‘Diretoria não tem responsabilidade’, diz Leco sobre demissão de Ceni

Nesta terça-feira, um dia após a saída de Rogério Ceni, o presidente do São Paulo falou sobre a demissão do ídolo. Carlos Augusto de Barros e Silva eximiu a diretoria de responsabilidade pelo insucesso do treinador, que deixou o clube com 49,5% de aproveitamento dos pontos após sete meses de trabalho.

– A diretoria não tem nenhuma responsabilidade direta. A diretoria teve coragem em contratá-lo, sendo um novato no cargo, e deu todas as condições e um pouco mais para realizar o trabalho. Isso é inegável. A diretoria concluiu, sem detalhar alcance de meta ou performance, que uma trajetória descendente e desairosa para história dele do São Paulo deveria haver um enfrentamento. Entre agir e omitir, preferimos agir, de forma segura – declarou o dirigente, em entrevista coletiva no início da noite desta terça no CT da Barra Funda.

 Leco iniciou a entrevista com um pronunciamento elogioso à figura de Rogério Ceni. Depois, negou que tenha usado o ídolo como cabo-eleitoral para ganhar a eleição de abril deste ano.

– Isso não só não corresponde à verdade, porque em nenhum momento sequer passou pela cabeça. Quem esteve na negociação para trazê-lo sabe que, em nenhum momento, isso aconteceu. Eu não precisava disso para me candidatar, porque já tinha histórico e trabalho. Não houve nenhum cunho eleitoral. Analisar isso é raciocínio raso e incorreto – disse.

O dirigente admitiu que sete meses não é tempo suficiente para amadurecimento de um trabalho de um técnico novato, mas citou outros fatores para a tomada de decisão. O ídolo tinha contrato até dezembro de 2018.

– Isso não se mede pelo tempo, mas por tudo que está acontecendo nesse processo e trajetória. Não pode ser por dois anos, aconteça o que acontecer. Resultados precisam satisfazer e o São Paulo não passar por situações de se ajustar aos torneios que participar com situação minimamente favorável – analisou.

Vale lembrar que, antes da saída de Ceni, o São Paulo se desfez de peças importantes do elenco. O zagueiro Maicon, o volante Thiago Mendes e o atacante Luiz Araújo, todos titulares do time, foram vendidos. No início do ano, a promessa David Neres também já tinha ido ao Ajax (HOL).

DORIVAL JÚNIOR

Na entrevista, Leco também falou sobre a situação de Dorival Júnior, favorito para assumir o lugar de Ceni. Admitiu conversas com o treinador, mas disse que ainda não fechou a contratação.

– Falado já foi, mas nada conclusivo. Houve manifestação recíproca de interesse. Não é algo que se resolve em estalar de dedos. Não temos nada concluído a respeito. Esperamos falar com ele ou outro, porque outras possibilidades existem – disse.

– Dorival é um treinador competente, de reconhecida seriedade. Essas são as nossas referências. É qualificado para treinar o São Paulo como fez no Santos, de forma vitoriosa, e em outros grandes clubes do futebol brasileiro – completou.

Amor ao clube

Na entrevista coletiva desta terça-feira, em que falou sobre a demissão do técnico Rogério Ceni, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva deixou aberta a questão do pagamento de multa rescisória. Por contrato, Ceni seria indenizado pelo São Paulo em R$ 5 milhões em caso de ser demitido com aproveitamento acima de 47% dos pontos conquistados, o que aconteceu.

– Multa é tema interno da nossa economia, tratada com todas análises. São Paulo cumprirá tudo a risco, mas haverá ajustes com ele. Ele esteve aqui hoje, não comigo, e nosso relacionamento não será interrompido. Portas não serão fechadas para ele, até porque isso seria impossível. São Paulo e Rogério Ceni se fundem no amor pelo clube – declarou o dirigente.

O aproveitamento de 47% dos pontos é a média dos três últimos treinadores do São Paulo: Ricardo Gomes, Edgardo Bauza e Juan Carlos Osorio. Foi um pedido de Ceni por ter sido contratado em pleno processo eleitoral, quando Leco disputava eleição com José Eduardo de Mesquita Pimenta. O pleito ocorreu em abril e o treinador queria garantias de que seu trabalho não seria interrompido.

