Cuca guarda relíquias do São Paulo de 2004 em sua sala de troféus

Em uma antiga pasta de plástico na sala de troféus de sua casa, em Curitiba, Cuca guarda inúmeras lembranças de publicações em jornais, revistas e materiais de imprensa de sua carreira. Nela, o São Paulo, atual clube do treinador, tem um espaço reservado.

A primeira passagem de Cuca pelo Tricolor foi em 2004. Após chegar à semifinal da Libertadores daquele ano e cair para o Once Caldas, da Colômbia, o técnico foi demitido. Com a base daquele time formado pelo treinador, o São Paulo conquistaria no ano seguinte a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes.

Na reportagem do dia 17 de janeiro de 2004, do diário Lance! (veja abaixo), o repórter Leandro Canônico, atual editor do Globo Esporte, escreveu sobre as opções de Cuca para a zaga do São Paulo para a estreia contra a Ponte Preta, no Paulistão. E ele tinha cinco jogadores à disposição: Fabão, Lugano, Jean, Rodrigo e Edcarlos.

Os escolhidos, então, foram Fabão e Lugano. Os dois evitaram que a equipe de Campinas marcasse, mas os atacantes do Tricolor falharam, e o primeiro jogo do comandante no clube terminou 0 a 0.

Recorte de jornal mostra opções do São Paulo de Cuca para a zaga — Foto: Eduardo Rodrigues

Recorte de jornal mostra opções do São Paulo de Cuca para a zaga — Foto: Eduardo Rodrigues

Se no atual elenco o Tricolor conta com 11 jogadores revelados nas categorias de base, o de 2004 só tinha um: o volante Fábio Simplício.

Cuca guarda anotações dos tempos de sua primeira passagem pelo São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues

Cuca guarda anotações dos tempos de sua primeira passagem pelo São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues

Anotações

No verso de algumas dessas reportagens guardadas pelo treinador, há também anotações de prováveis times.

Na imagem abaixo, Cuca esboçou um time com: Cicinho, Fabão, Rodrigo e Gustavo Nery; Alexandre, Fábio Simplício, Fábio Santos e Vélber; Luis Fabiano e Grafite. O goleiro, que não está no campinho, provavelmente era Rogério Ceni.

Cuca guarda esboço de escalação de 2004 — Foto: Eduardo Rodrigues

Cuca guarda esboço de escalação de 2004 — Foto: Eduardo Rodrigues

Pelos rabiscos feitos por Cuca é possível observar que o lateral-esquerdo Gustavo Nery era o responsável por fazer a cobertura defensiva marcando um atacante (número 11). Já Cicinho tinha a responsabilidade de marcar o lateral-esquerdo (número 6).

Cuca e sua escalação defensiva em 2004  — Foto: Eduardo Rodrigues

Cuca e sua escalação defensiva em 2004 — Foto: Eduardo Rodrigues

Cuca nunca escondeu o desejo de retornar ao São Paulo para fazer um trabalho melhor que o de 2004. De volta em abril deste ano, o treinador foi vice-campeão do Paulistão, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e, no Brasileirão, já somou 30 pontos com o Tricolor. A equipe é a quarta colocada da competição.

No próximo sábado, às 11h, a equipe enfrenta o Grêmio, no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cuca na passagem pelo São Paulo em 2004 — Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC
Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*