Atrás do time ideal, Gomes muda a escalação do São Paulo pela nona vez

Ricardo Gomes completa no próximo sábado contra o Flamengo a marca de dez jogos no comando do São Paulo desde que foi contratado para ser o substituto de Edgardo Bauza. Nestes 39 dias de trabalho, o treinador, em sua segunda passagem pelo clube, ainda está longe de encontrar a escalação capaz de fazer o time reagir em campo e se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ele muda as peças e o esquema, mas nada funciona.

Nos nove duelos anteriores, o técnico repetiu apenas uma vez a escalação. Foi nas vitórias sobre Figueirense e Cruzeiro, disputados no Morumbi. No sábado, diante do vice-líder do Brasileirão, ele mudará os titulares pela nona vez, já que tem desfalques por lesão, atletas que voltam de contusão e vai também fazer uma mudança tática na equipe.

O esquema com três volantes, que vinha sendo utilizado até o jogo contra o Vitória, parece ter ficado no passado. Ricardo Gomes mantém o 4-2-3-1, mas coloca três peças ofensivas na linha de três antes de Chavez, ao contrário do que vinha acontecendo antes, quando Wesley jogava nesse setor. No treino que comandou na quinta-feira, no CT da Barra Funda, ele montou o setor com Kelvin aberto pela direita, Cueva centralizado e Carlinhos na esquerda.

A opção por Carlinhos serve para dar mais força ao ataque pelo lado esquerdo, já que Mena não tem o costume de apoiar muito e também possui deficiência nos cruzamentos. Sem tanta obrigação de voltar a marcar, Carlinhos pode ser uma alternativa interessante de jogo para um time que tem o segundo pior ataque da competição, com apenas 27 gols marcados em 27 partidas. O principal jogador do setor, Chavez, não marca gols há quatro jogos.

São Paulo tabela 28ª rodada (Foto: Divulgação)

Quem pode ser uma alternativa ofensiva importante é Jean Carlos, que finalmente fará sua estreia pelo Tricolor. Contratado junto ao São Bernardo, o atleta que disputava o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Vila Nova é um meia armador, que joga centralizado e poderá, por exemplo, auxiliar Cueva na armação das jogadas. O peruano, que é destaque nesse tipo de jogada, fica sempre sobrecarregado, já que os volantes do São Paulo pouco contribuem ofensivamente.

Ricardo Gomes precisa acertar o time até para ter mais tranquilidade no dia a dia. A rejeição ao seu trabalho cresce a cada dia nas redes sociais. Nos jogos, ele é sempre muito criticado. E ele não é unanimidade nem na própria diretoria. Em recente entrevista, o diretor executivo, Marco Aurélio Cunha, não garantiu a permanência do treinador em 2017. Vale lembrar que seu contrato é aberto, ou seja, não tem prazo previsto.

A quatro pontos da zona de rebaixamento da competição nacional, o São Paulo voltar a jogar no Morumbi depois de três jogos como visitante. No período, o Tricolor sofreu duas derrotas no Brasileirão (Atlético-PR e Vitória) e venceu o Juventude por 1 a 0 na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, mas o resultado não foi suficiente e eliminou o time.

Ricardo Gomes monta time titular do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)Ricardo Gomes esboça o time titular do São Paulo para a partida de sábado, contra o Flamengo, no Morumbi
Fonte: Globo Esporte

5 comentários em “Atrás do time ideal, Gomes muda a escalação do São Paulo pela nona vez

  1. Kelvin e Carlinhos como atacantes? O Ricardo só pode estar lesado! Não digo isto por causa de seu problema de saúde que, tenho certeza, está superado; falo da falta de visão para montar um time medianamente competitivo. Quantos gols o Kelvin fez em sua carreira de atacante? Acredito que o Mina do parmera, bem mais novo e zagueiro, já deve ter feito muito mais. E o Carlinhos que nunca consegue chutar a bola na direção do gol, por mais perto que dele esteja? De que adianta ele colocar o Chavez isolado na área e deixar os alas cruzando bolas para o gringo brigar com 3 ou mais defensores como tem sido em todos os jogos. Atacantes são jogadores que gostam de entrar na área, com ou sem a bola, para tentar o gol; isto nem um dos dois, Carlinhos e Kelvin, são capazes. Então-se…

  2. Ufa colocou pelo menos um volante que sai pro jogo (wesley), já é alguma coisa, gostaria de ver o Luiz araujo ou algum outro atacante no lugar do carlinhos.

  3. Pessoal alguém avisa esse louco que precisamos vencer! Meu deus um time com Bruno, Wesley do pagode e Carlinhos, vamos ganhar de quem? Joao S. Buffarine e Luiz Araújo. Ricardo Gomes escala ai meu filho (três zagueiros) R.Caio- Maicon- Lyanco (volantes) Joao schmidt- Hudson (alas) Buffarine e Kelvin (Meio) Cuevas (Ataque) Luiz Araújo e Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*