Jejum de uma década deixa São Paulo atrás de ‘todos’ rivais brasileiros

O fim de semana de decisões nos torneios estaduais trouxe uma marca negativa para o São Paulo. Com o título do Vasco da Gama no Campeonato Carioca, o primeiro desde 2003, o Tricolor Paulista agora é quem está há mais tempo na fila por um Estadual entre os 12 principais clubes do futebol brasileiro.

A última vez em que o time do Morumbi foi campeão paulista foi em 2005. Em 19 jogos, na fórmula de pontos corridos, a equipe então comandada por Emerson Leão venceu 14 partidas, empatou três e perdeu somente duas, somando 45 pontos – Corinthians e Santos dividiram a segunda colocação com apenas 37.

Do elenco que ergueu a taça na antepenúltima rodada, em empate sem gols com o Santos em Mogi Mirim, apenas Rogério Ceni segue no São Paulo. A conquista de 2005 foi a terceira de um Paulistão para o Mito e a 21ª para os tricolores, que têm a data de fundação estabelecida no estatuto como 1930 – em 1935, o clube encontrou problemas financeiros, fechou as portas temporariamente e retomou as atividades.

Este já é o segundo maior período sem conquistas estaduais do Tricolor. O maior é de 13 anos e aconteceu entre 1957 e 1970, durante a construção do Morumbi. O melhor período foi entre 1980 e 1989, com cinco taças.

No ranking dos maiores jejuns estaduais, o São Paulo é seguido pelo Palmeiras, que não vence um Campeonato Paulista desde 2008 e foi derrubado neste domingo para o Santos. A terceira posição é ocupada pelo Grêmio, que caiu para o Internacional, campeão gaúcho cinco vezes consecutivas desde 2010.

Fonte: Lance

3 comentários em “Jejum de uma década deixa São Paulo atrás de ‘todos’ rivais brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*