Ceni faz as contas e espera 66% de aproveitamento pelo título brasileiro

Com três títulos brasileiros no currículo, Rogério Ceni sabe bem o que o São Paulo deve fazer para conquistar o heptacampeonato nacional. Trazendo como experiência as campanhas do Tricolor em 2006, 2007 e 2008, o goleiro são-paulino afirma que, para vencer o Brasileirão, uma equipe tem de conquistar ao menos dois terços dos pontos disputados.

– Costumo falar que a pontuação ideal para um clube brigar pelo título tem que ser algo em torno de 66% de aproveitamento. Estamos um pouco abaixo disso, mas acredito que com um pouco mais de entrosamento a gente pode evoluir no segundo semestre e, assim, brigar por coisa melhor – disse o camisa 1.

Após nove rodadas o São Paulo soma 59.3% de aproveitamento, número um pouco abaixo do apontado por Ceni. Já nas campanhas do tricampeonato, o Tricolor atingiu a porcentagem de vitórias citadas pelo capitão. Em 2006 o aproveitamento foi de 68.4%. No ano seguinte, 67.5%, e em 2008, 66%.

A projeção de Ceni leva em conta os aproveitamentos do Tricolor quando foi campeão, mas isso não significa que o time não possa ser vencedor com menos. O retrospecto dos últimos campeões brasileiros mostra que nas edições mais recentes do torneio o primeiro colocado não precisou chegar ao número citado pelo goleiro. Flamengo em 2009 (59%), Fluminense em 2010 (62%), e Corinthians em 2011 (62%) não precisaram dos 66%. Por outro lado, Fluminense (2012) e Cruzeiro (2013) tiveram de buscar 67% dos pontos disputados.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*