Defesa do SP em alerta: Grêmio tem o melhor ataque entre os visitantes

pós sete partidas consecutivas, o São Paulo saiu de campo sem tomar gols. A vitória sobre o Vasco por 1 a 0, na última quarta-feira, deu novo gás ao elenco que, nesta segunda, terá o Grêmio pela frente, às 20h, no estádio do Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se o Tricolor vencer sairá da zona de rebaixamento.

O desafio para o sistema defensivo será duríssimo. O time comandado por Renato Gaúcho tem o melhor ataque do campeonato como visitante, com 20 gols marcados em oito partidas disputadas. Quem mais se aproxima é o Fluminense, que balançou as redes adversárias em 12 ocasiões quando jogou fora de casa. O Corinthians e o Palmeiras marcaram 11 vezes cada.

Para se ter uma ideia da eficiência ofensiva do Tricolor gaúcho, o São Paulo, contando todos os seus jogos no Campeonato Brasileiro, só marcou 15 vezes. O Grêmio ainda tem a segunda melhor campanha entre os visitantes, com 66,6% de aproveitamento (cinco vitórias, um empate e duas derrotas em oito confrontos). Só fica atrás do Corinthians, com impressionantes 83,3% (seis vitórias e dois empates, em oito partidas).

Dorival Júnior prepara a defesa do São Paulo para o jogo contra o Grêmio (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

Dorival Júnior prepara a defesa do São Paulo para o jogo contra o Grêmio (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

O que anima os são-paulinos é o fato de, no Morumbi, o sistema defensivo apresentar ótimo rendimento. É o terceiro menos vazado da competição entre os mandantes, com cinco gols sofridos, ao lado de Corinthians e Palmeiras. Os melhores são Santos e Grêmio, que foram vazados quatro vezes.

Contra o Vasco, Dorival já havia tomado uma medida para tornar a defesa tricolor mais segura, com a saída de Junior Tavares e a entrada de Edimar. Ele será mantido diante do Grêmio.

O garoto que subiu da base neste ano tem mais qualidade técnica, mas vinha cometendo muitas falhas na marcação, na cobertura e na saída de bola. Na última quarta-feira, Edimar entrou e fez o “arroz com feijão”: ficou mais na defesa, ganhou todas pelo alto e saiu aplaudido de campo.

Arboleda tem presença garantida na partida de segunda-feira, contra o Grêmio (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

Arboleda tem presença garantida na partida de segunda-feira, contra o Grêmio (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

– Neste jogo contra o Vasco, optei por ficar mais pela questão de ritmo de jogo e pelos gols que estávamos tomando. Preferi cadenciar. Acredito que, no futebol, é necessário ter quatro na linha defensiva. Aprendi cedo isso quando fui jogar no futebol europeu – ressaltou o jogador.

Apesar de reconhecer a força do rival como visitante, Edimar bota fé no São Paulo no confronto desta segunda-feira.

– Se jogarmos com a mesma vontade (do jogo contra o Vasco), podemos vencer. O Grêmio é uma grande equipe, uma das sensações do campeonato. É um time complicado. Precisamos vencer para tirar o São Paulo dessa situação. A equipe não merece estar na zona de rebaixamento – analisou o defensor são-paulino.

Provável formação do São Paulo para enfrentar o Grêmio (Foto: GloboEsporte.com)

Provável formação do São Paulo para enfrentar o Grêmio (Foto: GloboEsporte.com)

A dúvida na escalação do São Paulo é quem vai substituir Wellington Nem, fora com dores no ombro direito. Dorival testou Lucas Fernandes e Marcinho como opções.

Se Marcinho atuar, Cueva jogará centralizado. Por outro lado, caso Lucas Fernandes seja o escolhido, o garoto ficará no meio, e o peruano vai cair pela esquerda.

Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Grêmio:

Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: segunda, às 20h (de Brasília)
Provável escalação: Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei e Petros; Lucas Fernandes (Marcinho), Jonatan Gomez e Cueva; Pratto.
Desfalques: Maicosuel (aprimora a forma física), Aderllan (aprimora a forma física), Lugano (suspenso), Denis (tendinite no ombro esquerdo), Wellington Nem (trauma no ombro) e Morato (cirurgia no joelho direito, só volta em 2018). Hernanes e Marcos Guilherme farão exames médicos na próxima semana.
Pendurados: Cícero, Lucas Pratto, Cueva, Wellington Nem e Junior Tavares.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa, todos de Minas Gerais.
Transmissão: SporTV menos SP e Premiere (com Jota Jr, Wagner Vilaron e Mauricio Noriega)

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*