Ganso desperta com Muricy e vira peça-chave para evitar rebaixamento

Demorou. Foram cerca de nove meses de dúvidas sobre o futuro de Paulo Henrique Ganso. O ex-maestro santista conseguiria recuperar a carreira no São Paulo? BastouMuricy Ramalho chegar, e a resposta já tende para o sim. Depois da boa atuação e do golaço marcado contra o Náutico (assista no vídeo aos melhores momentos da vitória por 3 a 0), o meio-campista se firma como o principal jogador na evolução do Tricolor no Campeonato Brasileiro e resgata parte do prestígio perdido com as seguidas lesões.

Desde a volta ao clube, no início de setembro, Muricy fez questão de destacar que contava com Ganso para fazer a equipe subir de produção. O meia, na época dividindo a função de “cérebro” com Jadson, contou com a má fase do companheiro para se fixar como o principal articulador, condição semelhante à que viveu com o técnico no Santos.

Tudo passa pelos pés do camisa 8. Os números mostram a precisão dele nesse quesito armação. Em 23 partidas que disputou no Brasileirão, ele deu 735 passes, sendo 642 certos e apenas 39 errados. Mais tempo com a bola significa também um maior combate dos adversários. Foram 59 faltas sofridas até agora, sendo líder absoluto nesse quesito no Tricolor.

Ganso São Paulo e Náutico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ganso foi o cara na vitória sobre o Náutico no Morumbi (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Ganso ficou mais participativo. O tempo de apenas olhar o rival, que muitas vezes irritou a torcida, parece ter acabado. Muricy cobra que o meia aperte a marcação e, pelo menos, acompanhe os defensores contrários que tentam sair de trás. Por conta disso, alcançou 30 roubadas de bola e seis desarmes.

– Ele está subindo de produção porque tinha de jogar mais do que estava jogando. Claro que muda um pouco o posicionamento, mas não tem milagre. A parte física melhorou muito. Se medir a quilometragem, ele está correndo cada vez mais, está participando mais, roubando bolas. Ele sabe jogar, e eu o deixo à vontade para criar – afirmou o treinador.

O meia melhorou também em sua principal característica: as assistências. Antes de Muricy, ele havia feito apenas um passe para gol – diante do Fluminense, no Morumbi. Desde a chegada do treinador, foram outros três – um contra a Ponte Preta e dois frente ao Vitória. É bem verdade que o ataque não colabora para o número ser ainda maior. Todas as opções do setor vivem má fase.

Apesar de ter evoluído recentemente, Ganso vive uma temporada constante no campo, ficando longe de lesões. Ele é o terceiro jogador que mais vezes vestiu a camisa do São Paulo na temporada: 55. Apenas Aloísio, com 59, e Rogério Ceni, com 57, estão acima. Antes de ser suspenso pelo terceiro cartão amarelo e ficar fora contra o Corinthians, emplacou uma série de 16 partidas consecutivas, a maior desde que foi contratado.

Fazer gols? “Um tormento”, diz Muricy

Ganso gol São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)O golaço do meia valeu a festa dos companheiros
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Mas ainda há um quesito que causa calafrios no treinador são-paulino: os poucos gols marcados por Ganso. Diante do Náutico, fez o primeiro dele no Campeonato Brasileiro, uma pintura ao passar por três marcadores e tocar com estilo no canto de Ricardo Berna. Foi também apenas o quarto na temporada e em sua trajetória no clube do Morumbi.

Paulo Henrique perde até para jogadores que atuam longe do ataque, como o zagueiro Antônio Carlos (três no Brasileirão), além do lateral-esquerdo Reinaldo e do volante Rodrigo Caio (ambos com dois).

– Ele entrou na área e fez gol, o que ele não gosta muito. Parece que o gol para ele é um tormento, dói – disse Muricy.

Com Luis Fabiano em baixa e Rogério Ceni questionado pelos pênaltis perdidos, Ganso desponta como a principal arma do São Paulo para espantar o fantasma de ser rebaixado pela primeira vez na história do torneio. São mais nove jogos decisivos para acabar com a crise e, quem sabe, voltar a ter uma chance na seleção brasileira.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*