Duelos memoráveis e tira-teima na Libertadores

Adversários nas oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2015, o Cruzeiro já esteve inúmeras vezes frente a frente com o Tricolor, como acontecerá nos próximos dias 6, no Morumbi, e 13, no Mineirão. E ao longo dos anos são-paulinos e cruzeirenses acumulam duelos históricos e memoráveis, além do equilíbrio entre os clubes na maior competição do continente.

Nos anos 90, São Paulo e Cruzeiro se enfrentaram várias vezes em torneios internacionais. Ambas as equipes disputavam tantos jogos que por vezes faltavam datas para a realização das partidas. Assim, o jeito era improvisar: em 1993, os dois times fizeram um jogo válido por duas competições ao mesmo tempo (Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana). O fato se repetiu em 1995, mas dessa vez foram duas partidas (pela Supercopa e Copa de Ouro).

Na primeira ocasião, o Tricolor se deu bem e foi campeão da Recopa. Na segunda, o clube de Minas Gerais levou a melhor e eliminou o São Paulo. Aliás, na partida de ida válida pelos dois torneios de 1995, o jogo foi encerrado aos dois minutos do segundo tempo, pelo fato da equipe cruzeirense não ter o número mínimo de atletas em campo: quatro jogadores do time mineiro foram expulsos e outros simularam contusões.

A Conmebol, então, não puniu ninguém e o placar de 1 a 0 para o São Paulo foi mantido. No jogo de volta, o Tricolor perdeu a vaga por 1 a 0 no tempo normal e 4 a 1 nos pênaltis. Certa injustiça. E se o Cruzeiro levou a melhor em 1995, na Conmebol, e em 2000, na Copa do Brasil, o Tricolor também tem histórico marcante contra o adversário das oitavas de final da Liberta.

Em 20 de agosto de 2006, logo após o time são-paulino perder o bicampeonato da Libertadores para o Internacional, o Tricolor enfrentava os mineiros, e já perdia por 2 a 0, quando o árbitro marcou um pênalti para o adversário. Foi o ponto de redenção. Rogério Ceni defendeu a cobrança e depois marcou dois gols, empatando o jogo: 2 a 2!

A partir daí, o São Paulo arrancou para a conquista do tricampeonato brasileiro consecutivo: 2006, 2007 e 2008! De quebra, nessa partida, o M1TO bateu o recorde do paraguaio Chilavert, se tornando o maior goleiro artilheiro do mundo pelo Guinness World Records: 63 contra 62 do paraguaio – hoje já são 127.

E que nos dias 6 e 13 de maio, no Morumbi e Mineirão, respectivamente, São Paulo e Cruzeiro façam mais jogos memoráveis nas histórias dos clubes! Os confrontos serão verdadeiros tira-teimas na competição internacional, já que cada equipe detém duas vitórias no embate. Em 2009, os mineiros levaram a melhor (2 a 1 e 2 a 0) nas quartas de final.

No ano seguinte, 2010, novamente nas quartas de final da Libertadores, os clubes ficaram frente a frente. Desta vez, porém, com atuações destacadas do meio-campista Hernanes e do atacante Fernandão, os paulistas eliminaram a Raposa ao vencerem os dois jogos por 2 a 0.

 

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*