotará todas as instâncias para recurso. Além disso, considera desde já a hipótese de apelação futura na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), localizada na Suíça, como fez o Flamengo no ano passado após ser punido pelo STJD pela escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos.

– Há esse precedente. Depois de passar por todas as instâncias do STJD, o clube poderia apelar, sim. Os casos levam em média seis meses para serem analisados pelo CAS, mas pode-se tentar pedido de efeito suspensivo, que a corte não costuma deferir, porém. Não deferiram o pedido do Barcelona, por exemplo – opina Marcos Motta, advogado especialista que já atuou como consultor em muitos casos perante o tribunal suíço.

Na denúncia oferecida na sexta-feira, além do São Paulo, também o Criciúma (que detinha os direitos econômicos de Iago Maidana), o Monte Cristo (clube da terceira divisão goiana que serviu como ponte no negócio) e o próprio zagueiro de 19 anos foram enquadrados.

 

Fonte: Globo Esporte

2 comentários em “Maior temor do São Paulo com caso Iago é por novos reforços para 2016

  1. Atenção a todos .

    Paulo pontes e todos os torcedores do soberano a mídia nojenta vai quere rebaixa o soberano com esse caso do garoto não vamos deixa isso acontecer e podem se prepara que vem pancada por ai . Fica esperto Paulo pontes para defender o soberano como jornalista .

    Abraços a todos os soberanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*