Ao todo, Ceni fez 37 partidas pelo São Paulo, com 14 vitórias, 13 empates e dez derrotas. O aproveitamento foi superior a 49%. Ou seja, pelo contrato, tem direito a receber os R$ 5 milhões. Há quem diga que o treinador poderia abrir mão de pelo menos parte do valor. Seu contrato com o clube iria até dezembro de 2018. Dorival Júnior é o favorito para ser o substituto.

20 comentários em “‘Diretoria não tem responsabilidade’, diz Leco sobre demissão de Ceni

  1. João: concordo em parte com você!
    Só quanto ao presidente ter chutado o treinador como a um cão sarnento que não!
    Um cão sarnento não leva 5milhõeszinhos por recompensa. O Leco, a quem critiquei muito quando apertou o período das eleições para não dar tempo para a oposição se organizar porque tinha grande interesse, não tem personalidade para escolher por conta própria nada a que se refere ao departamento de futebol. Assim é que a grita, de torcedores principalmente, é o “ventinho” que faz virar sua bitola, e o leva a tomar decisões com as quais, depois, tem que conviver. Enfim ele é péssimo; mas acho que o erro dele agora, foi não dar mais alguns jogos ao Rogério, já que havia chegado vários jogadores para serem titulares – ao menos teoricamente, e também, caso continuasse as derrotas, mais duas em três jogos, com certeza, teria livrado o tricolor dessa multa absurda…
    Abraços!

  2. Paulo RP, nessa história não tem ninguém certo. Leco contratou Rogério como cabo eleitoral e escudo, agora que não precisa mais, o chutou como se fosse um cão sarnento.

    Rogério deveria ter tido a humildade e reconhecer que não tinha capacidade pra comandar o São Paulo neste momento. Indicou mal, aliás, eu disse isso no começo do ano, que se fôssemos levar em conta as contratações dos últimos anos, que foram péssimas, 2017 tinha tudo pra dar errado, uma vez que o Rogério Ceni sempre interferiu em contratações.

    Deram irresponsavelmente uma Ferrari nas mãos de um motorista que não tirou nem a habilitação provisória, o resultado não poderia ter sido outro.

  3. Dentro do que foi conversado na contratação do Rogério Ceni, o Leco, a meu ver, honrou o combinado. O treinador pediu Sidão; veio Sidão. Pediu o cumpade Cícero; veio o Cícero. Neílton; Nem; Pratto; Jucilei; renovou com o amigo Lugano; enfim, vendeu quem precisava, e estava combinado, trouxe outros no lugar. Possível craque, só um, David Neres; os demais ora banco ora titulares (há quanto tempo o time vem sofrendo independentemente de quem jogasse).
    Concordo que foi a incapacidade do Rogério como treinador que o levou para buraco; sem esquecer, lógico, sua arrogância e soberba, que ajudaram a se desgastar com seus comandados, com a imprensa e conosco torcedores.
    Não podemos esquecer, ainda, que a contratação do Ceni deveu-se, também, a insistência da torcida idólatra que gritavam nas redes sociais pela contratação dele. Quem, como eu, ousasse se manifestar contra a contratação logo era confrontado como gambá infiltrado. Então, cada qual deve se responsabilizar por sua parte neste fracassado projeto Rogério Ceni treinador.
    Fracassado projeto mais muuito lucrativo!!!

  4. A responsabilidade é sempre do executivo mais graduado. Transferir culpa para os escalões inferiores não é um comportamento aceito no mundo corporativo.

  5. Impressionante a covardia do Leco, foge das críticas e joga a culpa toda no técnico.

    A decisão pela saída do Rogério foi correta, mas não deveria nem ter sido contratado qualquer um via que o Rogério Ceni não estava preparado pra ser técnico. Só perdemos tempo, dinheiro e uma temporada toda, é a culpa é de quem?minha?

