Autuori foca em padrão tático para se distanciar da era Ney Franco

Paulo Autuori precisou de apenas dois dias no comando do São Paulo para deixar evidente que irá mudar o fator que mais foi criticado em Ney Franco. O novo comandante disse que não irá fazer variações no esquema tático, aspecto mais combatido em Ney, tanto por torcedores quanto pelos próprios jogadores.

“Pode ter certeza que nós vamos sempre jogar no 4-4-2. Vai só variar o desenho do meio campo, pode ser um diamante [com três volante e um meia mais adiantado] ou com dois meias, como eu gosto de jogar. Tem de ser de competitivo, isso é minha responsabilidade, meu trabalho. Sou eu que tenho que ser cobrado por isso”, definiu.

Embora trate de elogiar o antecessor sempre que possível e dizer que usará o que deu certo em sua gestão, Autuori entendeu o recado vindo da diretoria e dos jogadores, que reclamaram de falta de padrão de jogo. Esse foi um dos motivos pelos quais Ney Franco se desgastou no São Paulo.

“Vou tirar partido das coisas boas que ele fez e, passo a passo, aplicar coisas que a gente quer. Ele passou um tempo aqui, fez uma recuperação excelente no Brasileiro do ano passado e conquistou a Sul-Americana. É um grande profissional e uma pessoa muito legal”, contemporizou Autuori, para depois explicar que é preciso encontrar um modo de recuperar as vitórias e a confiança. “O aspecto é de retomar as vitórias, e estamos desde agora desafiados a dar uma resposta positiva. Não no papo só, mas dentro de campo, com qualidade e atitude de todos”.

Desde a saída de Lucas, que foi para o Paris Saint-Germain, Ney Franco testou três esquemas diferentes, com algumas pequenas variações entre eles. Um deles, o 3-5-2, chegou a ser testado apenas uma vez na temporada e foi desfeito durante o próprio jogo. Na ocasião, o São Paulo saiu derrotado por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí, com a zaga sendo formada por Edson Silva, Lúcio e Rafael Tolói.

Antes, o time foi, na maior parte do tempo, formado pelo 4-3-3. A zaga chegou a ter a dupla Rodholfo e Lúcio e, depois, Tolói e Lúcio. As laterais já foram ocupadas por Cortez, Carleto, Rodrigo Caio, Douglas e Paulo Miranda. No meio de campo, Ganso chegou a ser o central, com Wellington e Denilson fazendo a proteção. Jadson, Luis Fabiano e Osvaldo foram, por um tempo, os responsáveis pela linha de frente.

Paulo Autuori fará sua estreia contra o Vitória, neste domingo, pelo campeonato Brasileiro. O treinador já usará o clássico 4-4-2, que pretende manter irredutível como formação. A equipe que irá a campo deve ser a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Rodholfo, Lúcio e Juan; Denílson, Wellington, Jadson e Ganso; Osvaldo e Aloísio.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*