Estrelas em baixa, ataque em crise e reforços: o que espera Dorival

Dorival Júnior terá importantes desafios no comando do São Paulo. Anunciado na quarta-feira, o profissional vai ser apresentado na próxima segunda-feira, em virtude de problemas particulares a resolver nos próximos dias em Florianópolis. Ele assinou contrato até dezembro de 2018.

Por isso, ele não vai treinar a equipe domingo, contra o Santos, seu ex-clube, na Vila Belmiro. Pintado vai dirigir o Tricolor interinamente, auxiliado por André Jardine. O GloboEsporte.com lista abaixo o cenário a ser encontrado pelo novo comandante.

Dorival Júnior terá contrato até o fim de 2018 com o São Paulo (Foto: Ivan Storti/Santos FC;)

Dorival Júnior terá contrato até o fim de 2018 com o São Paulo (Foto: Ivan Storti/Santos FC;)

Reforços

A reunião em Florianópolis entre o diretor de futebol Vinicius Pinotti e Dorival foi considerada muito boa pelos dois lados. Na conversa, o São Paulo indicou que buscaria peças pontuais. Uma delas, não mencionada no papo, é Matheus Jesus.

O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, afirmou na semana passada que ele será atleta do Tricolor. Pessoas próximas ao jogador dizem que detalhes separam o anúncio do acerto por empréstimo repassado pelo Estoril, de Portugal, até o fim de 2018, com opção de compra.

Além dele, o São Paulo também busca um zagueiro. Aderlan, do Valencia, pode ser contratado. Hoje, Dorival terá Rodrigo Caio, Lugano, Arboleda e Douglas à disposição. Lucão está afastado.

Jornal português deu acerto de Matheus Jesus com o São Paulo (Foto: Reprodução / A Bola)

Jornal português deu acerto de Matheus Jesus com o São Paulo (Foto: Reprodução / A Bola)

Manutenção de jogadores e aprovação do elenco

O nome de Dorival é aprovado por jogadores do São Paulo. A avaliação é de que se trata de um técnico vencedor, que gosta de jogar ofensivamente e sabe unir o grupo. O fato de ser transparente com os atletas também é algo valorizado.

A base desse elenco é considerada boa pelo treinador. E o Tricolor lhe indicou a intenção de não vender mais jogadores. Inclusive Rodrigo Caio, alvo constante nas janelas europeias. O comandante gosta do futebol do zagueiro e perguntou a seu respeito, mas ouviu que não há ideia de perdê-lo. Neste ano, as principais saídas foram de David Neres, Lyanco, Luiz Araújo, Maicon e Thiago Mendes.

Cueva, em baixa tecnicamente, também é alvo dos europeus. O São Paulo recebeu de um representante turco a informação de que chegaria uma proposta pelo jogador, mas isso nunca se confirmou. Esse representante, aliás, sequer informou a equipe interessada. O comentarista Caio Ribeiro tem a informação de que o peruano e Rodrigo Caio serão alvos de ofertas nesta janela de transferências. Clique aqui para ler o texto de Caio.

Rodrigo Caio é uma das prioridades da diretoria, mas está na mira do futebol europeu (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)

Rodrigo Caio é uma das prioridades da diretoria, mas está na mira do futebol europeu (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)

Estrelas em baixa

Ainda que possa receber propostas, Cueva está em baixa no São Paulo. Na comissão técnica há a ideia de que o meia precisa competir mais. Há algumas semanas, o peruano piorou a condição física e, por isso, fez um trabalho à parte para se recuperar, ainda sob o comando de Rogério Ceni. Ele, inclusive, chegou a ganhar cinco quilos. Na visão dos profissionais do Tricolor, por uma falta de cobrança interna e também um certo relaxamento do próprio jogador.

O camisa 10 não faz gol desde o dia 18 de março, contra o Ituano. Desde que se lesionou na seleção peruana ele ainda não retomou o mesmo rendimento do começo da temporada. O jogador renovou contrato até 2021.

Cueva não vive um bom momento no São Paulo (Foto: Marcelo Prado)

Cueva não vive um bom momento no São Paulo (Foto: Marcelo Prado)

Outro na seca de gols é Lucas Pratto. O argentino não marca há seis jogos, desde o dia 8 de junho, quando o Tricolor venceu uma partida pela última vez: 2 a 0 sobre o Vitória. Desde então, foram dois empates e quatro derrotas.

– Não estou conseguindo finalizar fácil. Acho que a última vez que finalizei com comodidade foi contra o Atlético-MG. É uma fase que todos falam. Ofensivamente não estamos cumprindo as expectativas. Não fazemos boas jogadas. Por fora não estamos fazendo bons cruzamentos para a área. Com trabalho vamos melhorar – disse Pratto.

Falta de pontaria

As secas de Pratto e Cueva coincidem com o momento ruim ofensivamente da equipe. O São Paulo tem o quarto pior ataque do Brasileirão, ao lado do Santos, rival de domingo e ex-time de Dorival Júnior: dez gols marcados cada. Essa será uma das principais missões do novo treinador: retomar o poder de fogo visto no começo da temporada, com Rogério Ceni.

Lucas Pratto está há seis jogos sem balançar as redes (Foto: Marcelo Prado)

Lucas Pratto está há seis jogos sem balançar as redes (Foto: Marcelo Prado)

Entrosamento

O Tricolor contratou cinco jogadores nas últimas semanas: Denilson, Maicosuel, Arboleda, Jonatan Gomez e Petros. O clube ainda conta com a chegada de Matheus Jesus. Jonatan Gomez (à disposição) e Arboleda (à espera de regularização) sequer estrearam. Petros fez a primeira partida contra o Flamengo, no último domingo, e Maicosuel tem um jogo, diante do Vitória.

Ou seja, mesmo no meio da competição, Dorival terá a missão de entrosar atletas e formar uma nova equipe, no começo do mês de julho. Eliminado do Paulistão, da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Tricolor está na 17ª posição, com 11 pontos e dentro da zona de rebaixamento.

Fonte: Globo Esporte

5 comentários em “Estrelas em baixa, ataque em crise e reforços: o que espera Dorival

  1. Ficaria com Pintado e auxiliares de Kutia e preparadores fisicos tambem de la,.

    Mandaria toda a comissao de preparadores fisicos e fisiologico e medico tbm embora, juntos e se possivel a kartolama, ficaria com Rai, apenas.

    Jamais contrataria essse DT jurassico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*