Campanha fora de casa piora e faz São Paulo despencar no Brasileirão

Dos 16 pontos conquistados pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro, apenas um veio fora de casa – no empate sem gols com o Sport, na Ilha do Retiro. De todos os problemas do clube, esse é um dos que mais impactam na colocação na tabela: o desempenho longe do Morumbi.

No próximo sábado, para tentar sair da zona de rebaixamento, a equipe terá de vencer pela primeira vez sem o conforto de seu lar, no estádio Nilton Santos, diante do Botafogo.

O São Paulo tem sete derrotas e um empate fora de casa. Essa campanha é totalmente responsável pela antepenúltima posição na competição. A piora da equipe em estádios rivais é gradativa, vem se acentuando ano a ano. Em 2014, ano do vice-campeonato brasileiro, o Tricolor venceu nove vezes fora de casa. O técnico era Muricy Ramalho, e o elenco tinha jogadores de destaque, como Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, Luis Fabiano, Kaká e Alan Kardec.

Vitórias do São Paulo fora de casa no Campeonato Brasileiro
Desempenho longe do Morumbi vem derrubando a equipe ano a ano, desde o vice-campeonato de 2014
Número de vitórias fora de casa9966550020142015201620170246810

Em 2015, entretanto, o desmanche promovido pela diretoria e a troca de técnicos ajudaram a empurrar o aproveitamento para baixo. O São Paulo ganhou só seis jogos fora do Morumbi, mas a ótima campanha em sua casa serviu para levar o time à Libertadores, na quarta posição. Milton Cruz (no início e no fim), Juan Carlos Osorio e Doriva estiveram no comando.

No ano passado, com Edgardo Bauza e Ricardo Gomes, foram cinco vitórias em território adversário e a 10ª colocação no final. Ao longo da competição, a ameaça de rebaixamento chegou a assustar. Curiosamente, dois desses cinco triunfos foram conquistados por interinos: 2 a 1 no Santa Cruz sob comando de André Jardine, e 2 a 1 no Atlético-MG com Pintado no banco.

A versão atual é a pior delas. Rogério Ceni deixou a equipe sem vitórias em sete partidas fora. Dorival Júnior chegou e perdeu para a Chapecoense. Os quatro triunfos no Brasileirão-2017, até agora, foram no Morumbi, contra Avaí, Vitória, Palmeiras e Vasco – os três primeiros com Ceni.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*