Com aparelho na canela, São Paulo monitora e previne lesões de atletas

O São Paulo tem um novo aliado na prevenção de lesões e recuperação dos atletas. O Viperform, produto criado por uma empresa australiana, faz um completo mapeamento de todas as atividades dos jogadores, permitindo ao clube que faça uma programação individualizada para cada um.

Ele é colocado na tíbia (osso da canela) e, à medida em que o atleta se movimenta, é feita a transmissão de dados wireless (sem fio) a um aparelho que é colocado no braço. Esse, por sua vez, envia os sinais para um computador que armazena tudo. Por exemplo, quando um jogador salta, o Viperform mostra a impulsão, a força de cada perna para o salto e a força usada na “aterrissagem”.

Outra situação em que ele é bastante útil é na corrida. O aparelho monitora qual perna é mais forçada nas passadas. Com os resultados nas mãos, os fisioterapeutas e preparadores físicos sabem que determinado membro precisa ser mais fortalecido porque é mais utilizado. Caso contrário, ele fica mais suscetível às lesões.

– Com isso, temos um mapeamento de cada jogador. É claro que, quando você precisa algo muito específico, é necessário fazer o exame no laboratório. Mas, fora isso, auxilia demais. Na pré-temporada, é muito comum cada atleta ter sua programação. Todos fazem os mesmos exercícios, mas os focos são diferentes. O aparelho é pequeno e não incomoda os atletas – afirmou o fisioterapeuta do clube, Rogério Sassaki.

Do mesmo jeito que ajuda na prevenção, o aparelho também auxilia na recuperação de uma lesão. Sabendo como o atleta se comporta, é mais fácil programar sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular até que o ele esteja liberado para fazer suas atividades normais. Com isso, é possível diminuir o prazo de ausência dos gramados.

O contrato do Tricolor com a empresa australiana é de uma temporada.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*