Copa do Mundo foi principal razão do “não” de Rodrigo Caio ao Zenit

Rodrigo Caio chegou a estar inclinado a aceitar proposta do Zenit, mas confirmou depois do empate por 1 a 1 com o Grêmio, na última segunda-feira, que não jogará no clube da Rússia. A equipe poderia pagar a multa de 18 milhões de euros (R$ 66,2 milhões) para tirá-lo do São Paulo. Entre algumas razões para essa decisão, a principal delas foi seu objetivo de disputar a Copa do Mundo do ano que vem, também na Rússia.

O zagueiro conta com grande admiração de Tite, tanto que já esteve presente em quatro de suas convocações. O técnico levará quatro jogadores da posição ao Mundial. Os titulares Marquinhos e Miranda, além de Thiago Silva, candidato a ganhar um lugar entre os 11, têm situação privilegiada para estarem na lista final. A quarta vaga, hoje, tem dois concorrentes fortes: Rodrigo Caio e Gil.

Rodrigo Caio em treino do São Paulo no CT (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Rodrigo Caio em treino do São Paulo no CT (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

No último encontro da Seleção, com vários jogadores preservados para terem férias, Tite escalou Gil no amistoso contra a Argentina, e Rodrigo Caio diante da Austrália. Mesmo considerada a diferença de nível entre os adversários, o são-paulino se saiu melhor. Dentro do estilo de jogo que a comissão técnica pretende ver na equipe, ele se sobressaiu na defesa, com opções de linha de passe.

De quebra, deu uma assistência de cabeça para Thiago Silva fazer o segundo gol da equipe na vitória por 4 a 0 sobre os australianos.

A atuação rendeu elogios da comissão técnica. Na opinião de Tite, Rodrigo Caio impressiona pelos movimentos limpos, comparáveis aos de Thiago Silva, guardadas também as proporções, e por não sentir qualquer pressão quando veste a camisa da Seleção. É como se estivesse no São Paulo.

Gil, por sua vez, foi campeão brasileiro com o treinador no Corinthians, em 2015. É homem de sua confiança e, apesar de defender o Shandong Luneng, da China, tem sido presença constante nas convocações desde o fim da Copa de 2014, quando Dunga assumiu o comando.

O receio de Rodrigo Caio seria chegar ao Zenit e não jogar imediatamente. Qualquer movimento numa disputa tão acirrada pela vaga na Copa é minuciosamente estudado pelo jogador. O clube russo está sempre no foco da comissão da Seleção, já que o meia Giuliano, figurinha carimbada nas convocações de Tite, atua lá.

No São Paulo, agora treinado por Dorival Júnior – um dos melhores amigos de Tite entre os técnicos –, apesar da má fase da equipe, Rodrigo Caio sabe que vai jogar, será titular. Seu nome foi, inclusive, o único que o novo técnico perguntou sobre a situação de venda quando negociava com o diretor Vinícius Pinotti.

O posicionamento da diretoria tricolor é de não aceitar nenhuma proposta pelo zagueiro. Porém, caso outro clube se disponha a pagar os 18 milhões de euros, a decisão voltará às mãos dele.

Fonte: Globo Esporte

9 comentários em “Copa do Mundo foi principal razão do “não” de Rodrigo Caio ao Zenit

  1. Ele é nível Lucão, a diferença é que as falhas do Lucão resultam em gol, e as dele por sorte, não, como aconteceu na falha grotesca contra o Grêmio.

  2. Rodrigo Caio pode não ser ótimo, mas é muito bom jogador. Um dos melhores zagueiros do Brasil. Basta perguntar ao Tite, ao Muricy…

    Alguns torcedores pegam no pé dele por coisas que não tem absolutamente nada a ver com o seu futebol. Mas tentam misturar as coisas, dizendo que ele é um jogador fraco.

    Hoje, o São Paulo sem o Rodrigo Caio cairia assustadoramente de nível.

  3. A verdade é que o Zenit quis negociar, já que ele não vale o valor da multa e viu também que ninguém iria pagar aquilo.

    Ainda contam atuações desastrosas do grande Nutella!

    Sugiro tentarem mandar esse refugo ao oriente médio!!!

    Reparem que o Arbileda sem adaptação e sem entrosamento, chegou e já comanda a defesa, aí se vê quem é zagueiro e produto da mídia!!

    Vaza NUTELLA!

  4. Vai acabar saindo pra um timeco do leste europeu e por um valor baixo. Joga nada. Perde todas. Não tem gaba, não tem raça. Se ganha, tudo bem, se perde, tá bem tbm.

  5. Já disse aqui que gosto do Rodrigo Caio. Mas vou dizer uma coisa: não acredito que o Zenit pagaria a multa para levá-lo. Se o fizesse, a grana que pagariam para ele seria tamanha que não daria para não ir. Então, concordo com o João, o Rodrigo precisa mostrar mais futebol e o time voltar a ser um bom time, para ele conseguir jogar em algum time médio da Europa.
    Outra coisa. A menos que o S.Paulo esteja ganhando tudo no primeiro semestre do ano que vem e o Rodrigo sendo protagonista do time, entre ele e o Gil, não tenham dúvidas: vai o Gil!!!

  6. Thal Calo, o que o faz pensar que o Rodrigo Caio poderá “escolher” um clube melhor da europa?

    Levando em consideração que esse rapaz está desde 2011 no profissional, já se vão 15 janelas de transferências.

    Se ele fosse tudo isso já não estaria na Europa?

  7. Ainda bem que RC vai continuar no SPFC seria ruim perder mais um jogador durante o campeonato. Depois da Copa do Mundo ele pode decidir melhor seu futuro, e dependendo do resultado da seleção na Russia poderá ir para um clube melhor da Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*