Há 37 anos, Tricolor conquistava o Brasil pela primeira vez

Hexacampeão brasileiro, o Tricolor escreveu o primeiro capítulo de sua vitoriosa história na competição nacional em 1977, sob o comando do presidente Henri Couri Aidar. E para erguer o troféu, o clube teve que deixar para trás as desconfianças e desbancar os favoritos Internacional, bicampeão, de Falcão; o Atlético Mineiro, de Cerezo; o Fluminense, de Rivellino e o Flamengo, de Zico.

A experiência do bicampeão Rubens Minelli e a liderança de Darío Pereyra conduziram a vencedores campanha do São Paulo, que encarou uma longa competição até o dia 5 de março de 1978 para ficar com a taça. Fases e mais fases para se decidir o campeão. Na primeira, o São Paulo se classificou em segundo lugar, com 18 pontos, em um grupo de dez times.

Na seguinte, novamente se classificou no segundo posto, com sete pontos ganhos e com uma sonora goleada no então favorito Internacional: 4 a 1 em Porto Alegre. Na terceira fase, a vaga para a semifinal foi conquistada com a liderança do grupo. Foram três vitórias, um empate e somente uma derrota, para o Botafogo-RP (1 x 0).

Nas semifinais, um confronto inesperado: São Paulo x Operário de Campo Grande. Morumbi lotado (recorde de público do clube até hoje em jogos pelo Brasileirão: 109.584 pessoas), pressão e jogo apertado até os 32′ do segundo tempo, quando Serginho inaugurou o placar. A partida acabou 3 a 0 a favor do Tricolor. Com a boa vantagem acumulada, a derrota fora de casa por 1 a 0 no jogo de volta não atrapalhou.

Então, no dia 5 de março de 1978, finalmente a decisão pelo título de 1977. Mineirão fervendo com 102.974 pessoas e o Atlético Mineiro decidindo o título em sua casa – jogo único -, pelo fato de ter melhor campanha nas fases anteriores. No tempo normal, 0 a 0. Pênaltis. De virada nas penalidades máximas, o São Paulo derrotou o rival com grande atuação de Waldir Peres e escreveu a primeira de muitas conquistas nacionais de um dos maiores campeões da história!

 

Fonte: saopaulofc.net

Um comentário em “Há 37 anos, Tricolor conquistava o Brasil pela primeira vez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*