CBF divulga calendário de 2019 com mudanças

O calendário do futebol brasileiro para 2019 está definido e foi divulgado nesta quarta-feira pela CBF. Entre as novidades estão as finais da Copa do Brasil marcadas para setembro e os jogos noturnos começando até 21h30.

Conforme o documento, os campeões estaduais serão definidos em abril. Em setembro, sai o vencedor da Copa do Brasil. E em novembro e dezembro, saberemos quem são os campeões brasileiros e os das copas Libertadores e Sul-Americana.

Em 2019, assim como aconteceu em 2018, o calendário será interrompido por uma competição internacional, a Copa América. Realizado no Brasil, o torneio acontecerá entre 14 de junho e 7 de julho. Neste período, as principais competições nacionais terão uma pausa. Os jogos da Série A acontecerão até 12 de junho, portanto apenas dois dias antes do início da torneio de seleções.

Data-Fifa voltará a ser problema para os clubes

Mais uma vez, os campeonatos disputados por clubes brasileiros não serão interrompidos durante as datas-Fifa. Se houver jogadores convocados por seleções, os clubes são obrigados a cedê-los.

As duas partidas da final da Copa do Brasil vão conflitar com a data-fifa de setembro. Os jogos da decisão estão marcados para 4 e 11 de setembro. Há uma data-Fifa que prevê jogos das seleções nacionais nos dias 5 e 10 do mesmo mês.

Pelo Brasileirão, sete rodadas terão jogos de Data-Fifa. São elas: 8ª, 9º 18ª, 24ª, 25ª, 26ª e 33ª. Ainda haverá Data-Fifa colada ao jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil e durante três jogos de estaduais.

No comunicado em que anuncia a divulgação do calendário, o diretor-executivo de gestão da CBF, Rogério Caboclo, diz que haverá avanços em 2020.

– Um dos grandes desafios da CBF é aprimorar o calendário, distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Fizemos um movimento nesta direção e vamos avançar mais em 2020.

Veja principais pontos do calendário:

  • Campeonato Brasileiro da Série A: de 28 de abril até 8 de dezembro
  • Campeonato Brasileiro da Série B: de 27 de abril até 30 de novembro
  • Copa do Brasil: início no dia 6 de fevereiro e finais marcadas para 4 e 11 de setembro
  • Primeira rodada da fase de grupos da Libertadores será no dia 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas; final está marcada para 23 de novembro
  • Pré-Libertadores tem início em 6 de fevereiro
  • Copa Sul-Americana será realizada de 6 de fevereiro a 9 de novembro
  • Jogos noturnos começarão até 21h30
  • Pré-temporada de 18 dias, quatro a mais do que em 2018
  • Campeonatos estaduais seguem com 18 datas: entre 20 de janeiro e 21 de abril
  • Redução no intervalo entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil: agora será de uma semana

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “CBF divulga calendário de 2019 com mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*