Atlético-MG usa caldeirão para brecar evolução do São Paulo

A segunda fase da Libertadores já começa com uma grande partida envolvendo clubes brasileiros. De volta à competição continental após 12 anos, o Atlético-MG receberá o São Paulo, às 22h, desta quarta-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte colocando em jogo uma vistosa invencibilidade atuando sob os seus domínios.

Os alvinegros não perdem como mandante desde agosto de 2011, totalizando 36 partidas (27 vitórias e nove empates), em jogos que aconteceram na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e no palco do jogão de abertura do grupo 3 da Libertadores. Um destes triunfos foi justamente sobre o São Paulo: um 1 a 0, no segundo turno do Brasileirão do ano passado, no Independência.
“Eu acho que existe uma igualdade técnica no jogo. A diferença é que jogamos em casa. Me agrada ter uma estreia em casa, contra um adversário tradicionalíssimo, como o São Paulo. Temos a força do nosso torcedor e do nosso conjunto”, afirmou o técnico do Atlético-MG, Cuca. “Jogar no Independência é muito difícil. Além do apoio da torcida do Atlético, o time tem uma força enorme atuando em casa. Vai ser duro, mas tem tudo para ser um jogo equilibrado”, comentou o treinador do São Paulo, Ney Franco.
Se o fato de atuar no seu quintal é a grande vantagem atleticana para o confronto, o São Paulo usa como diferencial a sua maior rodagem neste ano. Os tricolores já jogaram sete partidas na atual temporada, tendo inclusive disputado a primeira fase da Libertadores. Já os mineiros jogaram só disputaram dois jogos – ambos pelo Campeonato Mineiro. Para os são-paulinos, isso pode de fato fazer a diferença. Indagado sobre o assunto, Cuca preferiu minimizar a situação, mesmo não sabendo os números corretos.
“O Atlético-MG fez apenas dois jogos na temporada e nós fizemos mais. Já testamos a nossa equipe e estamos em evolução, com um ritmo maior de jogo. Vamos aproveitar isso. Eles devem cansar antes do nosso time”, apontou Ney Franco. “Eles jogaram três ou quatro partidas a mais. É muito pouco para se dizer que já atingiram o ápice. Temos que fazer um jogo bom, o importante é a regularidade que tivemos na maior parte do ano passado”, disse o comandante alvinegro.
A grande novidade no elenco atleticano será a estreia do Diego Tardelli, principal reforço do time para a temporada. O atleta, que custou aos cofres atleticanos cerca de 5 milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões), foi escalado por Cuca na meia esquerda, deslocando assim Bernard para a faixa direita do campo.

Ronaldinho atuará mais solto, caindo pelas beiradas e também chegando pelo meio. Tendo que abandonar trocar a camisa 49 e atuar com a 10, por conta do regulamento da Libertadores, o astro fará a sua primeira partida desde a atuação fraca na derrota da seleção brasileira para a Inglaterra por 1 a 0, em Londres, quando ele perdeu um pênalti e foi sacado no intervalo.
“Eu estou muito motivado. È um grande clássico, onde todo mundo quer vencer. Não tem favorito. E o que mais me empolga neste jogo é a história que ele tem, pelo fato de o Atlético-MG voltar à Libertadores após muitos anos”, disse Ronaldinho.
No time tricolor do Morumbi, a grande aposta é a manutenção do esquema 4-2-3-1, agora com a presença do lateral improvisado Douglas na função de atacante pelo lado direito do campo. Com Luis Fabiano centralizado e dois homens explorando as pontas, o São Paulo promete ser ofensivo e partir em busca da vitória.
“Vamos encarar o Atlético de igual pra igual e lutar para vencer o jogo. Nossa proposta é igualar as condições ofensivas e sair de lá com um bom resultado. Uma vitória sobre o Atlético-MG é fundamental para as nossas pretensões na Libertadores”, explicou Ney Franco.
Outro ingrediente interessante será a a grande presença de veteranos da conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002. Do lado mineiro, o titular Ronaldinho Gaúcho e o reserva Gilberto Silva. Pelo São Paulo, Rogério Ceni e Lúcio.

“Vai ser uma alegria encontrar grandes amigos, que eu tive a felicidade de jogar muito tempo junto”, comentou Gaúcho. “Ter vários jogadores que já tiveram a experiência de ser campeão mundial por seleção e o Rogério, por clube também, valoriza muito essa partida. Sem dúvida, vai ser um grande jogo”, falou o treinador são-paulino..
FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO 
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13/2/2013, quarta-feira
Horário: 22h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Altemir Hausmann e Fabricio Vilarinho
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Bernard e Diego Tardelli; Ronaldinho Gaúcho; Jô
Técnico: Cuca
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington e Denilson; Douglas, Jadson e Osvaldo; Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*