Há 11 anos o São Paulo conquistava seu terceiro título Mundial no Japão

O dia 18 de dezembro jamais sairá da cabeça dos são-paulinos. Em 2005, foi nesta data que a torcida tricolor pôde saborear seu terceiro título Mundial de futebol. Após o Bi em 1992 e 1993, ambos em Tóquio, foi a vez de Yokohama receber a equipe paulista. A vitória por 1 a 0 com gol do volante Mineiro e uma inesquecível atuação de Rogério Ceni tornou o São Paulo o primeiro clube brasileiro e se sagrar Tricampeão do Mundo.

A história começou a ser escrita contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, na semifinal. Amoroso foi às redes duas vezes e Ceni também marcou de pênalti na dura vitória por 3 a 2. A passagem à final estava garantida, mas o adversário era o grande favorito. O Liverpool de Gerrard chegou à Ásia em alta e ciente de toda a responsabilidade que carregava consigo.

O São Paulo entrou em campo com: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Foto: Divulgação/Arquivo SPFC)

Mineiro marcou o único gol do jogo ainda no primeiro tempo (Foto: Divulgação/Arquivo SPFC)

Mas, com a bola rolando tudo mudou rapidamente. Isso porque em uma jogada inesperada pelos ingleses, logo aos 27 minutos do primeiro tempo, o centroavante Aloisio, que havia sido contratado há pouco tempo, saiu da área e abriu espaço para a penetração surpresa de Mineiro. A jogada deu certo e o volante abriu o placar.

“Brinquei que fui um Ronaldinho paraguaio e o Mineiro teve a frieza do baixinho Romário (risos). A gente treinava bastante e fazia este posicionamento. Quando dominei a bola, o neguinho (Mineiro) passou gritando. Já tentei dar este passe umas 100 vezes e não consigo mais. Deu certo na primeira vez”, brincou Aloisio, em entrevista ao site do clube à época.
“Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Vi o posicionamento do goleiro e toquei. Sabíamos que os ingleses marcariam nossas jogadas de ataque, então teria de ter uma surpresa”, completou Mineiro.

Com a derrota parcial, o Liverpool se lançou todo o ataque e o segundo tempo foi dramático para os são-paulinos. A apreensão entre torcedores e jogadores era quase que a mesma. Mas, além de toda a competência do sistema defensivo montado pelo técnico Paulo Autuori, Rogério Ceni estava inspirado. O goleiro artilheiro fez defesas espetaculares. Uma delas é a mais marcante na memória de todo são-paulino, depois de cobrança de falta de Gerrard, que Ceni buscou no ângulo.

Após o apito final, a sensação de alívio foi rapidamente tomada pela euforia e por muita comemoração. Neste domingo, um dos títulos mais importantes da história do São Paulo completa 11 anos, mas ainda está fresco na memória de seus torcedores, que esperam, com o retorno de Rogério Ceni ao clube, agora como técnico, resgatar os tempos de glória, que começam a dar saudades.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 0 X 1 SÃO PAULO

Local:Estádio Internacional, em Yokohama (Japão).
Data: 18 de dezembro de 2005.
Horário: 19h20 local (8h20 de Brasília).
Árbitro:Benito Armando ArchundíaTellez (México).
Assistentes: Arturo Velasquez (México) e Hector Vergana (Canadá).
Público:66.821 pagantes.

GOL:
SÃO PAULO: Mineiro, aos 27 minutos do 1T

LIVERPOOL: Reina; Finnan, Carragher, Hyppiä e Warnock (Riise, 34’/2T); Sissoko (Sinama,34’/2T), Gerrard, Xabi Alonso e Luis Garcia; Kewell e Morientes (Peter Crouch, 40’/2T)
Técnico: Rafa Benítez

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Grafite, 30’/2T).
Técnico:Paulo Autuori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*