Em crise, São Paulo põe freguesia do Flamengo no Morumbi à prova

O duelo desde sábado no Morumbi colocará duas das maiores forças do futebol brasileiro frente a frente. A partir das 16 horas (horário de Brasília), São Paulo e Flamengo farão mais um clássico pelo Campeonato Brasileiro. Apesar do peso das duas camisas, os momentos dos times são bem distintos. Enquanto o rubro-negro carioca sonha com a vitória para tomar a liderança do Palmeiras e colocar pressão no seu maior adversário na briga pelo título, o Tricolor quer os três pontos apenas para fugir da zona de rebaixamento, que se aproxima rodada a rodada.

Para isso, os são-paulinos esperam contar com um grande aliado: O estádio Cícero Pompeu de Toledo. No palco do confronto desta 28ª rodada, o clube do Morumbi não costuma tropeças diante dos flamenguistas. São seis vitórias, três empates e apenas uma derrota nos últimos dez anos.

Nesse período, o Flamengo só saiu do Morumbi como vencedor em 2011, quando Renato e Thiago Neves marcaram no triunfo de 2 a 1 dos cariocas em cima do rival deste sábado, pelo Campeonato Brasileiro de 2011. Dagoberto descontou para a equipe tricolor. Lucas (São Paulo) e Willians (Flamengo) ainda foram expulsos.

Na última vez que se encontraram no Morumbi, o São Paulo se impôs com gols de Luis Fabiano e Alexandre Pato. Everton marcou o gol de honra do Fla, de pênalti. Mas essa freguesia no famoso estádio da Capital paulista começou mesmo no Brasileirão de 2005. Junior Baiano (contra) e Hernanes foram os responsáveis pela vitória por 2 a 0 do São Paulo.

No duelo deste sábado, todo esse retrospecto será colocado à prova. O São Paulo vem de duas derrotas seguidas na competição, mas, em compensação, venceu os dois últimos compromissos em casa, contra Figueirense e Cruzeiro. Mesmo assim, o Morumbi não tem inspirado a mesma confiança de antes, já que nele o Tricolor deixou de ganhar 18 pontos só neste Brasileiro. O jejum de dois meses sem sair de campo com os três pontos diante do seu torcedor é um ponto elementar para explicar a posição incômoda da equipe na tabela de classificação.

Por outro lado, o Flamengo vem de uma invencibilidade de sete jogos no Campeonato Brasileiro e mostrou que sabe jogar fora de casa recentemente, quando arrancou um empate contra o Palmeiras, seu grande rival pela taça, em pleno Palestra Itália, com um jogador a menos e depois de ter saído na frente do placar.

Até a noite desta sexta, pouco mais de 15 mil ingressos haviam sido vendidos. O Morumbi, que completará 56 anos neste domingo, merecia um público digno de sua história e de tudo que representa esse clássico do futebol nacional, mas, se nas arquibancadas a empolgação não é tão grande, ao menos a expectativa é de um grande jogo dentro das quatro linhas riscadas no gramado.

 

Fonte:  Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*