Cachaçaria compra clube e une SPFC e Crystal Palace na 2ª divisão da PB

Futebol e cachaça. Duas paixões nacionais que estarão representadas num mesmo clube de futebol. Um novíssimo clube, na verdade, que neste sábado estreia na 2ª divisão do Campeonato Paraibano, naquela que vai ser a primeira competição de sua história. Quer entender melhor essa história? O antigo Lucena (que inclusive já jogou a elite do futebol paraibano) foi vendido este ano para uma cachaçaria paraibana, localizada no município de Cruz do Espírito Santo (na Região Metropolitana de João Pessoa), e essa rebatizou o clube para São Paulo Crystal. Nome que lembra um dos produtos do grupo empresarial, e que ao mesmo tempo homenageia dois outros clubes completamente distintos um do outro: o brasileiro São Paulo e o inglês Crystal Palace.

E olhe que a homenagem não é da boca para fora. Está no estatuto do novo clube. Isto mesmo. No documento oficial que rege a agremiação. E que tem , a diretoria do São Paulo Crystal ressalta a história dos dois clubes no futebol brasileiro, inglês e mundial para justificar a deferência.

Lucena (de amarelo) já não existe mais depois de ser vendido para o São Paulo Crystal (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Lucena (de amarelo) já não existe mais depois de ser vendido para o São Paulo Crystal (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

O estatuto justifica que o nome do clube tem “origem em uma homenagem a dois grandes clubes mundiais, tanto pelas conquistas, quanto pela força que as torcidas e os times representam no cenário mundial”.

Os três títulos mundiais do São Paulo e os seis troféus de Campeonato Brasileiro que o homônimo paulista tem aparecem no estatuto como justificativa para a homenagem por parte do clube paraibano. Os dois títulos da segunda divisão do Campeonato Inglês pelo Crystal Palace também são lembrados.

são paulo crystal, estatuto (Foto: Reprodução / São Paulo Crystal)

são paulo crystal, estatuto (Foto: Reprodução / São Paulo Crystal)

Escudo de um, uniforme de outro

A homenagem, inclusive, não fica restrita ao nome. O escudo do novo time paraibano é praticamente igual ao antigo escudo do Crystal Palace, usado até a década de 1980. E mesmo depois de uma repaginação que o clube inglês fez em seu escudo, a águia de ambos os escudos é praticamente a mesma.

Enquanto o escudo do time se parece com o do time inglês, as cores do uniforme do São Paulo Crystal homenageiam o tradicional clube paulista. Segundo o estatuto, os jogadores do time paraibano vão entrar em campo com um padrão principal com as cores vermelho, branco e preto, numa referência ao Tricolor do Morumbi. O segundo padrão será com a cor predominante branca. Já o terceiro uniforme será verde limão.

À esquerda, o escudo do clube paraibano: ao centro, o do Crystal Palace da década de 1980; à direita, o atual escudo do clube inglês (Foto: GloboEsporte.com/pb)À esquerda, o escudo do clube paraibano: ao centro, o do Crystal Palace da década de 1980; à direita, o atual escudo do clube inglês (Foto: GloboEsporte.com/pb)

À esquerda, o escudo do clube paraibano: ao centro, o do Crystal Palace da década de 1980; à direita, o atual escudo do clube inglês (Foto: GloboEsporte.com/pb)

Contratação de peso

O São Paulo Crystal é presidido por Múcio Carlos, um dos diretores da cachaçaria que comprou o clube e a sede é a mesma da empresa, o município de Cruz do Espírito Santo. Muitos dos treinos da equipe, inclusive, estão acontecendo num campo de futebol da empresa de bebidas. O clube, portanto, é uma extensão da cachaçaria.

Como carro chefe do novo time, foi contratado o conhecido zagueiro Fábio Bilica (com passagens por Grêmio, seleção pré-olímpica, futebol turco, entre outros). Ele está de volta à sua terra natal desde o início do ano, quando jogou o Campeonato Paraibano pelo Auto Esporte, e agora vai jogar a competição de acesso pelo novo clube.

Fonte: Globo Esporte

13 comentários em “Cachaçaria compra clube e une SPFC e Crystal Palace na 2ª divisão da PB

  1. Nossa, André, como você é inteirado, hein?!?
    Tá todo mundo levando vantagem, precisamos receber royalties.

    Deus do céu, de onde sai essas coisas? Deve ser da federais do pt.
    Haja bosalidade.

  2. Demente Beto,
    Não costumo me relacionar com loucos, além disso, vc disse, e já não é a 1ª vez, que NUNCA mais iria encher o saco aqui.Portanto, tenha vergonha na cara e cumpra o que foi dito.

    • Beto disse:
      13 de agosto de 2017 às 1:59
      Só vou sai daqui do site quando o soberano nao precisa mais de mim

      Em vez de você ficar preocupado comigo ,deveria usar esse espaço para ajudar o soberano a sai dessa situação .

      Pode ter certeza sou mais útil que você nesse site

  3. Não, não estou elogiando esta propaganda gratuita travestida de homenagem. Acho isso uma vergonha. Safadeza mesmo. Essa fábrica de pinga deveria pagar royalties pro tricolor.

    Basta um mínimo de inteligência pra saber quem é o líder dos imbecis. A propósito, seu nome é Carlos Augusto?

  4. Demente Beto,
    Eu acho que vc deveria ter vergonha na cara, parar de discorrer suas sandices aqui e voltar para o sanatório da onde vc saiu.
    Até nunca mais.

    • Cara, deixa disso, essa nao é a hora ,

      O soberano esta passando pelo momento mais grave de sua história .

      Pergunto o que eu escrevi demais para você escreve tudo isso?

      Vamos dar um trégua ate o soberano sai dessa situação ,porque eu nao estou com clima para brincar ,pelo contrario estou muito preocupado com o soberano

      vamos nos unir para salvar o soberano

      Abraços pra você

  5. André Felipe, quem é o “imbecil mor”?
    Não leio nada da mídia, nem assisto, mas fui em dois outros sites de “torcedores” do São Paulo e também não tinha nada.
    Bom, para querer elogiar uma “matéria” não precisa desfazer de outra. No caso uma bem legal, uma homenagem ao meu Tricolor. Aí, fico a pensar: se o cara é um “imbecil mor”, exatamente por que é relevante?

  6. Paulo pontes , como o jogo é as 11 h você poderia abrir o opinião antes do jogo hoje , porque amanha é muito cedo e nao vai tempo das das pessoas comentarem o pre jogo

    O que acha ?

    Todos juntos para salvar o soberano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*