Hoje criticado, Milton Cruz começou como interino nas férias de Pita

O auxiliar técnico Milton Cruz dirige o São Paulo de forma interina pela 26ª vez nesta quarta-feira, na partida contra a Portuguesa, pelo Campeonato Paulista. Funcionário do clube desde 1997, o ex-jogador virou a principal opção como tampão para o cargo de treinador da equipe dois anos depois, aproveitando as férias do preferido da diretoria para a função.

Alternando a condição de auxiliar e as missões como técnico, Milton Cruz teve prestígio no Morumbi por um bom tempo, mas já não é mais unanimidade. Com resistência na diretoria e criticado também por parte da torcida, o profissional tem nova chance à frente da equipe no Morumbi, acumulando um retrospecto de 25 jogos, com 11 vitórias, seis empates e oito derrotas.

A primeira oportunidade como interino surgiu em 16 de dezembro de 1999. Na época, a diretoria havia definido que Pita, ex-jogador e então técnico dos juniores, seria o substituto interino do demitido Paulo César Carpegiani e comandaria a equipe diante do Atlético-PR, em partida decisiva por um torneio seletivo para a Copa Libertadores da América seguinte. Porém, o preferido não pôde assumir.

“Não sabíamos que o Pita estava em férias. Ele agradeceu o convite, mas rejeitou, porque já estava com viagem marcada”, declarou o diretor de futebol da época, José Dias, em edição do dia 14 de dezembro de 1999 do jornal A Gazeta Esportiva.

Gazeta Press

Milton Cruz está no São Paulo desde 1997 e já dirigiu o time interinamente em 25 partidas

Assim, Milton Cruz acabou alçado à condição de interino, com o objetivo de vencer o Atlético-PR no segundo jogo da semifinal da seletiva por pelo menos dois gols de diferença, depois de o São Paulo ter perdido por 4 a 2 em Curitiba, placar que custou o emprego de Carpegiani.

O ex-jogador se sentia pronto para a missão. “Já tenho uma vivência grande no futebol e trabalhei com vários técnicos de nome”, afirmou, na época. O São Paulo conseguiu vencer em casa, mas o triunfo por 2 a 1 não serviu para garantir a classificação, sendo eliminado pelo Atlético-PR em um jogo marcado por duas quedas de energia no Morumbi.

O clube paranaense abriu o placar com gol de Lucas, logo no início do segundo tempo. Porém, França bateu pênalti sofrido por Souza para empatar. No momento em que o Tricolor aumentou a pressão, os refletores se apagaram, e a partida ficou paralisada por 25 minutos.

O imprevisto gerou até desconfiança do são-paulino Jorginho. “É muito estranho, principalmente em época de eleições. Espero que não seja obra da oposição”, afirmou o tetracampeão. As luzes foram novamente acesas, e a virada saiu em gol contra do zagueiro Leonardo.

Porém, mais uma vez, os refletores tiveram um problema. A partida ainda foi recomeçada, mas o placar por 2 a 1 persistiu, garantindo a vaga ao Atlético-PR, que acabaria sendo campeão na decisão contra o Cruzeiro.

Fernando Dantas/Gazeta Press

O auxiliar técnico não tem mais o prestígio de antigamente e vem recebendo críticas da torcida

O fim da trajetória do Tricolor na seletiva também abreviou a primeira passagem de Milton Cruz como interino, já que o combinado era de que o auxiliar ficasse à frente do time até o fim da temporada, encerrada justamente na eliminação frente aos paranaenses.

No entanto, a partir de então, o funcionário fixo da comissão técnica passou a ser solicitado sempre que havia alguma demissão de treinador ou impossibilidade do efetivo dirigir o time. Antes de reassumir o elenco nesta quarta-feira, Milton Cruz não era interino desde janeiro, quando Muricy Ramalho não pôde participar do Torneio de Manaus por problemas de saúde.

Agora, a diretoria de futebol espera que o auxiliar treine a equipe por até quatro jogos, que é o prazo máximo esperado para a contratação de um novo técnico. Apesar de Milton Cruz ter perdido prestígio no Morumbi, o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, avisou que o auxiliar voltará à função normal quando o novo treinador chegar.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

3 comentários em “Hoje criticado, Milton Cruz começou como interino nas férias de Pita

  1. Mais um do estilo “boleiro”… que não se atualizou, que parou no tempo e no espaço. Como observador (olheiro) fez tantas indicações frustrantes que deveria ter pago indenização ao Tricolor. Espero que a sua interinidade seja a mais breve possível..

    • Pra mim nem seria mais nada, esse deveria mesmo ser dispensado,
      e’ frustante, no seu lugar mesmo Murici, recuperado de seus traumas,
      ou Zetti, ou um Pintado, Sillas alguem com uma dedicaca’o pelo cargo
      que seja mais estudioso e atento a novos craques e inovaco’es e metodologias no esporte
      que adotou.

  2. Cansei de voce + , na’o serve nem para estudar jogadores adversarios
    que poderiam vingar no nosso, e’ apenas um kome e dorme,
    talvez mais alguma coisa.
    Se a diretoria fosse o que acha que e’,
    teria contratado o proprio Murici para o seu posto
    e’ claro depois de refeito dos problemas intestinais.
    Seria uma boa, creio que muito melhor que esse faz nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*