  6. Ridículo…
    Vendeu todas as jóias q podiam fazer a diferença. Do time titular no começo do ano só sobrou R.Caio e Cueva o resto mudou tudo é o Velho coloca culpa só no técnico.. q fez de tudo e mais um pouco.. Vai se foder diretoria de merda..
    Fora Leco
    Fora Leco
    Fora Leco

  7. Com sua idade e evidentemente sua falta de caráter jamais entenderá aquela expressão “o capitão afunda com o navio.” porque pra isso precisa ter honra e caráter e assumir responsabilidade. Se sou presidente tudo passa por mim desse modo sou sim responsável.

  8. Lastimável, o Leco conseguiu se superar, só veio à tona o que já suspeitavamos, parabéns a todos os conselheiros que aprovaram o 3° mandato o do JJ, de nove anos pra cá acabaram com o São Paulo, aí eu me pergunto será que o Abílio como presidente seria tão pior do que isso que estamos presenciando, o Leco igualou a antipatia do dirigente do Inter naquela declaração infeliz diante da comoção do acidente da Chapecoense.

  9. Leco fritou o Rogério nessa entrevista. Jogou ele como único culpado de todo o fracasso do tricolor. Ele é um LIXO, um LIXO, que sequência nojenta de dirigentes… Juvenal, Aidar e agora Leco. E o São Paulo ainda não caiu, não da pra entender a sorte que temos, mas não vamos aguentar muito mais tempo não.

    A torcida ja sabe em quem tem que mirar, é só fazê-lo agora.
    Cara, que nojo desses caras.

  10. Gostaria que o Rogério se pronunciasse…

    Sim fizeram uma tremenda sacanagem com a liquidação que fizeram no elenco.
    Mas ele tem culpa também, pois depois de uma ótima pré temporada com um início promissor com muitos gols, ele se acovardou depois de perder de 3×0 para o palmeiras. E parece que jogou fora tudo que disse no dia de sua contratação…
    1. Definir uma maneira própria de jogar e deixar que o adversário se adapte.
    2. Jogar pro ataque.
    3. Pressionar o adversário.

    Nos últimos jogos o que vimos foi um time defesivo, mais preocupado em se adaptar a cada adversário para se defender, e sempre esperando no seu campo, sem pressionar o adversario.

    Sendo que o mais importante… definir como o SP joga, e deixar o adversário se preocupar. É assim com todos os times que são campeões… time titular e esquema tático sempre que possível os mesmos.

  11. Leco perdeu uma grande oportunidade de mostrar que estar no comando de uma máquina como o SPFC é também assumir a responsabilidade pelos riscos e não jogar descaradamente a responsabilidade de tudo em cima do técnico.

    Rogério não tinha experiência , mas qualquer técnico teria dificuldades com tanta mudança de jogadores no elenco, que entendo que foi uma opção do clube para fazer caixa e honrar seus compromissos.

    Teria ficado muito melhor se o presidente tivesse assumido a total responsabilidade pela escolha do técnico, pela necessidade da venda de jogadores e por fim, uma grande parte do prejuízo é sua responsabilidade sim.

  12. Leco, desculpe, mas depois dessa entrevista, para mim, entrou para história como uma das pessoas mais sem caráter que vi passar pelo São Paulo.

  13. Gostaria de fazer um humor negro:
    “Bem que poderia aparecer um cara, com a lista dos conselheiros que votaram no Leco, na última eleição e divulgar para a imprensa.”

  14. E simples quando foi feito o planejamento qual era o plantel do SP? Depois que contrata os jogadores com mais bagagem tira o treinador aí é fácil julgar o trabalho ! Irresponsável e arrogante, assuma seu erro Leco seu burro, vendeu as promessas para trazer medalhões sem identificação e sem comprometimento com clube.

  15. E simples quando foi feito o planejamento qual era o plantel do SP? Depois que contrata os jogadores com mais bagagem tira o treinador aí é fácil julgar o trabalho ! Irresponsável e arrogante, assuma seu erro Leco seu bairro, vendeu as promessas para trazer medalhões sem identificação e sem comprometimento com clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*