Josef, Ricardo e outros: Osorio chama atletas pelo primeiro nome

“Bueno, Josef”. “Excelente, Ricardo”. Juan Carlos Osorio, novo técnico do São Paulo, não se dirige a todos seus jogadores pelo nome que carregam nas costas da camisa (geralmente sobrenome ou apelido). Em alguns casos, o colombiano os chama por seus prenomes nos treinos, o que causa surpresa de início.

Josef é o volante Josef de Souza Dias, mais conhecido como Souza. Ricardo é o meia-atacante argentino Ricardo Adrian Centurion, conhecido apenas como Centurión (ou Ricky em seu país) e que é o único do elenco a ter o espanhol como idioma materno.

A peculiaridade gera graça, mas pode gerar também pequena confusão, principalmente por haver jogadores homônimos. Ao falar com “Matheus”, o treinador não se referia a Matheus Reis, lateral esquerdo recém-promovido da base, mas sim ao zagueiro Matheus Dória Macedo.

Há explicações cabíveis. Estudioso e atento a tudo que o cerca, Osorio pode ter se preocupado em decorar o nome completo de cada um de seus jogadores. Ou passou a chamá-los assim ao ter essa informação através da súmula (ou do material de imprensa do próprio São Paulo) na partida de sábado, contra o Grêmio, quando estreou no comando técnico.

SPFC – Site Oficial

Josef de Souza Dias é Souza, volante que teoricamente é titular e foi recentemente convocado pela Seleção

Mas, se soa estranho para os brasileiros serem chamados pelo primeiro nome, também não é comum para o colombiano ser chamado de Osorio. Segundo ele, a imprensa de seu país se dirigia a ele como Juan Carlos. A pessoas do clube, no entanto, confidenciou que a forma pela qual passou ser tratado no novo clube seria motivo de muito orgulho para seu pai.

Fica a dúvida de como ele vai se referir a Paulo Miranda quando souber que o zagueiro (que se recupera de estiramento na coxa esquerda) se chama Jonathan Doin, na realidade.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

4 comentários em “Josef, Ricardo e outros: Osorio chama atletas pelo primeiro nome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*