Cinco motivos que levaram o São Paulo à liderança

Quatro vitórias e uma derrota. O desempenho do São Paulo no retorno do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo fez o time arrancar para a liderança. A primeira colocação foi alcançada no último domingo, após vitória sobre o Vasco.

Diego Aguirre e o elenco estão com o discurso afinado. Todos no Tricolor dizem que ainda há um longo caminho pela frente. Mas é unânime também no clube que o trabalho está sendo bem feito e tem rendido frutos por vários motivos.

GloboEsporte.com lista abaixo cinco fatores que pesaram na caminhada do São Paulo rumo à liderança do Brasileirão. O time está um ponto à frente do Flamengo.

Força no Morumbi

O São Paulo tem apenas duas derrotas em casa nesta temporada: para o Santos, no Paulistão, e para o Colón, pela Copa Sul-Americana. No Brasileirão, o time está invicto. São seis vitórias e apenas dois empates.

Torcida do São Paulo na partida contra o Vasco (Foto: Marcos Ribolli)

Torcida do São Paulo na partida contra o Vasco (Foto: Marcos Ribolli)

Reação como visitante

O desempenho fora de casa não é tão bom quanto no Morumbi, mas o time de Diego Aguirre conseguiu importantes pontos como visitante. Venceu América-MG, Atlético-PR (pela primeira vez na Arena da Baixada), Flamengo e Cruzeiro (dois concorrentes diretos). Além disso, empatou com Ceará, Fluminense e Bahia. Por outro lado, as duas derrotas até aqui foram fora também: Palmeiras e Grêmio.

Jogadores comemoram o gol de Everton sobre o Flamengo, no Maracanã (Foto: Agência Estado)

Jogadores comemoram o gol de Everton sobre o Flamengo, no Maracanã (Foto: Agência Estado)

De trio a quinteto

Antes da pausa para a Copa do Mundo, o trio formado por Nenê, Everton e Diego Souza foi muito exaltado por sua importante participação nos gols do Tricolor. Mas, depois do Mundial, esse grupo ganhou o reforço de Rojas e também de Reinaldo. Os dois passaram a ajudar no protagonismo dos demais companheiros.

Rojas fez o primeiro gol sobre o Vasco (Foto: Marcos Ribolli)

Rojas fez o primeiro gol sobre o Vasco (Foto: Marcos Ribolli)

Manutenção da base

Outro ponto fundamental para que o São Paulo seguisse a passos firmes rumo à liderança foi a manutenção de jogadores importantes. Do time titular, apenas Militão (que saiu agora) e Marcos Guilherme (que foi embora antes da Copa do Mundo) foram vendidos. Os demais negociados, como Petros, Cueva e Júnior Tavares, eram reservas. Além disso, o time foi reforçado por Rojas e Bruno Peres.

Bruno Peres chegou para substituir Militão (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Bruno Peres chegou para substituir Militão (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

O trabalho de Aguirre

O técnico uruguaio conquistou a torcida do São Paulo com seu bom trabalho no time. Até agora, em 26 jogos, ele tem 13 vitórias, sete empates e seis derrotas. No começo, Aguirre foi eliminado do Paulistão e da Copa do Brasil. Mas, aos poucos, conseguiu dar a sua identidade à equipe e está sendo elogiado.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “Cinco motivos que levaram o São Paulo à liderança

  1. Globo Esporte tenta minimizar a campanha do Sao Paulo fora de casa ao compara-la com a campanha no Morumbi.

    O correto seria comparar com a campanha fora de casa dos outros times do campeonato. Sao Paulo é o melhor fora de casa, com 15 pontos em 9 jogos. Flamengo e Gremio tem 12 pontos em 8 jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*