Entenda por que o São Paulo optou por tirar Pintado da nova comissão técnica

Retirado da comissão técnica em decisão tomada pelo novo treinador, Dorival Júnior, e o São Paulo, Pintado tem nas mãos uma oferta para participar de projeto de integração das categorias de base ao time profissional. Essa foi a saída diplomática encontrada pela diretoria para estabelecer distância entre o antigo auxiliar e a equipe de trabalho do substituto de Rogério Ceni.

Em conversa informal num dos campos do CT da Barra Funda, na última segunda-feira, responsáveis pelo departamento de futebol disseram adorar Pintado, mas admitiram que “as coisas não estavam legais” no dia a dia.

Pintado durante treino no CT da Barra Funda (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Pintado durante treino no CT da Barra Funda (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Volante nos anos 90, símbolo de raça da vitoriosa equipe comandada por Telê Santana, Pintado conta, obviamente, com a simpatia da torcida, motivo que deixou o clube cheio de dedos para explicar a decisão de tirá-lo da comissão técnica. Afinal de contas, há uma semana, já havia causado péssima impressão a entrevista do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, em que ele isentou a diretoria de culpa pelo mau rendimento do time treinado por Rogério Ceni, o maior dos ídolos.

Na verdade, os dirigentes avaliaram que Pintado ultrapassou limites de sua função. Em vez de conciliar, criar atalhos entre jogadores e o resto da comissão, o efeito estava sendo o contrário.

Também apontam, internamente, que o auxiliar era pouco cuidadoso ao externar críticas a alguns jogadores, caso, por exemplo, do meia Cueva. A postura do peruano, justamente o oposto do que caracterizou Pintado como atleta, acabou exposta demais.

No início do ano, Pintado não fazia parte dos planos de Rogério Ceni para a comissão técnica, mas todos entenderam que ele seria importante, principalmente pelo fato de o auxiliar principal não falar português. Nos meses de convivência, Ceni delegou funções a Pintado, que ficava responsável por grupos de trabalho durante treinamentos, mas o inglês Michael Beale era mesmo o sujeito de confiança do “chefe”.

Cueva e Pintado conversam no CT (Foto: Marcelo Hazan)

Cueva e Pintado conversam no CT (Foto: Marcelo Hazan)

Com o passar dos meses, criou-se um abismo maior do que se imaginava entre Ceni e Beale, e Pintado. A relação se deteriorou, e o ex-goleiro deixou o clube sem sentir apoio do companheiro.

Dorival Júnior deixou claro à diretoria que gostaria de trabalhar com sua equipe – os auxiliares Lucas Silvestre e Leonardo Porto, e o preparador físico Celso Rezende.

Pintado, apesar de ter sido pego de surpresa, está inclinado a aceitar novas atribuições, embora elas ainda não estejam totalmente claras. Caso isso aconteça, ele e Dorival terão que interagir sobre a transição de garotos de Cotia para a Barra Funda, mas não haverá absolutamente nenhuma participação de Pintado na formação da equipe profissional.

Fonte: Globo Esporte

7 comentários em “Entenda por que o São Paulo optou por tirar Pintado da nova comissão técnica

  1. Na verdade nós reles mortais não sabemos oque é feito internamente, daqui de fora não dá prá falar se fulano é bom ou se é ruim, oque eu sei é que a vaca está atolada no brejo e não cabe agora nenhuma discussão sobre isso. Se tivesse alguem bom não precisariamos achar nenhum culpado. Ainda acho que os piores de tudo são nossos conselheiros, todos, pois foram eles que elegeram esta diretoria de quermesse e chá beneficiente. De futebol ela não entende nada.

  2. É muito simples saber o porque do Pintado ter saído da comissão técnica é só pesquisar o que aconteceu com o auxiliar técnico do Santos. Auxiliar que inclusive era querido por todos os jogadores do Santos na época. O resto é invencionice da imprensa para vender notícias.

  3. O novo técnico tem que ter autonomia em escolher seus auxiliares de confiança, e Pintado poderá ajudar o excelente trabalho que já é feito nas categorias de base. O resto é intriga, e se aconteceu ou não já é passado.

  4. Achei justo pelo menos mantiveram ele no sao paulo, achei correto tira-lo do time principal ate pq o DorivalJr tem que trazer gente dele e de confiança e essa comissao do sao paulo tinha que mudar pq ate o preparador estava pessimo.
    Agora é jogar de verdade e comecar a vencer e subir na tabela, e como ja havia dito ele vai utilizar bem a base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*