Conheça a história de Nestor de Almeida, o primeiro goleiro tricolor

No Dia do Goleiro, comemorado nesta sexta-feira (26), o São Paulo relembra a história do primeiro goleiro tricolor: Nestor de Almeida. Nascido em 23 de fevereiro de 1907, na cidade de Santos, o jogador foi o primeiro atleta a defender a meta são-paulina.

Revelado no Paulistano, Nestor estreou no Tricolor com 23 anos, no primeiro jogo oficial da história do clube, contra o Ypiranga, no dia 16 de março de 1930, no campo da Floresta, pelo Campeonato Paulista. Em grande estilo, Almeida fechou o gol e garantiu o empate sem gols.

O Tricolor foi a campo naquele dia com Nestor, Clodô, Bartô, Boock, Zito, Alves, Luizinho, Mílton, Friedenreich, Mário Seixas e Zuanella. O técnico era Rubens Salles.

O primeiro gol sofrido por Nestor de Almeida aconteceu em seu segundo jogo pelo clube. O Tricolor goleava o Juventus por 5 a 0 quando Moacir marcou para a equipe da Mooca, sendo assim o primeiro jogador a balançar as redes do São Paulo. O duelo foi vencido pelos são-paulinos por 6 a 1.

Curiosamente, além de ter sido o primeiro goleiro, Nestor foi também o primeiro sócio-atleta do São Paulo, uma categoria de sócio patrimonial do clube que hoje não existe mais. Os jogadores, antes do profissionalismo, tinham que fazer parte do quadro de sócios do clube para poder jogar competições oficiais. Isso mudou em 1933.

O primeiro goleiro da história do São Paulo defendeu as cores do clube em 35 jogos e acumulou 21 vitórias e 11 empates, sofrendo apenas três derrotas.

A despedida de Nestor ocorreu pouco depois de completar um ano no clube. Em 1º de maio de 1931, durante uma partida do São Paulo, o goleiro de contundiu gravemente e teve que abandonar definitivamente os gramados com apenas 24 anos. Nestor faleceu aos 85 anos no dia 3 de agosto de 1992, na capital paulista, pouco depois da primeira conquista do clube na Copa Libertadores da América.

 

Fonte: Site Oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*